Renata Mello, consultora de Etiqueta Profissional aponta regras básicas para jovens em seu primeiro emprego
Acostumada a ministrar treinamentos em grandes empresas sobre o tema Etiqueta Profissional, Renata Mello percebe que os jovens demonstram dificuldades em se adequar ao mundo corporativo e desconhecem suas regras básicas.
Por isso preparou algumas dicas para evitar que o jovem perca o emprego por não saber as regras mínimas de convivência corporativa e para evitar as “saias justas” que sempre ocorrem no ambiente de trabalho, principalmente durante o estágio.
Você acaba de ser contratado por uma empresa, portanto, lembre-se:
- Não chegue atrasado sob hipótese nenhuma. Quem chega 5 minutos depois do horário estabelecido, já está atrasado. Por mais que a empresa tenha tolerância, você ganhará pontos se chegar 5 minutos antes. Acredite.
- Ao ser apresentado para sua chefia direta não estenda a mão, espere que ele estenda para cumprimentá-lo. E nada de sinalizar como se estivesse falando com um general. Parece simpático, mas soa infantil, principalmente por você não estar em um quartel.
- Conhecendo seus amigos de equipe, também não force uma intimidade que não existe. Seja discreto e vá ganhando as pessoas com o tempo para saber até onde pode ir com cada uma.
- Preste atenção como você se senta, evite sentar esparramado, como faz na faculdade.
- Fale baixo ao telefone. Volume alto nas conversas ao telefone, no corredor, ou com o colega do lado atrapalham a concentração dos demais colegas.
- Preste atenção na aparência, vista-se de acordo com o padrão da empresa. Evite roupas que vocês usam para “balada”. Perfume suave, corte de cabelo normal, evite chocar as pessoas com a sua coragem de trocar de cor ou mudar o corte. Denota total deselegância e falta de bom senso.Preste atenção no excesso de perfume.
- Sempre bata na porta e pergunte se a pessoa pode falar naquele momento, não entre em nenhuma sala sem pedir licença.
- Seja comprometido com a empresa. Se dedique, aprenda coisas novas, se relacione com outras áreas (pessoas). Assuma novos projeto e responsabilidades, não necessariamente precisa ser algo grandioso, tenha paciência que logo será conhecido e reconhecido dentro da empresa.
- Por mais que você tenha sido escolhido entre tantos candidatos nunca dê um de “Sr. Sabe tudo”. Mesmo que saiba a maioria das coisas, tente não fazer disso motivo de exacerbação; tenha humildade em aprender coisas novas.
- Cuidado com o português. Fale correto, não precisa usar palavras difíceis. Podem ser uma armadilha. Não use gírias, nem gerúndios (vou estar perguntando...) ao conversar com colegas e clientes.
- Evite apelidos (Marcão é Marcos, Vivi é Viviane e por aí vai.), palavrão (P...meu! ) ou gíria (tipo assim, brother, véio, papito, entre outros).
- Não confunda sua sala de trabalho com sua sala de estar. Evite ficar de papo furado no seu telefone celular ou da empresa, pega mal para quem passa e sempre te vê pendurado no telefone.
- Cuidado com o uso do MSN no horário do trabalho. Procure descobrir qual é o procedimento da empresa e evite ao máximo usar.
- Homens e mulheres evitem roer as unhas ou mantê-las na boca. Passa imagem de insegurança.
- Ao usar e-mails atenção na escrita e seja breve. Evite envio de e-mails pessoais em sua caixa postal de trabalho. Eles podem ser acessados pela sua chefia, pois a máquina é da empresa e não sua.
- Assuma seus erros.
- Preste atenção aos níveis hierárquicos da empresa. Você é chefiado por alguém, e é a essa pessoa a quem você precisa responder e acatar ordens.
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário