sexta-feira, 31 de julho de 2009

Especialista dá dicas para quem procura um novo emprego

Newton Ferreira, psicólogo e consultor de Recursos-Humanos, explica que o profissional precisa ter um desenvolvimento contínuo na carreira.

A busca de um novo emprego deve ser encarada com normalidade em qualquer carreira profissional. Assim como uma empresa saudável freqüentemente realinha seus objetivos, suas estratégias e seus recursos, cabe ao profissional que preza pelo seu contínuo desenvolvimento promover ajustes na carreira, e às vezes, isso implica em tentar um novo emprego.

O Professor Newton Ferreira, psicólogo e consultor de Recursos-Humanos, enfatiza que é normal que as pessoas sempre busquem um novo emprego. “O ser humano não está acostumado a se relacionar em um ambiente de trabalho, muitas vezes não tem a competência de discernir o que deve ou não ser levado em consideração e suportar pressões”, explica.

Considerando que a busca de uma nova colocação geralmente é contraditória aos interesses vigentes no emprego atual, surge um impasse nem sempre fácil de ser administrado. Como viabilizar tal busca quando estamos empregados? De acordo com o especialista, para adotar uma postura adequada nessas ocasiões, o empregado que aspira um novo emprego deve antes de qualquer coisa considerar alguns aspectos:

  • Estou seguro de que esse novo emprego que procuro será realmente vantajoso para mim?
  • Posso correr o risco de ficar desempregado caso minha intenção seja descoberta e retaliada?
  • Estou preparado para suportar o stress advindo dessa empreitada?

Para Newton essas são algumas questões fundamentais para quem vive esse momento. “Não pensar nelas indica uma ingenuidade quase inconcebível no atual mundo do trabalho. Permitir um melhor dimensionamento dos riscos e dos benefícios envolvidos, facilita a adoção das posturas mais adequadas que forem possíveis”, ressalta.

Na busca de um novo emprego, um servidor corre realmente um grande risco de adotar atitudes impróprias. O ideal seria que qualquer pessoa que vive essa situação pudesse “abrir o jogo” e a partir daí procurar seu novo emprego de maneira transparente. “ Quando se está procurando um novo emprego, não feche as portas no emprego atual, mantenha uma postura discreta, não contamine seus colegas com comentários maldosos, não abandone seu emprego antes de se recolocar e, o mais importante na hora da troca sempre seja maleável com todos os envolvidos, para que caso o novo emprego não dê certo, há possibilidades de voltar para o antigo ou até mesmo ser indicada por estes em outro lugar”, esclarece o especialista.

O consultor aconselha quando iniciar a busca pelo novo emprego utilizar de networking. “É fazer contatos, coletar informações, fazer perguntas ou apresentar-se para outras pessoas procurando um benefício mútuo. Criando essa rede de relacionamento no mercado de trabalho ajudará a crescer profissionalmente principalmente se conseguir se relacionar com pessoas ou empresas que são melhores que você ou sua empresa em algum campo: (exemplos: maior receita, mais organizado, mais rápido em atender clientes)”, finaliza.


Fonte: Por Newton Ferreira - Administradores


Nenhum comentário:

Postar um comentário