sexta-feira, 31 de julho de 2009

Fundação Cultural conclui oficina de Museu e Turismo

Representantes da Fundação Cultural de Ji-Paraná (FCJP) participam de uma Oficina de Museu e Turismo, que está acontece durante toda esta semana em Guajará-Mirim.

O evento está sendo realizado pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com o objetivo de integrar o passado com o presente por meio dos museus estaduais, resgatando para a comunidade informações sobre a história de cada município. As oficinas foram realizadas em todo o Estado.

A criação do organismo federal de proteção ao patrimônio, Iphan, ao final dos anos 30, foi confiada a intelectuais e artistas brasileiros ligados ao movimento modernista. Era o início do despertar de uma vontade que datava do século XVII em proteger os monumentos históricos.

A criação da Instituição obedece a um princípio normativo, atualmente contemplado pelo artigo 216 da Constituição da República Federativa do Brasil, que define patrimônio cultural a partir de suas formas de expressão; de seus modos de criar, fazer e viver; das criações científicas, artísticas e tecnológicas; das obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; e dos conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

A Constituição também estabelece que cabe ao poder público, com o apoio da comunidade, a proteção, preservação e gestão do patrimônio histórico e artístico do país. As informações são do site Redenoticias.




Nenhum comentário:

Postar um comentário