sexta-feira, 31 de julho de 2009

Ji-Paraná terá curso de Dança Sênior

A dança sênior serve como terapia ocupacional e foi criada na Alemanha

Foi realizada na última terça-feira (28), uma oficina de dança sênior no Ceulji/Ulbra (Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná).

A oficina foi trazida a Ji-Paraná pelo Serviço Social do Comércio (SESC) e teve o objetivo de deixar aptos profissionais de diversas áreas a ministrarem a dança sênior. A gerente do SESC em Ji-Paraná, Sandra Sílvia Ferreira, falou sobre a dança sênior.

Resolvemos trazer esta oficina até Ji-Paraná porque não existe nenhum profissional em Rondônia que seja capacitado para dar aulas desta modalidade , afirmou. Segundo ela, a primeira etapa do curso será ministrada em novembro.

Sandra explicou algumas das funções da dança sênior. Apesar do nome, a modalidade não é voltada somente para idosos. Pessoas com necessidades especiais ou que estão em processo de reabilitação de algum acidente e crianças hiperativas são público-alvo da dança sênior , relatou.

Sandra informou que o preço do curso será de aproximadamente trezentos reais, valor que inclui o kit necessário para a especialização, composto de CD, manual de coreografia e todo o material de trabalho necessário. A etapa de novembro terá 40 horas e após quatro meses, será realizado mais um módulo do curso.

DANÇA SÊNIOR
A Dança Sênior constitui-se de um conjunto sistematizado de coreografias baseado em danças folclóricas de diversos povos, especialmente adaptadas às possibilidades e necessidades da pessoa idosa.

É uma atividade grupal, de baixo impacto, curta duração e não utilização de esforços intensos.

Foi criada em 1971, na Alemanha, por Ilse Tutt, coreógrafa e psicopedagoga social, juntamente com um grupo de psicopedagogos sociais, para a ocupação do tempo livre e estimulação da população idosa daquele país.

As músicas alegres e ritmadas do folclore mundial são fatores de motivação e estimulação de todo o sistema motor, e sua escolha depende da conotação emocional que se deseja associar ao movimento.

O aprendizado das coreografias trabalha a atenção, concentração, percepção, lateralidade, ritmo, memória recente, orientação espacial, estimulando diversas habilidades psicomotoras e cognitivas, além de promover um trabalho motor com progressivo condicionamento físico associado à sensação de satisfação física e emocional.




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