segunda-feira, 29 de junho de 2009

Hoje é dia de ...

  • Dia do Pescador
Os peixes são um recurso natural, biológico, móvel e renovável. A sua reprodução não requer qualquer interferência nem implica qualquer despesa. O inconveniente, porém, reside no fato de os peixes se deslocarem sem qualquer controle e, em alguns casos, migrarem para muito longe.

Ninguém possui um peixe antes de o ter capturado. Por outro lado, cada peixe retirado do mar é menos um à disposição do resto dos pescadores: cada pescador é afetado pelas ações dos outros. Esta dependência e vulnerabilidade face às atividades de outrem é inevitável. As populações piscícolas continuam a ser consideradas parte do nosso patrimônio comum, um recurso comum a gerir coletivamente.

Para assegurar uma pesca sustentável não basta atender às quantidades de peixes retiradas do mar: é preciso ter igualmente em conta as espécies capturadas e o seu tamanho e, portanto, as técnicas de captura utilizadas bem como as zonas em que é exercida a pesca. Em consequência, para transmitir este patrimônio às gerações futuras, são necessárias regras de regulação das quantidades pescadas, bem como dos tipos de técnicas de pesca e artes utilizadas na captura dos peixes.

A história da pesca, apesar de por vezes marcada por conflitos, tem sido de um modo geral caracterizada pela cooperação na procura de soluções para problemas comuns. A pesca e a aquicultura constituem atividades importantes, na medida em que fornecem alimentos e proporcionam emprego em zonas costeiras e rurais. Mas o seu êxito depende da proteção dos ecossistemas marinhos em que são exercidas, principalmente ameaçados pela exploração e pela poluição: como os efeitos destas não conhecem fronteiras, devem ser combatidas por ações coletivas.

O seu futuro no setor da pesca depende das práticas de pesca responsáveis de hoje.

  • Dia do Idoso
Hoje é dia de lembrarmos do agradecimento aos nossos pais, avós e todos aqueles que merecem o respeito, faltante apenas aqui no Brasil.

  • Dia do Resgate das Crianças Desaparecidas
Missão dificilima e dolorosa ao coração de ser feita, mas a busca por crianças injustamente arrancadas de seus pais deve continuar incessante como a chama de uma pira olímpica.


Fonte: www.quediaehoje.net


Nenhum comentário:

Postar um comentário