terça-feira, 30 de junho de 2009

Hoje é dia de ...

  • Dia do Economista
Concebem e implementam modelos matemáticos, tendo em vista simular aspectos da realidade; elaboram análises comparadas de evolução econômica nacional e internacional; concebem novos produtos financeiros (por exemplo, fundos de pensões); definem a planificação estratégica e as políticas gerais de uma dada empresa; concebem e implementam sistemas de informação de gestão; realizam auditorias de âmbito econômico, financeiro ou de gestão; definem políticas comerciais que a empresa deve seguir; prestam apoio técnico a entidades como companhias de seguros, bancos, empresas de corretagem, empresas industriais, associações comerciais, sindicatos ou departamentos governamentais; elaboram estudos com o intuito de identificar diferentes tipos de tendências da procura e da concorrência do mercado, avaliando as suas potencialidades e receptividade a novos produtos.

A atividade dos economistas abarca todos os setores da economia. A título de exemplo, podem desenvolver trabalho nos setores: industrial - efetuam análises setoriais, medem os impactos das medidas políticas a nível industrial ou averiguam quais os problemas de regulamentação; internacional - analisam os fluxos do comércio internacional e a competitividade, estudam o equilíbrio externo, a integração e a mobilidade internacional de fatores como o investimento estrangeiro; finanças públicas - colaboram na definição da política orçamental e fiscal (por exemplo, ajudam na elaboração do Orçamento do Estado enquanto técnicos do Ministério das Finanças), analisam a distribuição de recursos e estudam a intervenção estatal na economia; agrícola - analisam os problemas relacionados com a distribuição e transformação da economia agrícola; desenvolvimento - analisam os problemas de transferência de tecnologia, efetuam análises da pobreza, estabelecem políticas de desenvolvimento, avaliam a distribuição do rendimento e observam as necessidades de ajuda externa.

Dentro de cada setor de atividade, é comum os economistas realizarem análises econômicas a dois níveis: macro e micro. Por exemplo, quando analisam a situação econômica de uma empresa terão de utilizar necessariamente conceitos da microeconomia (função produção, lucro, custos, etc.). Simultaneamente, e ainda no âmbito dessa análise, podem empregar conceitos macro-económicos no sentido de enquadrar essa empresa na economia nacional ou internacional (produto, inflação, emprego, etc.).

Em todos os setores de atividade é habitual os economistas colaborarem com profissionais da mesma ou de outras áreas de formação no âmbito de equipas multidisciplinares. Podem colaborar com engenheiros, arquitetos ou sociólogos em projetos de desenvolvimento e cooperação internacional, com gestores e contabilistas dentro de uma empresa, com juristas no âmbito da auditoria ou consultadoria, entre outros.

Os economistas utilizam diferentes métodos e técnicas de recolha de informações consoante o tipo de assunto que estão a estudar. Podem, por exemplo, empregar técnicas de amostragem para orientar uma pesquisa ou utilizarem modelos econométricos (de previsão) para identificarem tendências. A preparação de relatórios constitui normalmente uma parte importante do seu trabalho. Estes profissionais procuram analisar todos os dados que sejam relevantes num determinado estudo e procuram redigir os resultados de forma clara e concisa.

Para os economistas cujas pesquisas se dirigem à definição de linhas de orientação de políticas econômicas é particularmente importante apresentar os conceitos econômicos e estatísticos de forma a que sejam entendidos por quem não domina os termos técnicos. Durante as últimas décadas, o surgimento de novas técnicas e instrumentos de análise e de previsão, bem como o aparecimento de sistemas computorizados de modelos econômicos ajudaram a desenvolver a economia como uma disciplina com aplicação prática. A informática veio facilitar em muito o trabalho dos economistas, nomeadamente na rapidez e precisão com que se constroem cenários de evolução possíveis da economia.

Como tal, o papel dos economistas no planeamento estratégico global tornou-se cada vez mais reconhecido e de grande importância.

  • Dia do Porquinho
  • Dia do Caminhoneiro
Dia do profissional das estradas, dos que proporcionalmente possuem uma das maiores cargas horárias de serviço.

  • Dia Paulistano da Paz
Movimento criado na cidade de São Paulo, que assim como a metrópole do Rio de Janeiro, já não suporta a selvageria e a impunidade que reinam nas selvas de pedra do Brasil (e do mundo).


Fonte: www.quediaehoje.net


Nenhum comentário:

Postar um comentário