segunda-feira, 29 de junho de 2009

Hoje é dia de ...

  • Dia Mundial do Diabético
TIPOS MAIS FREQÜENTES DE DIABETES:

Tipo1 - DIABETES MELLITUS INSULINODEPENDENTE: Geralmente ocorre em crianças, jovens e adultos jovens e necessita de insulina para o seu controle.

Tipo 2 - DIABETES MELLITUS NÃO INSULINODEPENDENTE: É o tipo mais freqüente de Diabetes, aparece geralmente após os 40 anos de idade

DIABETES GESTACIONAL: É o tipo que aparece na gravidez, sobretudo se a mulher: tem mais de 30 anos, tem parentes próximos com Diabetes, já teve filhos pesando mais de 4 Kg ao nascer, já teve abortos ou natimortos, é obesa ou aumentou muito de peso durante a gestação.

COMO SE MANIFESTA: (Sobretudo no Diabetes tipo I e no tipo II descontolado) Tem muita fome (Polifagia) No Diabetes tipo I ou tipo II descontrolado: perda de peso No Diabetes tipo II: ganha peso Urina muito (Poliúria) *urina doce* Desânimo, fraqueza,cansaço físico Estes sintomas são os mais freqüentes e eles não aparecem isolados. No Diabetes tipo I eles surgem de maneira rápida e no Diabetes tipo II eles podem estar ausentes ou aparecem de forma lenta e gradual. Tem muita sede (Polidipsia) Lesões nas pernas ou nos pés de díficil cicatrização Infecções freqüentes (pele, urina e genitais) Alterações visuais

SISTEMA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS: Diabetes Mellitus como doença traçadora para um sistema de vigilância epidemiológica para doenças crônicas não transmissíveis: 1 - Atinge todas as faixas etárias, inclusive a mulher grávida, sem distinção de sexo, raça e condições sócio-econômicas. 2 - Trata-se de uma doença de alta prevalência, que Requer vários procedimentos para o seu controle.
Quando bem controlada evita complicações agudas e crônicas. Para seu controle é necessário o trabalho de equipe multidisciplinar. 3 - Existem meios cientificamente comprovados para prevenir a doença (diabetes mellitus tipo 2) e suas complicações agudas e crônicas. 4 - Está associada a várias outras doenças crônicas não transmissíveis (hipertensão arterial, doença coronariana e cerebrovascular, dislipidemias, neuropatias periféricas e autonômicas, lesões renais, levando até a insuficiência renal crônica terminal, retinopatia diabética. 5 - A sobrevida tem aumentado significamente o que favorece o surgimento das complicações crônicas com custos econômicos e sociais elevados. 6 - A prevalência no mundo inteiro vem crescendo, sendo considerado pela Organização Mundial de Saúde - OMS, como uma epidemia (estimativas mundiais para o ano 2000 são de 175,4 milhões de pessoas). 7 - Dispõe de tratamento clínico definido. Diante destes fatos o Diabetes Mellitus representa uma nosologia que para preenche os requisitos necessários para funcionar como um modelo na área das doenças crônicas não transmissíveis.

ORIENTAÇÃO GERAL PARA A DIETA DO DIABÉTICO: Ingerir a quantidade desejada Acelga, agriao, alface, almeirao, mostarda, bertalha, brócolis, taioba, chicória, repolho, couve, espinafre Pepino, pimentão, tomate, rabanete, couve-flor, abobrinha Palmito, aspargo, broto de bambu, aipo, jiló, maxixe, berinjela Cebola, cebolinha, coentro, hortelã, salsa, chás e suco de limão com adoçante Ingerir conforme planejamento alimentar Abóbora, beterraba, cenoura, chuchu, nabo, quiabo, vagem Ervilha fresca ou seca, feijão, grão-de-bico, lentilha, milho-verde Leite, manteiga ou margarina, queijo, iogurte, coalhada Pão, arroz, macarrão, farinhas, biscoitos de sal ou água Mandioca, batata inglesa, batata doce, cara inhame Carne bovina (magras), aves, peixes,ovos, visceras e moluscos Frutas em geral, suco de fruta natural Maionese, carne e pescado defumados, salsicha, linguiça, chouriço, salame Produtos -dietéticos tipo: pudim, chocolate, refrigerantes, geléia, gelatina. Você deve evitar Doces, bolos, leite condensado, chocolate e biscoitos não dietéticos, farinha láctea Carnes salgadas e toucinho, frituras Bebidas alcoólicas. Refrigerantes comuns

COMO APLICAR INSULINA: Escolher o local para aplicar a insulina. Limpar a pele, usando algodão com álcool e deixar secar. Manter uma distância de mais ou menos 2cm do local onde você tomou a injeção anterior, se a área do corpo for a mesma. Fazer uma prega na pele onde você vai aplicar a insulina. Pegar na seringa como se fosse um lápis. Introduzir a agulha na pele, num ângulo de 90º, soltar a prega cutânea.

OBS: Em pessoas muito magras ou crianças menores, a injeção poderá ser feita num ângulo de 45º, para evitar que seja aplicada no Músculo. Ao iniciar a aplicação de insulina, se for constatada a presença de sangue na seringa, seguir as seguintes orientações: 1- Sangue em pequena quantidade: continuar a aplicação. 2- Sangue em grande quantidade: para a aplicação .Jogue fora a seringa com insulina e prepare outra dose. Injetar a insulina, empurrando o êmbolo até o final. Retirar a seringa e fazer uma levre pressão no local, usando o algodão com álcool.

  • Dia Nacional do Progresso
Não apenas progresso no simples existir da palavra, mas aplicando seu pleno sentido na educação, sociabilidade da nação e honestidade.

  • Dia do Artista Lírico
Profissional raro das artes musicais, homenageamo-lhes neste dia.

  • Dia da Bondade
Depende de cada um de nós tornar a limitação de uma data comemorativa em infinito efeito entre nós.


Fonte: www.quediaehoje.net


Nenhum comentário:

Postar um comentário