segunda-feira, 6 de julho de 2009

Rondônia entre os estados que menos desmatam

A Amazônia perdeu 157 quilômetros quadrados de floresta no mês de maio, segundo relatório divulgado nesta sexta-feira (3), pela ONG Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia).

O número representa queda de 47% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando o desmatamento detectado foi de 294 quilômetros quadrados.

Com índice de 8%, Rondônia está entre os estados que menos desmataram, seguido do Amazonas (5%), Tocantins (2%) e Acre (1%). Porém, segundo a escala dos que mais desmataram, Pará (37%) foi esta em primeiro lugar, acompanhado de Mato Grosso (27%) e Roraima (20%).

O Imazon ressalva que devido à cobertura de nuvens, não foi possível monitorar 43% da Amazônia Legal. A região não mapeada corresponde à quase totalidade do Amapá, 68% do Pará, 48% do Amazonas, 41% do Acre, 38% de Roraima e 35% de Rondônia.

Por outro lado, apenas 5% do território do Tocantins e de Mato Grosso estavam cobertos. Além disso, parte do Maranhão que integra a Amazônia Legal não foi analisada. As florestas degradadas (que estão sendo exploradas pelo homem, mas ainda não foram totalmente derrubadas) também foram monitoradas.

Elas somaram em maio de 2009 215 quilômetros quadrados. Desse total, 81% ocorreram no Mato Grosso, 13% no Pará, 4% em Rondônia e 2% no Amazonas.

Conforme relatado, Roraima permanece a maior parte do ano coberto por nuvens, dificultando o monitoramento do desmatamento. No entanto, em maio de 2009, houve uma redução da cobertura, possibilitando o monitoramento em 62% do seu território.

Por isso, parte do desmatamento detectado nesse período pode ter ocorrido em meses anteriores. O desmatamento acumulado de agosto de 2008 a maio de 2009 é de 1.084 quilômetros quadrados. Em relação ao desmatamento ocorrido no mesmo período do ano anterior (4.143 quilômetros quadrados) houve uma redução de 74%.




Nenhum comentário:

Postar um comentário