segunda-feira, 6 de julho de 2009

Ji-Paraná supera meta de vacinação contra pólio

A vacina estará à disposição em todos os postos de saúde da cidade até o dia 22 de agosto

A Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) comemorou ter ultrapassado a meta proposta pelo Ministério da Saúde na primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, doença mais conhecida no País como paralisia infantil.

Enquanto municípios vizinhos reclamam não ter sequer atingido a meta, que é de vacinar 95% das crianças entre zero e cinco anos, em Ji-Paraná, até esta semana, já foram vacinados 117,41% das crianças dentro da faixa etária.

A diretora da Divisão de Imunização da Semusa, enfermeira Daniela Aidar, explicou que o percentual que ultrapassou os 100% previstos pelo Ministério da Saúde são de crianças que vieram de outros municípios e de outros estados, além de crianças cujas famílias estão em trânsito.

Para o Ministério da Saúde, 95% da população de zero a cinco anos em Ji-Paraná correspondem a 10.192 crianças.

Porém, até o início da semana, a Semusa já havia vacinado 11.967 crianças na zona urbana e rural. Segundo Daniela, o excelente resultado, que recebeu elogios do Ministério quando do informe técnico, se dá pela preocupação do secretário de Saúde, José Batista, em priorizar a prevenção de doenças no município.

Recebemos apoio incondicional do secretário (José Batista) para que implantássemos quase 50 pontos de vacina na cidade. Essa descentralização dos pontos de vacina facilita o acesso dos pais e resultado numa maior cobertura vacinal , afirmou a enfermeira.

DIA D CONTRA PÓLIO - A vacinação contra a pólio prossegue até o dia 22 de agosto, quando acontece o dia D da segunda etapa. Até lá, a vacina pode ser encontrada nos postos de saúde Dois de Abril, Dom Bosco, Primavera, Nova Brasília, Exposição, BNH Mulher, PA KM 5 e nos postos dos dois distritos de Ji-Paraná, Nova Colina e Nova Londrina.

A Campanha de Vacinação tem por objetivo manter o Brasil com status de país livre da doença.




Nenhum comentário:

Postar um comentário