- Dia da Revolução Constitucionalista
A revolução explodiu no dia 9 de julho de 1932 e durou três meses, foi uma revolução de paulistas que lutavam contra a ditadura de Getúlio Vargas e por uma constituição para o país. A Revolução Constitucionalista ou Revolução de 32, teve seu estopim ainda na eleição de 1930. Júlio Prestes de Albuquerque que acusava irregularidades no pleito em que fora derrotado por Getúlio Vargas.
Ao estabelecer governos provisórios, o caudilho substituiu os presidentes de Estado por interventores federais, que se prolongou indefinidamente, sem que medidas objetivas fossem tomadas no sentido de democratizar o país. Inconformados com a situação, os paulistas exigiam de Vargas uma constituição (conjunto de leis que regem uma nação) para o Brasil, da qual estavam privados desde 1930.
Como todas as outras Leis dependem da constituição, e só podem ser feitas de acordo com ela, nem os paulistas nem os brasileiros em geral tinham garantido os seus direitos, estando portanto sujeitos a toda sorte de arbítrios, o principal inimigo da liberdade. São Paulo tinha razão. Todo dia 9 de julho São Paulo festeja O Dia do Soldado Constitucionalista, mas o dia 23 de maio de 1932 também foi determinante para os revolucionários.
Foi neste dia que o povo saiu às ruas, com o objetivo de lutar pela constituição, e também o dia que se comemora o Dia da Juventude Constitucionalista. Ele lembra a participação dos jovens no movimento e, principalmente, os quatro estudantes vítimas da repressão simbolizados na sigla MMDC - Martins, Miragaia, Drausio e Camargo.
Fonte: www.quediaehoje.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário