sexta-feira, 31 de julho de 2009

Erro deve fazer alunos desistirem

Mais de 30 acadêmicos que passaram no vestibular do curso de Estatística da Universidade Federal de Rondônia (Unir), campus de Ji-Paraná participaram na noite da última quarta-feira de uma reunião para tentar um acordo quanto ao horário do curso.

Das 36 pessoas que participaram da reunião, 23 informaram que não sabiam que o curso seria no turno matutino. A confusão começou no edital. No primeiro edital, lançado no dia 18 de julho de 2008, o curso foi anunciado como noturno. A retificação foi feita no dia 28 do mesmo mês e corrigia para o turno matutino. Como as aulas para o curso de Estatística estavam previstas para iniciar neste segundo semestre, a organização do vestibular decidiu reabrir as inscrições em abril deste ano e novamente foi publicado o edital contendo o erro de horário das aulas. O erro não para por aí. Na ficha de inscrição também informava que as aulas seriam no período noturno, bem como na prova do vestibular e formulário.

Para tentar uma solução, os alunos realizaram uma lista com os nomes das pessoas que querem o curso para noturno e matutino. Foram coletadas 28 assinaturas, sendo que apenas cinco querem que o curso permaneça de manhã.

Entre os alunos que se sentem prejudicados, está Aliadny Tavares, que só soube que o curso seria matutino ao ser informado na matrícula. “Não tenho condições de fazer o curso pela manhã. Eu trabalho e se eu soubesse que era de manhã, não teria feito o vestibular”, disse a aluna.

A situação de Antônio Neto é mais complexa. Ele afirma que nem no momento da matrícula foi comunicado. “Só soube que seria de manhã ao ler o noticiário”. Para Patrícila Rabelo de Freitas, a série de erros cometida pela organização deve ser esclarecida. “Não tem como manter o curso de manhã. Quase que todas as pessoas que fizeram o vestibular estavam cientes de que seria noturno”, disse.

Gilmar Vieira Gomes, um dos cinco que assinaram para que o curso seja de manhã, disse que não cometeu o erro porque sempre lê as erratas em editais. “Sei que houve uma série de erros, mas as erratas fazem parte dos editais”, opinou o acadêmico, que também faz Física na instituição.

Os abaixo assinados serão entregues na próxima segunda-feira ao reitor da instituição, José Januário. Ocasião em que o reitor vem para apurar denúncias de supostas práticas de perseguições, assédio moral e ameaças contra acadêmicos do Curso de Engenharia ambiental.




Nenhum comentário:

Postar um comentário