Embora seja considerado baixo pela Fenapro, número é 43% maior do que o total de licitações realizadas no primeiro semestre de 2008
Apenas uma pequena parcela dos municípios brasileiros vem realizando licitações para selecionar empresas e agências publicitárias para divulgar suas ações à população. Essa é principal conclusão do balanço feito pela Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) relativo ao primeiro semestre de 2009.
De acordo com a entidade, somente 290 dos 5.488 municípios do País (ou seja, 5,2% das cidades brasileiras) realizaram alguma licitação para um serviço de publicidade entre os meses de janeiro e junho deste ano.
Embora ainda esteja restrita a uma pequena parcela dos municípios brasileiros, a prática da licitação na primeira metade de 2009 foi praticamente 43% maior do que a do primeiro semestre de 2008, quando 203 municípios do País realizaram alguma licitação.
De acordo com o presidente da Fenapro, Ricardo Nabhan, o crescimento demonstra que as administrações das cidades brasileiras estão começando a se conscientizar da melhor forma de se contratar serviços publicitários através de agências de propaganda.
De acordo com os dados fornecidos pelo Sindicato das Agências de Propaganda (Sinaspros) o número de licitações em 2009 é um pouco maior. Considerando as Prefeituras, Câmaras Municipais das capitais, Tribunais de Conta dos Estados e Assembléias Legislativas, o órgão aponta que 303 licitações foram feitas - ou ainda estão em andamento - entre os meses de janeiro e junho de 2009.
Entre os Estados brasileiros, Minas Gerais é o local com maior número de licitações para serviços de publicidade. Nos seis primeiros meses do ano, 62 licitações foram realizadas pelas administrações municipais do Estado. Em segundo lugar aparece o Paraná, com 44 licitações, seguido por São Paulo, com 32, Santa Catarina, com 23, Mato Grosso do Sul, com 22 e Mato Grosso, com 15.
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