segunda-feira, 1 de junho de 2009

Hoje é dia de ...

Dia da Imprensa e do 1º Jornal no Brasil 

O jornal foi dirigido e redigido pelo frei Tibúrcio José da Costa. Apesar de ser o primeiro jornal impresso no País não foi o primeiro que circulou. Três meses antes, em 1º de junho de 1808, Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça lançava em Londres o Correio Braziliense. Ele levava seus exemplares ao Brasil. Mas imprensa não é só escrita. Há também a chamada imprensa eletrônica representada pelo rádio e pela tevê.

Os programas de rádio se tornaram possíveis graças ao inventor e engenheiro eletricista italiano Guglielmo Marconi. Em 1885, Marconi enviou os primeiros sinais de radiocomunicação pelo ar. Logo este se tornou um dos meios de comunicação mais populares do mundo, inclusive transmitindo notícias importantes durante a Segunda Guerra Mundial.

A televisão, uma invenção mais moderna, é outro importante meio de comunicação usado pela imprensa. Ela é capaz de trazer, por imagens, notícias vindas de toda parte do mundo. Foi na década de 20 que foram feitas as primeiras transmissões de imagens por meio de corrente elétrica. Um recente exemplo de como a televisão é fundamental em nosso dia-a-dia é a cobertura jornalística realizada na Guerra do Golfo Pérsico. Imagens de bombardeios eram transmitidas ao vivo! Os telejornais são os responsáveis por conhecermos, sem sair de casa, vários países.

No Brasil o Jornal Nacional, da Rede Globo, é o mais antigo: existe há 26 anos. Com a popularização da informática, a Internet, rede de comunicação que já liga milhões de pessoas via computador no mundo inteiro, promete ser um outro marco na história da imprensa. Seus usuários que já têm acesso à matérias jornalísticas da imprensa escrita, também receberão arquivos de som e vídeo com notícias de rádio e televisão diretamente na tela dos seus computadores.

Dia do Hospital Saúde
Tópico social ainda mais sagrado que a educação, porém tão destratado quanto.

Dia Nacional da Itália 
75% do território da Itália é montanhoso, destacando os Alpes, ao norte, que aliás tem renda per capita bem superior aos italianos do sul, Com cerca de 60 milhões de habitantes, sua capital, claro, é a incansável Roma.


Fonte: www.quediaehoje.net



Nenhum comentário:

Postar um comentário