
Morte de Alfred Hitchcock
Embora fosse aficcionado das tramas criminais, Hitch tinha verdadeira fobia de policiais. Isso se devia a um trauma infantil, que ele sempre recordava em entrevistas: por causa de uma travessura, o pai havia pedido à polícia para prendê-lo por dez minutos na cela de uma delegacia. Desde seus primeiros filmes, o cineasta criara um método de trabalho baseado no rigoroso planejamento de todas as cenas.
Outra de suas obsessões era a respeito do que chamava de cinema puro, uma série de conceitos de representação e narrativa que, segundo ele, só se aplicavam à linguagem cinematográfica e ajudavam a criar suspense. Festim Diabólico, por exemplo, ficou célebre por ter apenas oito cortes, quase todos imperceptíveis, reforçando a ilusão de que toda a narrativa se desenrolava diante do espectador em tempo real. O elenco ensaiou exaustivamente para rodar os longos planos-sequência.
Ainda que dissimulasse um certo desprezo pelos atores, que qualificava como gado, tinha seus intérpretes favoritos. Trabalhou quatro vezes com Cary Grant, quatro com James Stewart, três com Ingrid Bergman e três com Grace Kelly - esta a mais famosa de suas loiras aparentemente glaciais, mas pulsantes de sensualidade.
Hitchcock também ficou famoso por seu hábito de fazer pontas nos próprios filmes, aparecendo e saindo rapidamente de cena. Psicose foi certamente sua produção mais bem-sucedida comercialmente. Mas o que lhe deu dinheiro de verdade foi o seriado de televisão que dirigiu de 1955 a 1961, apresentando histórias de suspense e mistério.
Filmografia:
- Number Thirteen (1923)
- The Pleasure Garden (1925)
- The Mountain Eagle (1925
- The Lodger (1926)
- Dowhill (1927)
- Easy Virtue (1927)
- O Ringue (1927)
- A Mulher do Fazendeiro (1927)
- Champanhe (1928)
- Harmony Heaven (1928)
- O Ilhéu (1928)
- Chantagem e Confissão (1929)
- Elstree Calling (1930)
- Juno and the Paycock (1930)
- Assassinato (1930)
- The Skingame (1930/31)
- O Mistério do Número Dezessete (1932)
- Rich and Strange (1932)
- Waltzes from Vienna (1933)
- O Homem que Sabia Demais (1934)
- Os 39 Degraus (1935)
- Agente Secreto (1935)
- O Marido era o Culpado (1936)
- Young and Innocent (1937)
- A Dama Oculta (1937)
- A Estalagem Maldita (1938)
- Rebeca, a Mulher Inesquecível (1939)
- Correspondente Estrangeiro (1940)
- Um Casal do Barulho (1940)
- Suspeita (1941) Sabotador (1942)
- A Sombra de uma Dúvida (1942)
- Um Barco e Nove Destinos (1943)
- Bon Voyage (1944)
- Quando Fala o Coração (1944)
- Interlúdio (1945/46)
- Agonia de Amor (1946/47)
- Festim Diabólico (1948)
- Sob o Signo de Capricórnio (1948)
- Pavor nos Bastidores (1949)
- Pacto Sinistro (1950)
- A Tortura do Silêncio (1952)
- Disque M para Matar (1953)
- Janela Indiscreta (1953)
- Ladrão de Casaca (1954)
- O Terceiro Tiro (1954)
- O Homem que Sabia Demais (1955)
- O Homem Errado (1956)
- Um Corpo que Cai (1957)
- Intriga Internacional (1959)
- Psicose (1960)
- Os Pássaros (1963)
- Marnie, Confissões de uma Ladra (1964)
- Cortina Rasgada (1966)
- Topázio (1969)
- Frenesi (1971)
- Trama Macabra (1975)
Dia Mundial das Associações Cristãs Femininas
Entidade visando o auxílio às mulheres, sendo na verdade mais uma luta por justos direitos iguais, não apenas no trabalho, mas também na representação social e, no caso, religiosa.
Fonte: www.quediaehoje.net
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário