quarta-feira, 29 de abril de 2009

HOJE É DIA DE ...


Morte de Alfred Hitchcock 

Embora fosse aficcionado das tramas criminais, Hitch tinha verdadeira fobia de policiais. Isso se devia a um trauma infantil, que ele sempre recordava em entrevistas: por causa de uma travessura, o pai havia pedido à polícia para prendê-lo por dez minutos na cela de uma delegacia. Desde seus primeiros filmes, o cineasta criara um método de trabalho baseado no rigoroso planejamento de todas as cenas.

Outra de suas obsessões era a respeito do que chamava de cinema puro, uma série de conceitos de representação e narrativa que, segundo ele, só se aplicavam à linguagem cinematográfica e ajudavam a criar suspense. Festim Diabólico, por exemplo, ficou célebre por ter apenas oito cortes, quase todos imperceptíveis, reforçando a ilusão de que toda a narrativa se desenrolava diante do espectador em tempo real. O elenco ensaiou exaustivamente para rodar os longos planos-sequência.

Ainda que dissimulasse um certo desprezo pelos atores, que qualificava como gado, tinha seus intérpretes favoritos. Trabalhou quatro vezes com Cary Grant, quatro com James Stewart, três com Ingrid Bergman e três com Grace Kelly - esta a mais famosa de suas loiras aparentemente glaciais, mas pulsantes de sensualidade.

Hitchcock também ficou famoso por seu hábito de fazer pontas nos próprios filmes, aparecendo e saindo rapidamente de cena. Psicose foi certamente sua produção mais bem-sucedida comercialmente. Mas o que lhe deu dinheiro de verdade foi o seriado de televisão que dirigiu de 1955 a 1961, apresentando histórias de suspense e mistério.

Filmografia:
  • Number Thirteen (1923) 
  • The Pleasure Garden (1925) 
  • The Mountain Eagle (1925
  • The Lodger (1926)
  • Dowhill (1927) 
  • Easy Virtue (1927)
  • O Ringue (1927) 
  • A Mulher do Fazendeiro (1927) 
  • Champanhe (1928) 
  • Harmony Heaven (1928) 
  • O Ilhéu (1928)
  • Chantagem e Confissão (1929)
  • Elstree Calling (1930)
  • Juno and the Paycock (1930)
  • Assassinato (1930)
  • The Skingame (1930/31)
  • O Mistério do Número Dezessete (1932)
  • Rich and Strange (1932) 
  • Waltzes from Vienna (1933) 
  • O Homem que Sabia Demais (1934) 
  • Os 39 Degraus (1935)
  • Agente Secreto (1935) 
  • O Marido era o Culpado (1936)
  • Young and Innocent (1937) 
  • A Dama Oculta (1937) 
  • A Estalagem Maldita (1938) 
  • Rebeca, a Mulher Inesquecível (1939) 
  • Correspondente Estrangeiro (1940) 
  • Um Casal do Barulho (1940)
  • Suspeita (1941) Sabotador (1942)
  • A Sombra de uma Dúvida (1942)
  • Um Barco e Nove Destinos (1943) 
  • Bon Voyage (1944) 
  • Quando Fala o Coração (1944)
  • Interlúdio (1945/46) 
  • Agonia de Amor (1946/47)
  • Festim Diabólico (1948)
  • Sob o Signo de Capricórnio (1948) 
  • Pavor nos Bastidores (1949) 
  • Pacto Sinistro (1950)
  • A Tortura do Silêncio (1952) 
  • Disque M para Matar (1953)
  • Janela Indiscreta (1953) 
  • Ladrão de Casaca (1954) 
  • O Terceiro Tiro (1954) 
  • O Homem que Sabia Demais (1955) 
  • O Homem Errado (1956)
  • Um Corpo que Cai (1957)
  • Intriga Internacional (1959) 
  • Psicose (1960) 
  • Os Pássaros (1963)
  • Marnie, Confissões de uma Ladra (1964) 
  • Cortina Rasgada (1966) 
  • Topázio (1969)
  • Frenesi (1971) 
  • Trama Macabra (1975)

Dia Mundial das Associações Cristãs Femininas 
Entidade visando o auxílio às mulheres, sendo na verdade mais uma luta por justos direitos iguais, não apenas no trabalho, mas também na representação social e, no caso, religiosa.


Fonte: www.quediaehoje.net




Nenhum comentário:

Postar um comentário