segunda-feira, 30 de março de 2009

IPTU TERÁ 10% DE DESCONTO

Os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano, ( IPTU) começam a ser distribuídos a partir do próximo dia 15 em Ji-Paraná. Mais uma vez, a intenção da Secretaria Municipal de Fazenda é sensibilizar a população para a importância do pagamento do imposto.

Segundo o secretário, Washington Roberto, neste ano, os contribuintes do IPTU poderão pagar o imposto no dia 30 de abril em parcela única, ou em oito parcelas mensais, sendo a primeira parcela para o dia 30 de abril. “Quem pagar o IPTU até o dia 30 de abril, em cota única, terá um desconto de 10% sobre o valor total. Queremos facilitar o pagamento do IPTU para os munícipes. Dando opções à população, temos maiores chances de arrecadação”, explicou Washington. 

De acordo com o secretário, no último ano, foram lançados cerca de R$ 5 milhões, mas foram arrecadados menos de R$ 1, 5 milhão, ou seja, 26%. “A arrecadação do IPTU ainda é a grande dificuldade da administração municipal. É através do IPTU que garantimos melhorias e um maior volume de obras para a cidade”, destacou.

Estão isentas do pagamento do imposto, segundo a legislação, aposentados, portadores de necessidades especiais físicas, viúvas inválidas e soldados da borracha, com renda familiar comprovada de até dois salários mínimos. “Essas pessoas devem procurar a Gerencia Geral de Arrecadação da Secretaria Municipal de Fazenda no prédio da sub-prefeitura, no segundo distrito, até o dia 30 de junho”, garantiu o secretário.

Débitos 
Na última folha dos carnês do IPTU 2009, virá uma relação de débitos anteriores com a municipalidade. Estes débitos poderão ser parcelados em até 18 (dezoito) vezes, após serem atualizados. Assim não ocorrerá mais incidência de juros e multas, as parcelas serão fixas.

Coleta de Lixo
Segundo dados da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), o valor atribuído à coleta de lixo está defasado. “Apesar da grande perda do município, não podemos aumentar a contribuição subitamente. Mas teremos que rever a taxa da coleta de lixo, pois o município paga anualmente R$ 2.424.000,00 de coleta de lixo, e arrecada somente R$ 547.756,87, apenas 22,59%” acrescentou Washington.


Fonte: www.folhaderondonia.com.br




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