terça-feira, 31 de março de 2009

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: É PRECISO ADMINISTRAR AS EMOÇÕES

O que é?
Significa administrar os impulsos para não explodir e depois se arrepender. Ou seja, a Inteligência Emocional significa: caracteriza a maneira como os indivíduos lidam com suas próprias emoções e com as emoções dos indivíduos ao seu redor; ter a capacidade de se adaptar às mais diversas situações para alcançar um objetivo; da pessoa relacionar-se de forma assertiva e positiva com os demais ao seu redor, mesmo nas adversidades; bem como ter persistência na busca por seus objetivos. Além disso, é preciso ter flexibilidade e foco em momentos de pressão.

Objetivo
Uso inteligente das emoções, inclusive nos aspectos relacionados ao trabalho.

Pré-requisitos
A Inteligência Emocional pode ser desenvolvida por meio de trabalhos que envolvem algumas competências do indivíduo, ou seja, características mensuráveis que diferenciam o nível de desempenho de uma pessoa em determinada situação. A regra básica é: se você quer desenvolver a Inteligência Emocional, comece investindo no autoconhecimento e no autodesenvolvimento. 
  1. Controlar as emoções. 
  2. Manter-se consciente dos próprios sentimentos, permanecendo atento ao que está sentindo. 
  3. Saber sintonizar-se com os sentimentos daqueles com quem se relaciona no ambiente profissional.
Características
  1. Ser sincero consigo para avaliar as suas habilidade de maneira verdadeira, abrindo-se para feedbacks, para reconhecer como as suas emoções afetam seu desempenho e a ligação entre o que pensa, sente e sua maneira de agir. 
  2. Ter um propósito, um motivo para agir. 
  3. Estar pronto para agarrar as oportunidades, superar os obstáculos e aprender com eles para seguir em frente. 
  4. Atuar com base na liderança situacional. 
  5. Gerenciar conflitos. 
  6. Colaborar e trabalhar em equipe. 
  7. Construir alianças. 
  8. Desenvolver outras pessoas também são características de uma pessoa emocionalmente inteligente.
Dificuldades
  1. Reconhecer a necessidade de mudança e desenvolvimento. 
  2. Identificar exatamente o que se quer alcançar - sendo um melhor ouvinte ou controlando seu temperamento nervoso.
Benefícios
  1. Tornam-se mais vivos e autênticos. 
  2. Fortalecem e aceleram o raciocínio. 
  3. Geram confiança e união com a equipe. 
  4. Fornecem informações vitais e feedbacks constantes. 
  5. São mais criativos e inovam com mais facilidade. 
  6. Geram influência sem prepotência. 
  7. São mais motivados. 
  8. Estimulam o aprendizado. 
  9. Contribuem com o aumento da produtividade de suas equipes e, direta ou indiretamente, impactam positivamente nos resultados organizacionais.

Fonte: www.rh.com.br




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