Mostrando postagens com marcador Detran. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Detran. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Isenção da taxa de diária encerra dia 17

O diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Joarez Jardim alerta os proprietários de veículos que tem até o próximo dia 17 para retirar os veículos que estão recolhidos no pátio das Ciretrans do Estado sem a necessidade de pagar a taxa de estadia. Trata-se da Lei Estadual nº 2.090, de 17 de junho de 2009, a qual o Governo do Estado concede isenção da taxa de diárias de permanência no pátio do Detran.

A Lei 570/09 também favorece o parcelamento em até dez vezes de multas e impostos atrasados.

De acordo com Jardim, a Lei visa incentivar os proprietários inadimplentes a quitarem seus débitos e efetuar a retirada de seus veículos das dependências das unidades das Ciretans. “Muita gente não tem dinheiro para pagar as multas e o parcelamento vai favorecer esses condutores. Não é vantagem ao Detran ficar com estes carros no pátio, nem nossa intenção de prejudicar os proprietários de veículos”, destacou o diretor.

Na Ciretran de Ji-Paraná, cerca de dez proprietários de veículos apreendidos tem comparecido diariamente na autarquia para resgatar os veículos. Os veículos beneficiados necessariamente devem ter sido apreendidos antes do dia 17 de junho de 2009.

Um dos beneficiados com a Lei, o publicitário Sérgio Luiz Canassa de Ji-Paraná, aproveitou a isenção e retirou esta semana a moto apreendida no último dia 5 de maio. Se ele fosse pagar a taxa, lhe custaria R$ 380. “O valor é bastante alto e a diária de R$ 6 pesava muito no bolso de quem deixa o veículo por 90 dias no pátio. O Detran está de parabéns em beneficiar as pessoas que procuram se regularizar”, disse Sérgio.




Ji-Paraná: Blitz educativa alerta condutores

As crianças do projeto AABB Comunidade em parceria com o projeto de Educação no Trânsito do Detran, "Anjos do Trânsito" e Polícia Militar (PM) participaram na manhã de ontem de uma blitz educativa no Centro de Ji-Paraná.

Segundo o instrutor do "Anjos do Trânsito", Ronne Lúcio, o objetivo da blitz educativa é conscientizar os cidadãos sobre a responsabilidade na condução de veículos, os perigos a que estão expostos e ressaltar a importância da educação e segurança no trânsito. Durante a blitz foram entregues materiais didáticos como panfletos contendo informações importantes sobre o comportamento necessário para os condutores de automóveis e motocicletas.

A blitz também faz parte da formatura dos 15 alunos do projeto desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio do Detran. Na última semana, o diretor-geral do órgão, Joarez Jardim entregou os certificados para mais de 30 alunos que concluíram o curso. Durante três semanas, os estudantes recebem aulas sobre direção defensiva, legislação, cidadania, meio ambiente, primeiros socorros e mecânica básica.

As crianças da AABB Comunidade participaram da blitz com apresentações musicais e teatrais sobre como deve ser o comportamento no trânsito. Para a coordenadora pedagógica do projeto, Suely Damasceno, é importante a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) ter parceiros, como o Detran. "Em vários eventos educativos, o Detran tem incentivado as crianças da AABB a participar de forma criativa, como tem sido as apresentações teatrais e musicais", destacou.

Dentre as atividades do projeto estão esportes, recreação, dança, canto, arte e o complemento educacional. O Programa atende cem crianças em Ji-Paraná e em todo o País são beneficiadas 52 mil crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 18 anos incompleta




quinta-feira, 21 de maio de 2009

Projeto é montado para organização do trânsito de Ji

Com o objetivo de reorganizar o trânsito e diminuir o número de acidentes em Ji-Paraná, o secretário regional, Ari Saraiva, e a prefeitura do município solicitaram junto ao Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran/RO) a visita de técnicos e a elaboração de um projeto para ser implantado pela Empresa Municipal de Transporte Urbano (EMTU). 

Por determinação do governador Ivo Cassol, o diretor-geral do Detran, Joarez Jardim atendeu a solicitação. Na terça-feira (19), o engenheiro de trânsito do Detran, Luís Cláudio de Oliveira, o desenhista do Detran, Sérgio Agria, presidente da EMTU, Luís Carlos Costa e Ari Saraiva se reuniram para comentar sobre os pontos críticos do trânsito no município e iniciar a elaboração do projeto. São quase 400 mil veículos em Rondônia e o Governo do Estado vem realizando parcerias com as prefeituras para reduzir os acidentes fatais , comentou Ari Saraiva.

O principal causador de acidentes é a imprudência dos motoristas, que precisam ser sensibilizados sobre a importância de obedecer às regras do trânsito. Este trabalho de reorganização do trânsito vai ser realizado em 16 municípios até o final deste ano, sendo que já foi realizado em Vilhena e Cerejeiras , informou o engenheiro.

O presidente da EMTU, Luís Carlos comentou sobre os principais problemas do trânsito. De acordo com ele, o município é carente de sinalização, faltam estacionamentos próximos aos bancos e nas principais avenidas, os motoqueiros estacionam nas calçadas, os comerciantes não respeitam os horários de carga e descarga, entre outros. 

Nós vamos colaborar com o levantamento e procurar desenvolver o projeto para garantir a segurança no trânsito , comentou o presidente da EMTU, ressaltando que o recurso que será utilizado na implantação deste projeto é o percentual do IPVA repassado pelo Governo do Estado para a prefeitura.


Fonte: www.correiopopular.com.br



quinta-feira, 16 de abril de 2009

ESTADO REDUZ IPVA PARA CARROS E MOTOS NOVOS

Proprietários de concessionárias de veículos e motos voltaram a se reunir com o governador Ivo Cassol, acompanhado do diretor do DETRAN, Joarez Jardim, na tarde desta segunda-feira (13) no Palácio Presidente Getúlio Vargas, para buscar acordo sobre a redução do IPVA - Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores - na aquisição de veículos e motos novas.

Uma primeira reunião aconteceu no período da manhã, quando o presidente do Sindicato dos Proprietários de Concessionárias de Veículos (Sinveículos), César Payles, acompanhado de diretores de concessionárias de veículos e motos, solicitou ao Governo do Estado que isentasse em 100% da taxa de recolhimento de IPVA no ato da compra, ou seja, no primeiro emplacamento.

Após análise da Secretaria de Fazenda, Cassol propôs a redução do I.P.V.A. para todos os tipos de automóveis, caminhões, camionetes e motos desconsiderando a proporção dentro do ano. Atualmente, quem compra um veículo em janeiro, por exemplo, paga o imposto cheio, que nos casos dos veículos acima de 100 cavalos de potência chega a 3% do valor da nota fiscal, e quem compra em dezembro paga 1/12 avos do total devido.

A preocupação do governador é de não perder mais receita, como vem acontecendo, pois os compradores da região sul do estado preferem adquirir seus veículos e motos no Mato Grosso, onde o I.P.V.A. tem alíquota zero. Para se ter idéia, quem adquire um veículo de R$ 50.000,00 atualmente recolhe R$ 1.500,00 em I.P.V.A. em Rondônia, enquanto que no Mato Grosso não recolhe nada, são isentos. Além do estado perder o ICMS de 17% na venda, também perde o I.P.V.A., despachantes, serviços e eventuais multas futuras, pois toda infração é creditada para o município e o estado onde o veículo infração é creditada para o município e o estado onde o veículo
foi emplacado, e não onde a infração foi cometida.

Ficou acordado que as camionetes que recolhem atualmente 3% de I.P.V.A. passarão a recolher 1%. Os automóveis acima de 100 cavalos de potência, que hoje recolhem 2% passarão a recolher 1%, os veículos de até 100 cavalos que atualmente recolhem 2% passarão a recolher 1%, os ônibus, micro-ônibus e caminhões que recolhiam 1% passarão a 0,5%. As motos que atualmente recolhem 2% passarão a recolher 1% de I.P.V.A., e todos os recolhimentos serão independentemente do mês que o veículo for adquirido (sem a proporcionalidade atual) e valerá apenas para veículos adquiridos em revendas do estado. "O importante é que esta redução vai incrementar a venda de veículos no estado e reduzir o preço final para o consumidor", disse Cassol durante a reunião.

Para que o acordo surta efeito, o Governo do Estado enviará um Projeto de Lei à Assembléia Legislativa, uma vez que o Executivo não pode legislar sobre alteração de alíquotas. Segundo os deputados estaduais Tiziu Jidalias e Valdivino Tucura, que também são comerciantes de motos e automóveis, respectivamente, o projeto deverá ser aprovado imediatamente, uma vez que só trará benefícios para Rondônia, garantindo receita e empregos no setor.

Ao final da reunião, Cassol sugeriu que uma nova reunião aconteça em julho próximo, para que tanto o Governo quanto as revendas avaliem os resultados do acordo, o que foi prontamente aceito pelos participantes. "Nossa preocupação é honrar os compromissos assumidos, como a folha de pagamento e os investimentos em obras. É melhor arrecadar pouco de muito do que muito de nada, além de garantir empregos e não perder ainda mais arrecadação para outros estados", finalizou o governador.


Fonte: www.centralrondonia.com