terça-feira, 28 de julho de 2009

Hoje é dia de ...

  • Dia do Agricultor
A história de sua profissão confunde-se com a história da humanidade, pois, uma vez que homem deixou de ser nômade, na pré-história, onde praticava extrativismo vegetal na busca de alimentos, e passou a cultivar vegetais e produzir seus alimentos, tornou-se agricultor.

De uma atividade empírica (considerada uma arte) a agricultura transformou-se numa atividade técnico-científica (considerada uma ciência), e que precisava, cada vez mais de estudos, pesquisas e trabalho de pessoas com formação acadêmica para assistir o agricultor, orientando-o e monitorando seu desempenho nos campos.

Com a evolução das ciências gerais (Alquimia, Química, Física, Fisiologia, Genética, etc.) ocorreu a evolução da agricultura, e da ciência específica que dela nasceu: a AGRONOMIA (ager, agri = campo; nomos = ciência, leis). Portanto, a Agronomia é a ciência que estuda as leis físicas, químicas e biológicas aplicadas às plantas cultivadas, aos rebanhos, aos solos, ao ambiente, com o objetivo de melhorá-los para produção de alimentos, fibras e energia através do cultivo técnico dos campos, para o progresso das nações e para a evolução e o bem-estar da humanidade.

O surgimento da Agricultura Moderna (onde a escala de produção altera processos tradicionais e seculares de produção) trouxe inseridas inovações nas áreas da mecânica (com substituição do trabalho animal pelo trabalho mecânico), da biofísica (agindo na qualidade e conservação dos produtos, pasteurização, congelamento, secagem, armazenamento e ensilagem), da bioquímica (fertilização de solos e uso de biocidas, "pesticidas", "agrotóxicos") e da biologia (através da seleção e melhoramento genético de plantas e animais, com a aplicação de leis da transmissão de caracteres hereditários descobertas por Johann Mendel).

Através do somatório do uso de máquinas, equipamentos agrícolas, insumos, energia elétrica, novas técnicas cultivo e genética aconteceu uma evolução contínua da agricultura moderna, fazendo com que nos dois últimos séculos, a produtividade do trabalho agrícola (rendimento operacional) multiplicasse por 50 e a do solo agrícola por 10.

Ainda assim, segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), hoje em dia mais de 800 milhões de pessoas – a maioria nos países em desenvolvimento – sofre de subnutrição crônica, alimentando-se em menor quantidade do que aquela necessária para atingir os níveis mínimos de energia para a sobrevivência.

O que verifica-se hoje é que, realmente, muitos países obtiveram avanços extraordinários na tecnologia e desenvolvimento da agricultura, ofertando alimentos em quantidade e qualidade para a sua população, exportando excedentes e enriquecendo muito devido a esta atividade.

A amplitude do universo que envolve o conhecimento agronômico e ecológico desta profissão tem dimensões gigantescas, e que deve ser abordado com ênfase na qualidade total, e isto somente é atingido pelo profissional que aprende à aprender, à pensar, à criticar, à reciclar, à integrar, à experimentar, à arriscar, à empreender, à buscar sempre novas soluções para os infindáveis problemas que surgem à cada safra.

Parabéns à você que escolheu esta bela carreira... parabéns Agricultor! Continue acreditando nos seus ideais e na sua vocação, pois, saiba que seu trabalho está alimentando o mundo!

  • Dia de Santo Acácio
  • Dia Nacional do Combate ao Colesterol

Fonte: www.quediaehoje.net


Nenhum comentário:

Postar um comentário