sábado, 11 de julho de 2009

Hoje é dia de ...

  • Dia Mundial da População
Conforme estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU) para o ano de 2050, a porcentagem de jovens com menos de 15 anos de idade deve diminuir de 30 para 20%, enquanto a quantidade de idosos deve crescer 22%, alcançando um total de dois bilhões de pessoas com idade avançada. De acordo com estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), a população mundial era de seis bilhões e 134 milhões de pessoas em 2001. Mais de um terço encontradas em dois países apenas: China e Índia. E apesar de a China ainda ser o país mais populoso, até 2045 a Índia já terá ultrapassado os chineses em quantidade populacional, de acordo com estimativas da ONU.

Em 2016, teremos mais indianos no planeta do que todos os habitantes da Europa, Oceania, Ásia e América. As nações mais populosas atualmente são China, com aproximadamente um milhão 285 mil pessoas, depois Índia, com cerca de um milhão 25 mil e 100 pessoas, seguidas de Estados Unidos, Indonésia e Brasil. Quando tudo começou, até mais ou menos o ano de 1800 (que registrava 1 bilhão de habitantes), o crescimento da humanidade era vagaroso.

É no século XX que vem a ocorrer um boom nessa evolução. Só para se ter uma idéia, o segundo bilhão é atingido 125 anos depois e, o terceiro, em 33 anos, por volta de 1960. O quarto bilhão é alcançado, em 1974, no curto período de 14 anos, e o quinto, em 13 anos, no ano de 1987. Conforme o Fundo das Nações Unidas para a População (Fnuap), uma mesma geração viu a população dobrar dos 3 bilhões, nos anos 60, para os 6 bilhões, em fins da década de 90. Este fenômeno, no entanto, não deverá mais ocorrer, por conta da diminuição das taxas de crescimento populacional, a partir da década de 70.

Conheça a estrutura da população mundial, segundo a CIA, com dados de 2001: O boom demográfico do século XX aconteceu, principalmente, nos países do terceiro mundo - África, Ásia e América Latina - que apresentaram, entre as décadas de 50 e 70, taxas de crescimento de 2,5%. Nos últimos anos, porém, ocorreu uma redução gradativa no mundo todo, com exceção do continente africano, que continua crescendo em ritmo intenso.

A Libéria, por exemplo, dobra o número de habitantes em uma geração, enquanto a Europa precisaria de mais de 380 anos para que isso ocorresse. Ainda assim, a estimativa da ONU para o ano de 2025 chega a 7,8 bilhões de pessoas, sendo que, nas regiões mais pobres do mundo, a taxa de crescimento deverá continuar maior - 1,6% a cada ano - devendo permanecer dessa forma pelos próximos 15 anos. A África, com seu crescimento acelerado - média de 2,4% anuais - tem, em contrapartida, a Aids como redutor populacional. A epidemia vem reduzindo a expectativa de vida nos países africanos: são 32,4 milhões de adultos e 1,2 milhões de crianças infectados com o vírus HIV, segundo cálculos da ONU em 1999.

  • Dia do Mestre de Banda
As homenagens do dia vão a vocês, profissionais da música, líderes que não permitem a melodia acabar.

  • Dia do Rondonista

Fonte: www.quediaehoje.net


Nenhum comentário:

Postar um comentário