A Câmara de Vereadores de Ji-Paraná homenageou, na noite de segunda-feira (29), a Ji-Cred (Cooperativa de Crédito Rural de Ji-Paraná), pela passagem dos dez anos de atividades da instituição.
A vereadora Solange Pereira, autora da proposta, destacou que a moção honrosa concedida à instituição cooperativista de crédito é o reconhecimento público do poder legislativo e de toda a sociedade pelo trabalho desempenhado pela Ji-Cred e o comprometimento da cooperativa e de seus associados com o desenvolvimento econômico e social do município. Estamos convencidos de que a Ji Cred se constitui em importante instrumento de promoção do desenvolvimento econômico e social .
Representou a instituição cooperativista, o presidente, Milton Crevelaro; Gilberto Borgio, presidente do Sistema Credisis e também da Fundação Ji Cred, o sócio e idealizador da cooperativa, Neudair de Souza; e o diretorexecutivo da Fundação Ji-Cred, Norberto Gohl.
Na abertura da solenidade, o coral da Fundação Ji-Cred, formado por crianças e jovens atendidos pelos programas sociais da instituição, fez uma apresentação para as autoridades e o público presente.
Ficamos muito felizes com essa homenagem, e sabemos que, se a Ji-Cred tem o seu lado financeiro, com muito sucesso, também temos o outro lado da moeda, que são as nossas atividades sociais, e que sinceramente nos deixam muito satisfeitos, porque são ações que mudam a vida de muitas pessoas aqui em Ji-Paraná , disse o presidente da Ji-Cred, Milton Crevelaro. O cooperativismo é um fator de união e também de desenvolvimento.
Estudos realizados em todo o mundo mostram que o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) dos municípios que possuem forte ligação com o cooperativismo de crédito é superior, em relação aos demais municípios, e isso se traduz em maior qualidade de vida e bem-estar para a população , explicou o presidente do Sistema Credisis, Gilberto Borgio.
RELATOS
O senador Valdir Raupp, presente à sessão, lembrou o poeta lusitano Fernando Pessoa: tudo vale à pena, quando a alma não é pequena , disse, ao enaltecer o trabalho desenvolvido pela Ji-Cred no campo social.
O senador fez um breve relato de sua contribuição pelo cooperativismo rondoniense e juntamente com os cooperativistas comemorou os resultados. Enquanto governador, Raupp apoiou e incentivou a criação das primeiras cooperativas em Rondônia.
No senado trabalhou com afinco pela aprovação da Lei do Cooperativismo. A deputada Marinha Raupp, responsável por uma emenda destinada à construção de uma quadra de esportes nas instalações do Espaço Social Sonho Meu, afirmou que a cooperativa Ji-Cred coloca seus projetos sociais na prática e é um grande exemplo para os empreendedores de todo o país .
Testemunhamos aqui nesta data o alcance econômico e social de um projeto idealizado por empresários que sempre acreditaram na força do trabalho associado ao bem estar coletivo. Este é um modelo de desenvolvimento de sucesso .
Para o vice-prefeito de Ji-Paraná, José Otonio Lima Silva, a Ji-Cred é um lugar de muito amigos e pessoas empreendedoras, que sempre batalharam pelo desenvolvimento de Ji-Paraná . Já o presidente da Câmara, Nilton César Rios, lembrou que a atuação da Ji-Cred no campo social é, sem dúvida, o principal motivo para a homenagem realizada na Câmara de Ji-Paraná, pois seus projetos sociais são motivo de orgulho para o município .
HISTÓRIA
A Ji-Cred foi fundada por um pequeno grupo de empresários em 2007, porém começou a funcionar efetivamente no dia 16 de julho de 1999, com um total de 72 associados e capital inicial de R$ 150 mil, tendo na oportunidade o presidente Milton Crevelaro e o vice-presidente Elton de Oliveira.
Entre seus associados fundadores, Neudair de Souza foi um dos grandes incentivadores do projeto. Dez anos depois, a cooperativa é formada por mais de 600 cooperados e acumula um capital de R$ 9 milhões, sendo uma das principais instituições financeiras de Ji-Paraná.
Possui destacada atuação no campo da responsabilidade social, com a realização efetiva de quatro importantes projetos nesta área: Espaço Social Sonho Meu, Cooperativa de Mulheres Artesam, Central de Abastecimento de Ji-Paraná e Aeroporto de Ji-Paraná.
Nenhum comentário:
Postar um comentário