sexta-feira, 31 de julho de 2009

Brasil vai liderar a maior competição do mundo de jogos de internet

O ministro do Esporte, Orlando Silva, e o secretário geral da Federação Internacional de Esporte Universitário (FISU), Eric Saintrond, assinaram na manhã dessa quarta-feira (29), em Brasília, o Memorando de Entendimento garantindo o compromisso do governo brasileiro de ser o país líder para a realização do FISU Web Games em âmbito mundial, a partir de 2011.

O FISU Web Games (FWG) é uma competição internacional entre estudantes universitários, realizada por meio da internet. A competição terá disputas em rede de games, de festivais culturais e de promoção de talentos esportivos, artísticos e acadêmicos. Será realizada pela Federação Internacional de Esporte Universitário, que representa 60 mil universidades em 153 países, totalizando 140 milhões de jovens.

“As novas tecnologias têm um papel fundamental na difusão de educação, conhecimentos e cultura”, disse o ministro Orlando Silva. “Os jogos, com caráter educativo, servirão ao propósito de difundir os valores do esporte, de aproximar povos e nações, e de estimular a ocupação saudável do tempo para os jovens em todo o mundo”.

O FISU Web Games será disputado por meio do portal FWG. As competições serão disputadas em duas etapas – online e offline. Na etapa online, os usuários cadastrados no FWG participarão da competição pela internet. Já na fase de semifinais e finais, o usuário viajará para a cidade anfitriã para as disputas ao vivo, eventos internacionais que serão realizados em grandes arenas, como ginásios de esporte, centros de convenções ou campus universitários.

Os eventos offline são as disputas finais de cada uma das competições já realizadas em rede. Os custos da viagem dos finalistas para os locais de competição são pagos pela FWG. Os vencedores recebem premiações em dinheiro, medalhas e troféus.

Projeto piloto
O projeto piloto do portal FWG será testado no segundo semestre de 2010, com a realização de uma competição envolvendo oito países de línguas portuguesa, nos continentes da América do Sul, Europa, Ásia e África, totalizando sete milhões de estudantes universitários.

Durante o projeto piloto todas as funcionalidades do portal serão testadas e avaliadas. O software que permitirá a competição online será traduzido para mais de 50 países, permitindo, assim, a participação de estudantes de todo o mundo, a partir de 2011.

Ferramentas
O FWG tem diversas ferramentas de comunicação, como o Webcast, a TV online do FISU Web Games. A estrutura inclui ainda o portal de games da internet e uma rede internacional de notícias especializada em temas de interesse dos jovens universitários. No Fórum Mundial Universitário permanente serão discutidos temas gerais, como proteção ambiental, desenvolvimento sustentável, produção de energia limpa, biocombustível e outros temas internacionais de interesse estratégico.

Atualmente o Portal FWG prevê 16 eventos nos quatro anos, sendo quatro no Brasil e 12 por diversas capitais mundiais. A lista de eventos culturais leva em conta os temas de interesse dos jovens universitários e a possibilidade de entregas comerciais para os patrocinadores. Inclui disputas em categorias diversas, como bandas de rock, bandas de jazz, canção popular, coral, dança clássica, dança moderna, street dance, sapateado, mímica, animação, comercial de 30’, design de moda e interpretação, além dos games.

O comitê gestor será coordenado pelo Ministério do Esporte, que terá a responsabilidade de articular as ações dos diversos órgãos, ministérios e agências governamentais envolvidas no evento. A realização dos eventos no país permitirá que cada órgão do governo federal possa executar as mais variadas ações no sentido de apresentar e fortalecer a marca Brasil.




Nenhum comentário:

Postar um comentário