terça-feira, 31 de março de 2009

RAUPP DESTACA APROVAÇÃO DE PROJETO DO COOPERATIVISMO

O senado aprovou na semana passada, novas regras para o funcionamento do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo. Entre outros benefícios, está o acesso das cooperativas de crédito aos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para repassar a um custo baixo aos seus associados. A votação e aprovação do texto é resultado de um acordo de líderes que vinha sendo negociado pelo senador Valdir Raupp (PMDB) desde o final de 2008. 

Em Rondônia, o sistema cooperativista vinha mantendo contato permanente com o senador Raupp para garantir a aprovação da medida. Durante o lançamento da agenda legislativa do cooperativismo, os representantes do Sistema Credisis foram recebidos em audiência pelo senador. 

Na ocasião, o presidente do Sistema Credisis, empresário Gilberto Borgio destacou a importância de o cooperativismo ter uma regulamentação definida por lei. Segundo Borgio, o cooperativismo é o instrumento adequado para promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros. 

O modelo tem se mostrado uma alternativa viável para consolidar a economia local. No Brasil, existem 7.603 cooperativas, que geram 218 mil empregos diretos, reúnem 7,3 milhões de associados e movimentam 6% do PIB nacional. O cooperativismo de crédito tem papel de destaque entre os 13 ramos do cooperativismo . O senador rondoniense explicou que a aprovação do PLS/293 vai assegurar ao cooperativismo de crédito a segurança jurídica fundamental a consolidação do setor. 

Onde existe cooperativas, o desenvolvimento humano é maior . Uma das explicações para esse fenômeno, segundo o senador, está na capacidade das cooperativas de distribuir renda e de manter os investimentos dentro da própria cidade de origem. No Brasil, a soma dos valores excedentes pagos pelas cooperativas aos seus associados atingiu US$ 1,84 trilhão. Recursos que provocam o consumo local e aumentam a circulação de mercadorias na cidade. 

Com a nova medida o cooperativismo de crédito terá condições de contribuir ainda mais com o desenvolvimento da econômica local, e se apresentar como uma alternativa viável ao atual momento econômico. [Fonte: Assessoria]


Fonte: www.rondoniagora.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário