terça-feira, 31 de março de 2009

LEI PARA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA ENTRA EM VIGOR EM ABRIL

Entra em vigor no dia 30 de abril a Lei 11.664/08 que estabelece a implementação de ações de saúde para assegurar a prevenção, a detecção e o tratamento do câncer de mama e do colo uterino no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Criada em 29 de abril de 2008, a lei passa a vigorar um ano depois de sua publicação. Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia do Distrito Federal, Antonio César Hummel, a entrada dessa lei em vigor fará com que o sistema de saúde cumpra o que estava previsto, pois a assistência à saúde é um dever do Estado. 

Para o mastologista, a lei viabilizará o diagnóstico precoce, já que as mulheres terão direito a fazer os exames, o que está relacionado diretamente a uma chance maior de cura. 
O número de mulheres diagnosticadas com câncer de mama no Brasil tem aumentado. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o número de novos casos da doença esperados para o país em 2009 é de 50 mil. Esse tipo de câncer representa uma das principais causas de morte entre as mulheres. O último levantamento feito pelo Inca, em 2006, registrou 10.800 mortes em decorrência do câncer de mama.



Fonte: radiocaiari.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário