terça-feira, 16 de junho de 2009

Caminhada marca enfrentamento da violência ao idoso em Ji

A manhã de ontem (15) foi marcada por atividades físicas e caminhada acompanhada de um apitasso pelas principais ruas do centro de Ji-Paraná. A atividade foi realizada por ocasião do Dia Mundial de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa.

A caminhada foi organizada pelo Pasi (Programa de Atenção à Saúde do Idoso), ligado à Semusa (Secretaria Municipal de Saúde). Pelo menos cem idosos participaram da caminhada, que saiu da praça em frente ao Teatro Dominguinhos, passando pela Avenida Marechal Rondon, Rua Almirante Barroso e retornando à praça do Teatro.

O Pasi atende em Ji-Paraná mais de oito mil idosos, sendo que cerca de 150 deles participam da atividade de hidroterapia, que é realizada em piscina aquecida, quatro vezes por semana. Além dessa atividade, os idosos recebem palestras educativas, visitas domiciliares, agendamentos de consultas, exames, entre outros.

VIOLÊNCIA
São nas visitas domiciliares que as denúncias de maus tratos, como cárcere privado, estelionato, ameaça e racismo são recebidas pela equipe do Pasi e encaminhadas ao Ministério Público.

De acordo com a coordenadora do Pasi em Ji-Paraná, Maria Aparecida Ribeiro, somente este ano já foram registrados três casos de violência contra idosos. Em maio último, o Pasi fez 10 anos de implantação em Ji-Paraná, sendo a única cidade de Rondônia que mantém o programa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário