segunda-feira, 25 de maio de 2009

RO: Agentes de saúde formam federação

Representantes dos agentes comunitários de saúde dos 52 municípios do Estado se reuniram pela manhã de ontem, no clube Vera Cruz, em Ji-Paraná para a criação da Federação Estadual dos agentes comunitários de saúde. Em todo o Estado existem aproximadamente três mil agentes e em Ji-Paraná, são 159 trabalhadores.

Para o presidente dos agentes de saúde de Presidente Médici, Joel Sena, a intenção da associação é valorizar o trabalho dos agentes e obter mais apoio nas reivindicações. A profissão do agente de saúde foi reconhecida em nível nacional, com a lei 10.507 de 10/7/2002, que teve empenho do senador Expedito Júnior (PR-RO), no Congresso Nacional para sua aprovação. O senador acompanhou ontem a primeira etapa da reunião.

Mesmo desenvolvendo um trabalho de grande alcance social, as agentes encontram dificuldades para exercer suas atividades. Um dos exemplos citado por Joel é a falta de uniforme adequado, cursos de capacitação e baixos salários. "Problemas como este e outros poderão ser solucionados mais facilmente. A categoria sempre buscou melhorias salariais, melhores condições de trabalho, mas sem uma classe organizada não tinha muito força", disse Joel.

Joel informou que o governo federal repassa às prefeituras uma verba no valor de R$ 581 por agente de saúde. Mas, que algumas prefeituras acabam pagando ao servidor menos de um salário mínimo. 


Fonte: www.rondoniatual.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário