quinta-feira, 21 de maio de 2009

Agentes de saúde preparam assembleia

Representantes dos agentes comunitários de saúde dos 52 municípios do Estado se reúnem amanhã no clube Vera Cruz, a partir das 8 horas, em Ji-Paraná para a criação da Federação Estadual dos agentes comunitários de saúde. Em todo o Estado existem aproximadamente três mil agentes e em Ji-Paraná, são 159 trabalhadores.

Para o presidente dos agentes de saúde de Presidente Médici, Joel Sena, a intenção da associação é valorizar o trabalho dos agentes e obter mais apoio nas reivindicações. A profissão do agente de saúde foi reconhecida em nível nacional, com a lei 10.507 de 10/7/2002. Mesmo desenvolvendo um trabalho de grande alcance social, as agentes encontram dificuldades para exercer suas atividades. 

Um dos exemplos citado por Joel é a falta de uniforme adequado, cursos de capacitação e baixos salários. “Problemas como este e outros poderão ser solucionados mais facilmente. A categoria sempre buscou melhorias salariais, melhores condições de trabalho, mas sem uma classe organizada não tinha muito força”, disse Joel.

Segundo informou Joel, ainda não foi definido os candidatos. A intenção é que cada município tenha um representantes na federação. 

De acordo com Joel, o trabalho dos agentes de saúde produz um dos resultados mais importantes da saúde pública do País, que é a redução das internações hospitalares, o que consequentemente, resulta em economia de recursos públicos. 

O agente de saúde lembrara a incessante luta da categoria que culminou com a aprovação da Emenda Constitucional nº 51/2006 e da Lei Federal nº 11.350, que regularizou a função de agente comunitário e garantiu o aumento de 40% do incentivo financeiro federal fixado por agente comunitário de saúde. 


Fonte: www.folhaderondonia.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário