O banco de sangue de Ji-Paraná, o Hemocentro está com o estoque em baixa. Uma das causas é a demanda ser maior que o número de doadores. Com a mudança no clima, a unidade deve registra uma queda no comparecimento de doadores. O Hemocentro abastece os hospitais públicos e particulares de treze municípios vizinhos.
O apelo se faz necessário, segundo a farmacêutica bioquímica, Gilmeire Domingues Veiga, porque as pessoas, mesmo as cadastradas no órgão, não têm costume de doar sangue regularmente. “Por ser uma região central e o Hospital Municipal atender pacientes de quase todo o interior do Estado, nossa necessidade é cada vez maior”, disse Gilmeire.
Em Ji-Paraná, menos de 1% da população doa sangue. Estima-se que 1,7% da população brasileira doe sangue eventualmente, sendo que esse número deveria ser no mínimo de 3%. Por causa da queda no número de doadores, tipos mais raro de sangue, que são A, B e AB fator RH negativo, tem faltado. O que faz funcionários do Hemocentro ligar para os doadores cadastrados. Esse é o tipo de sangue mais raro, presente em apenas 15% da população.
O hemocentro possui um cadastro de aproximadamente 19 mil pessoas, sendo de Ji-Paraná, Ouro Preto, Jaru e Presidente Médici, porém menos de dois mil são doadores fidelizados.
Para a doação, o candidato precisa estar em boas condições de saúde. É necessário pesar mais de 50 quilos e dormir bem na noite anterior, para que o organismo possa se preparar para o procedimento.
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário