quinta-feira, 16 de abril de 2009

VACINA CONTRA A GRIPE DEVE SER TOMADA

Abril e maio são os meses ideais para que a população seja imunizada contra a gripe. A vacina é atualmente o método mais eficaz no combate ao vírus Influenza. De acordo com a farmacêutica Michelle Silva Machado, quem tomou a vacina contra a gripe há mais de um ano, não está mais protegido da doença. 

A vacina deve ser tomada todos os anos porque o vírus se modifica a cada temporada. “A vacina deve ser tomada por pessoas acima dos seis meses de vida. Todos podem tomar vacina, desde que não esteja com uma doença febril ou não esteja gripado”,aconselhou a farmacêutica. Aqueles que ficam gripados alguns dias após terem sido vacinados, poderiam estar incubando a doença antes de receber a dose da vacina. A vacina consegue prevenir a doença em até 80% dos casos.

Mas, apesar de recomendada, a vacina não é oferecida a população gratuitamente. Em Ji-Paraná são raras as farmácias que têm a vacina. E o valor é alto. Em uma farmácia no bairro Dois de Abril, ela custa R$ 45. Segundo o proprietário da farmácia, o preço é promocional, pois no último ano custava R$ 53. Mesmo assim, ela é bastante procurada. Segundo Cleiton Machado, nesta época, por dia, cerca de dez pessoas procuram ser imunizadas contra a doença.

A gripe é considerada um problema de saúde pública. O clima típico de inverno, com temperaturas mais baixas e alta umidade do ar, é propício para a instauração da doença, que se não tratada corretamente pode acarretar em outras mais graves, como a pneumonia, rinosinusites, as infecções no ouvido (otites), inflamação nos brônquios (bronquite) e inflamações da laringe (laringite).

Para proteger as pessoas acima de 60 anos, o Ministério da Saúde disponibiliza a vacina. No próximo dia 25 começa a Campanha de Vacinação contra Influenza do Idoso em Ji-Paraná. No último ano, apenas 60% da população acima de 60 anos recebeu a vacina. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é vacinar mais de 75% dos idosos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), anualmente cerca de 18 milhões de brasileiros são infectados, desses, 22 mil morrem, em conseqüência de doenças mais graves, que se manifestam após a gripe mal curada.


Fonte: www.jipagora.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário