
- Dia do Serviço de Veterinária
Os códigos de Eshn Unna (1900 a.C.) e de Hammurabi (1700 a.C.), originários da Babilônia, capital da antiga Mesopotâmia, registra referências à remuneração e às responsabilidades atribuídas aos Médicos dos Animais. Os primeiros registros sobre a prática da medicina animal na Europa originam-se da Grécia, no século VI a.C., onde em algumas cidades eram reservados cargos públicos para os que praticavam a cura dos animais. Estes chamados de hipiatras.
Na era cristã, em meados do século VI, em Bizâncio (atual Istambul), foi identificado um verdadeiro tratado enciclopédico - Hippiatrika - compilado por diversos autores e que tratava da criação de animais e suas doenças. Entre os 420 artigos encontrados, 121 foram escritos por Apsirtos, considerado no mundo ocidental a partir dos helenos, o pai da Medicina Veterinária. Apsirtos estudou Medicina em Alexandria, tornando-se, posteriormente, Veterinário-chefe do exército de Constantino, o Grande, durante a guerra contra os povos Sarmatas do Danúbio, entre 332 e 334. Após a guerra, exerceu sua arte de curar animais em Peruza e Nicomédia, cidades da Ásia Menor, criando um verdadeira escola de hipiatras.
Na Espanha, durante o reinado de Afonso V de Aragão, foram estabelecidos os princípios fundamentais de uma Medicina animal racional, culminando com a criação dos reis católicos Fernando e Isabel de um Tribunal de Proto-albeiterado, no qual eram examinados os candidatos ao cargo de albeitar, denominação que deriva do mais famoso Médico de animais espanhol, cujo nome de origem árabe era Eb-ebb-beithar. Em língua portuguesa o termo foi traduzido para alveitar, sendo usado, em 1810, para designar os Veterinários práticos da cavalaria militar do Brasil Colônia.
A Medicina Veterinária moderna, organizada a partir de critérios científicos, começou a desenvolver-se com a primeira escola de Medicina Veterinária do mundo, criada pelo hipólogo e advogado francês Claude Bougerlat, em Lyon, França, a partir do Édito Real assinado pelo Rei Luiz XV, em 04 de agosto de 1761. Este primeiro centro mundial de formação de Médicos Veterinários iniciou seu funcionamento com oito alunos, em 19 de fevereiro de 1762. Em 1766, também na França, foi criada a Segunda escola de veterinária do mundo, a Escola de Alfort, em Paris.
A partir daí, com a compreensão crescente da relevância social, econômica e política da profissão de Médico Veterinário, outras escolas foram criadas em diversos países: Áustria - Viena (1768), Itália - Turim (1769), Dinamarca - Copenhague (1773), Suécia - Skara (1775), Alemanha - Hannover (1778), Hungria - Budapeste (1781), Inglaterra - Londres (1791), Espanha - Madri (1792). No final do século XVIII 17 escolas estavam em funcionamento.
- Dia do Funcionário Público Aposentado
Dia do profissional da área de serviços prestados diretamente ao Governo(ou melhor, o dia de seu descanso).
- Dia Mundial de Luta Contra a Desertificação
Uma batalha cada vez mais distante de vencermos, cada segundo mais próximo da realidade, dura e crua.
- Dia da Imprensa
Trata-se de uma celebração do advento da imprensa, mas apenas em SP.
Fonte: www.quediaehoje.net
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário