domingo, 17 de maio de 2009

Hoje é dia de ...

Dia Internacional das Telecomunicações 

O telefone de cordel serviu de inspiração para as transmissões com base em fios e cabos que mais tarde originariam o telégrafo e o telefone.

1747 - William Watson - realizou a transmissão da eletricidade através de um fio .

1809 - Advento do telégrafo eletroquímico de Von Soemmerring.

1837 - O telégrafo e o código Morse Samuel Morse inventou o manipulador de telegrafia e um código, o código Morse. O funcionamento do manipulador se dava através da abertura e fechamento de um contato metálico de modo a permitir fluir, por tempos determinados, uma corrente elétrica que traçava, em uma fita de papel, pontos e/ou traços. Estes pontos e traços correspondiam a letras e sinais gráficos no código Morse.

1853 - Julius Wilhelm Gintl inventou um telégrafo que podia mandar e receber mensagens ao mesmo tempo.

1854 - Charles Bourseul publica seu ensaio sobre a transmissão elétrica do som.

1867 - Entra em operação o primeiro cabo de telégrafo funcional a cruzar o Atlântico.

1874 - Primeiro cabo submarino ligando o Brasil à Europa O Barão de Mauá idealiza e inaugura o primeiro cabo submarino ligando o Brasil e a Europa. O cabo foi construído por uma companhia inglesa e funcionou até 1973, ano em que a Embratel substituiu o cabo antigo pelo Bracan, ligando o Brasil às Ilhas Canárias, na Europa.

1876 - A invenção do telefone Alexander Graham Bell patenteou o telefone apenas 3 horas antes que outro pesquisador, Elisha Gray, o fizesse. Embora muitos outros pesquisadores estivessem estudando a mesma área, Graham Bell foi o primeiro a construir um protótipo que funcionava. O sistema era composto por um microfone e um alto-falante.

1877 - A dúvida e o reconhecimento No ano seguinte Bell tenta vender a patente do seu aparelho para a Western Telegraph Company pela quantia de US$ 100,000.00. Como resposta ele obtém a negativa: o que é que poderíamos fazer com esse brinquedo?. Mas nem todos tiveram esta visão míope do invento. Durante uma exposição na Filadélfia, Alexander expôs seu invento. Por mais de 6 semanas o telefone não despertou o interesse dos juízes.

O Imperador do Brasil, D. Pedro II, chegando em visita à exposição, foi cumprimentar o professor Bell - já havia assistido a uma aula dele que muito o havia impressionado. Foi o suficiente para atrair a atenção dos juízes. Então Graham Bell estendeu um fio de um canto a outro da sala e colocou D. Pedro em uma extremidade dirigindo-se à extremidade oposta. Diante do funcionamento do aparelho D. Pedro declarou assombrado: Meu Deus, isso fala!

1877 - Bell Telephone Company - a primeira companhia telefônica do mundo.

1880 - É formada a primeira companhia telefônica do Brasil

1888 - Friedrich Hertz descobre a onda eletromagnética abrindo caminho para as futuras transmissões de rádio.

1889 - Os telefones independentes Almon B. Strowger inventa o aparelho de telefone que discaria sem o auxílio da telefonista. Nesta época, a conexão entre dois telefones era feita através de uma mesa na central telefônica, operada pelas telefonistas. Cada posição na mesa correspondia a um assinante. Ao acionar o telefone, o assinante fazia acender uma luz na mesa e então podia ser atendido pela telefonista que perguntava o número a ser discado. Através de um fio, eram conectados os dois usuários para só então estabelecer comunicação. Esse sistema foi utilizado no Brasil até o fim da década de 50. O padre Roberto Landell de Moura fez, pela primeira vez no mundo, transmissões de sinais telegráficos da voz humana.

1894 - O italiano Marconi realiza uma transmissão sem fio a uma distância de duas milhas.

1895 - Marconi inventa o rádio baseado nas ondas eletromagnéticas descobertas por Hertz.

1910 - É feita a primeira transmissão musical de rádio, na voz do cantor Caruso, do Metropolitan Ópera em Nova York.

1927 - A invenção da televisão, baseada em descobertas anteriores como o rádio e a antena, foi atribuída ao escocês James Hojie Baird.

1935 - Instalação dos primeiros telefones públicos no Brasil.

1946 - ENIAC - Eletronic Numerical and Calculator, o primeiro computador eletrônico.

1957 - A Rússia lança o primeiro satélite do mundo, o Sputinik.

1962 - J. C. R. Licklider, do MIT, foi o primeiro a pensar na possibilidade de uma comunicação global entre computadores.

1969 - Uma rede mundial para fins militares O Departamento de Defesa dos EUA sentiu que precisava de uma maneira fácil de trocar informações militares entre os cientistas e pesquisadores do mundo. Foi então desenvolvida uma rede simplificada de apenas 4 computadores que em 1972 chegou a 37 computadores. Esta rede não tinha uma central. Assim, em caso de um ataque nuclear, não haveria um cérebro a ser destruído e os outros computadores poderiam continuar funcionando. Esta rede daria início ao que conhecemos por Internet.

1970 - É descoberta nos EUA a fibra ótica. Em vez de impulsos elétricos, as mensagens são carregadas em forma de sinais luminosos, utilizando o laser como fonte de luz. A nova tecnologia permitiria transmissões sem interferências eletromagnéticas e um baixo custo por canal - um par de fibra ótica é capaz de transmitir cerca de 480 conversações simultâneas.

1980 - Introdução da tecnologia de banda larga. Os microchips são melhorados, passando a operar com a capacidade de 6.400Bits.

1990 - A cidade do Rio de Janeiro é a primeira a utilizar o sistema de telefonia móvel no Brasil. A telefonia móvel foi criada a partir da tecnologia utilizada nos rádios. Nos sistemas de radiotransmissão comuns, um único transmissor de grande porte é instalado no ponto mais alto da área que se pretende cobrir, com um número de apenas 10 canais. Assim forma-se uma grande célula (de cell, cela, em inglês). O alcance das ondas de rádio neste sistema é limitado a um raio de 30km, devido à presença de obstáculos naturais.

Na telefonia celular, várias estações de rádio base (células com receptores e transmissores) são distribuídas nas áreas que se pretende cobrir, formando uma rede de células semelhante a uma colméia. Assim, diminui-se a área de sombra provocada pelos obstáculos e os transmissores-receptores não precisam mais ter potência elevada e grande porte. Com suas dimensões reduzidas foi possível criar o celular.

1992 - Surge a World Wide Web, a grande rede mundial de computadores. De tecnologia genuinamente brasileira é inventado o telefone público a cartão. Inovações atuais e esperadas A partir de metade da década de 90 começam a ser instaladas no Brasil as centrais digitais. Estas centrais comutam as ligações através de circuitos integrados e são comandadas por microcomputadores reduzindo o custo da operação. É lançado o primeiro telefone móvel via-satélite, com alcance mundial, independente de bases transmissoras locais. O custo final muito alto para consumidores impediu que este primeiro telefone fosse um sucesso comercial. Mesmo assim, o mercado aguarda que se consolide uma solução semelhante enquanto a Internet móvel se torna realidade.


Fonte: www.quediaehoje.net



Nenhum comentário:

Postar um comentário