
Dia Internacional do Café
Origem do Café
Segundo a publicação "Cultura de Café", editada pelo Instituto Campineiro de Ensino Agrícola, o chamado "ouro negro" foi introduzido pelos árabes, inicialmente na região da Etiópia, antiga Absínia (África) e Iêmen (Arábia), às margens do Mar Vermelho.
Estima-se que o café seja conhecido há mil anos no Oriente Médio, especialmente na região de Kafa (daí o nome "Café"). Mas o primeiro registro comprovado da existência da planta é do século XV (por volta do ano de 1.400 d.c.). Nessa época, o café foi descoberto por pastores de cabras etíopes. Eles notaram que quando os animais comiam uma pequena cereja (o fruto do café) tornavam-se mais espertos e resistentes. Kaldi (nome de um desses pastores) passou a colher as cerejas do café e preparar, para seu próprio consumo, uma tonificante pasta feita com cerejas esmagadas e manteiga. Os árabes, vizinhos do Oriente Médio, foram os primeiros a cultivar o café (por isso o nome Coffea arabica – nome científico de uma das mais importantes espécies de café). Os árabes foram também os primeiros a beber o café – em vez de comer ou mascar, como faziam os pioneiros pastores da Etiópia.
Café é o remédio
É interessante notar que na África, berço do café, houve pouco interesse no cultivo da planta até a Primeira Guerra Mundial. Só depois de 1918 é que se iniciou naquele continente a expansão cafeeira, estimulada pelas metrópoles européias. A sabedoria dos nativos africanos porém, já levava-os a explorar as propriedades medicinais da planta há pelo menos dois séculos antes. Quando os europeus chegaram ao ex-Congo Belga, por exemplo, as tribos já haviam descoberto há muito tempo os efeitos estimulantes de bebidas preparadas com folhas de cafeeiros.
Chegada e Regiões - Café chega ao Brasil no início do séc. XVIII
A passagem do café da Europa para a América ocorreu naturalmente, em questão de pouco tempo. Primeiramente os holandeses trouxeram sementes e mudas para suas colônias no Novo Continente, para aproveitar o clima, bastante apropriado ao cultivo.
O café começou, dessa forma, a florescer na América. Mas, seguindo um velho costume que vinha desde a época dos turcos, não se vendia café em grão para que não fosse plantado. Exatamente por isso a planta demorou um pouco para ser cultivada no Brasil. Entretanto, o governador do Pará, em 1727, incumbiu Francisco de Mello Palheta, um oficial aventureiro luso-brasileiro, de – a pretexto de resolver, oficialmente, questões de fronteiras com os franceses da vizinha Guiana Francesa – trazer, algumas sementes da preciosa planta. Em pouco tempo, o café tornou-se o mais importante produto brasileiro, vindo a ser cultivado no sudeste e sul do país.
Iniciou-se assim, por volta de 1870 (quando as primeiras lavouras se estabeleceram no Vale do Paraíba – São Paulo), um dos principais ciclos econômicos da história do Brasil: o ciclo do café. Os fazendeiros se enriqueceram e muitos se tornaram tão poderosos que passaram a ser chamados de "Barões do Café". Nessa época, o café também chegou à Indonésia, ao Ceilão (atual Sri. Lanka) e à Índia para, mais tarde, invadir outros países asiáticos como a Tailândia, a China e as Filipinas. Nas Américas, alcançou ainda o México, sendo o Paraguai aparentemente o último país a cultivá-lo na América do Sul.
Hoje – Atualmente, é cultivado em várias regiões brasileiras (sul de Minas Gerais, oeste de São Paulo, Espírito Santo, Paraná e Rondônia). Em todas as suas etapas (produção, industrialização e comércio interno e externo) gera grandes receitas e milhões de empregos, direta e indiretamente. O país cupa atualmente a posição de primeiro produtor mundial da bebida.
O café continua hoje, a ser um dos produtos mais importantes para o Brasil e é, sem dúvida, o mais brasileiro de todos.
Dia Pan-Americano
Dia da América
Fonte: www.quediaehoje.net
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário