domingo, 12 de abril de 2009

HOJE É DIA DE ...

Dia do Obstetra 

obs.te.trí.cia sf (lat obstetricia) Parte da Medicina que se ocupa da gravidez e dos partos.

A gestação é um tempo único. 

Um tempo de proteger e também de sentir-se protegida. 

Tempo de se preparar para receber o melhor presente da vida.

A obstetrícia, enquanto conjunto de práticas tocológicas, teve sua origem no conhecimento acumulado pelas parteiras, sendo a participação destas predominantemente feminina. 
Desconhece-se registros na literatura feitos pelas parteiras em relação aos primórdios da sua prática. Um dos paradigmas que existiam na assistência ao parto era que a parturição se devia a um processo natural, fazendo com que, por muito tempo, a prática médico-cirúrgica permanecesse latente, bem como a participação masculina no parto.

O nascimento da obstetrícia sob tutela cirúrgica direcionou um saber mais voltado para a técnica deixando de lado as particularidades da gestação e do parto. O fórcipe obstétrico foi o evento influenciador na aceitação da obstetrícia como uma área técnica e científica, onde foi incorporado o conceito de que o parto era perigoso e a presença de um médico era imprescindível, inaugurando o estopim da disputa profissional entre médicos e parteiras.

No Brasil, o declínio da prática da parteira no final do século XIX ocorreu quando se instalou o paradigma médico de que a atenção ao parto é estritamente intervencionista, cirúrgico.
Ginecologia e Obstetrícia constitui 11,8% das sessenta e cinco especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina como especialidades médicas.

Dia da Carta Régia 
Com a chegada da família real ao Brasil em 23/01/1808, os ingleses intensificaram as pressões políticas junto ao Príncipe Regente, de modo que de imediato, D. João expedira Carta Régia datada de 28 de Janeiro de 1808, abrindo os portos do Brasil às nações amigas.

Dia da Parteira 
A "obstetra" de antigamente e ainda ocorrem especialmente nas regiões mais afastadas dos centros urbanos.

Dia do Cosmos O Universo.

Dia da Intendência do Exército 
Atende aos objetivos do Exército Brasileiro no que se refere a logística voltada para atividades de suprimento. O símbolo é o acanto, originário da Grécia e Itália.


Fonte: www.quediaehoje.net




Nenhum comentário:

Postar um comentário