sexta-feira, 10 de abril de 2009

HOJE É DIA DE ...

A formação do profissional de Engenharia envolve o estudo e a aplicação de Matemática aos modelos físicos, químicos e biológicos, adaptados às realidades do mundo que nos envolve. Nem sempre todos os profissionais de Engenharia têm oportunidade de exercitar o seu raciocínio matemático, nem disponibilidade de se dedicarem ao desenvolvimento de técnicas próprias aplicáveis aos problemas do dia a dia. 

Porém, é essencial ao profissional de Engenharia, em qualquer período da sua atividade, manter o interesse pelo conhecimento dos modelos e técnicas que interpretam as leis naturais, ainda que criados e desenvolvidos por outros. Para além dos conhecimentos da Matemática e da Física é fundamental para o profissional de Engenharia assumir-se como tal, mantendo a capacidade de raciocinar de uma forma lógica e estruturada, definindo pressupostos, estabelecendo etapas, tirando conclusões numericamente fundamentadas, e avaliando criticamente os resultados obtidos.

As licenciaturas em Engenharia são cursos superiores de cinco anos, muitos deles ministrados em Universidades e constituem a formação obrigatória para os Engenheiros. De acordo com os Estatutos da sua Ordem Profissional, o Engenheiro tem de ser titular de uma Licenciatura, ou equivalente legal, em curso de Engenharia, ocupando-se da aplicação das ciências e técnicas respeitantes aos diversos ramos de Engenharia (Agronômica, Ambiente, Civil, Eletrotécnica, Geográfica, Informática, Mecânica, Metalúrgica e Materiais, Minas, Naval, Produção, Química, Silvícola e Telecomunicações ).

O licenciado em Engenharia só é engenheiro depois de estar obrigatoriamente inscrito na Ordem dos Engenheiros, o que quer dizer que não bastam habilitações acadêmicas para se ser titular da qualificação profissional de engenheiro. Para se inscrever na Ordem dos Engenheiros, o licenciado em Engenharia terá de fazer exame de admissão, podendo ser dispensado, se for oriundo de um curso acreditado pela Ordem, após o que terá de realizar um estágio profissionalizante. 

O Engenheiro tem um código ético e deontológico de atuação, isto é, tem de subordinar a sua atividade a um conjunto de preceitos definidos pela sua Ordem, onde estão registadas as normas de conduta; a desobediência a este código pode provocar a suspensão do exercício da atividade profissional, após a instauração de um processo disciplinar pela Ordem. Este código destina-se a identificar os direitos e deveres do Engenheiro para com a sua Associação Profissional e, no exercício da atividade profissional, assegurar que o seu trabalho vise o bem da sociedade e que as relações entre profissionais se orientem na defesa, prestígio e unidade dos Engenheiros.

Ser Engenheiro Técnico é ser titular de um curso de ensino superior, com a duração de três anos, ao qual é atribuído a grau de bacharelato. A atividade profissional dos Engenheiros Técnicos é regulamentada pelas Associações Profissionais que os representam. O que fazem Os profissionais de Engenharia podem exercer atividades em gabinete (realizando estudos, cálculos e projetos), na fábrica ou oficina (gerindo e melhorando os métodos de fabrico), no laboratório (orientando o desenvolvimento de técnicas de análise), no campo (gerindo e melhorando a produção de animais ou plantas), variando o âmbito da sua atividade de acordo com as suas habilitações acadêmicas, a sua capacidade pessoal, o tipo e a qualidade de formação que for recebendo ao longo da vida profissional.

O profissional de Engenharia necessita de ter uma grande preocupação de atualização profissional, dado que as ciências e as técnicas da Engenharia evoluem muito rapidamente ao longo dos tempos (em cerca de cem anos passou-se da máquina a vapor para a primeira viagem tripulada à Lua). Por outro lado, a sua condição de elemento responsável na estrutura das instituições exige-lhe características humanas e sensibilidade às questões sociais. A profissão de Engenharia pode ser desenvolvida em diferentes atividades, nomeadamente, investigação, concepção, estudo, projeto, fabrico, construção, produção, fiscalização, controlo, incluindo a gestão dessas atividades e de outras com elas relacionadas.

A Engenharia é, também, uma forma de cultura, isto é, uma forma de pensamento extensível aos profissionais que a exercem e constitui uma herança científica e social da humanidade, que é transmitida aos novos membros desta comunidade profissional, assegurando a sua integração plena nas metodologias e técnicas da profissão.

A universalidade da linguagem científica permite assegurar, de uma forma inequívoca o diálogo e a comunicação entre todos os povos. Este fato é relevante por facilitar a transmissão do conhecimento do saber como, de geração em geração, nomeadamente aos mais novos, disponibilizando a sua utilização generalizada e assegurando a evolução técnica e científica, que só é conseguida a partir da consolidação dos conhecimentos adquiridos. Isto pressupõe que um dos deveres de todo o profissional é a transmissão aos outros, de forma aberta, dos conhecimentos e experiência que possui. E isto deverá ser feito espontânea e naturalmente, numa permuta em que o prazer da comunicação deve dominar a relação dos intervenientes na sua troca de experiências, apresentadas de forma aberta e com diálogos.

A identificação da vocação para a Engenharia está associada ao interesse, gosto e motivação para a matemática e a criação de modelos. O profissional de Engenharia terá, no entanto, de ser mais que um criador e modelos: tem de ser alguém com um espírito prático e com capacidade para interpretar e adaptar à realidade os modelos construídos.

Dia de São Miguel dos Santos 
Comemora-se hoje o Dia de São Miguel dos Santos.


Fonte: www.quediaehoje.net




Nenhum comentário:

Postar um comentário