terça-feira, 30 de junho de 2009

Hoje é dia de ...

  • Dia do Economista
Concebem e implementam modelos matemáticos, tendo em vista simular aspectos da realidade; elaboram análises comparadas de evolução econômica nacional e internacional; concebem novos produtos financeiros (por exemplo, fundos de pensões); definem a planificação estratégica e as políticas gerais de uma dada empresa; concebem e implementam sistemas de informação de gestão; realizam auditorias de âmbito econômico, financeiro ou de gestão; definem políticas comerciais que a empresa deve seguir; prestam apoio técnico a entidades como companhias de seguros, bancos, empresas de corretagem, empresas industriais, associações comerciais, sindicatos ou departamentos governamentais; elaboram estudos com o intuito de identificar diferentes tipos de tendências da procura e da concorrência do mercado, avaliando as suas potencialidades e receptividade a novos produtos.

A atividade dos economistas abarca todos os setores da economia. A título de exemplo, podem desenvolver trabalho nos setores: industrial - efetuam análises setoriais, medem os impactos das medidas políticas a nível industrial ou averiguam quais os problemas de regulamentação; internacional - analisam os fluxos do comércio internacional e a competitividade, estudam o equilíbrio externo, a integração e a mobilidade internacional de fatores como o investimento estrangeiro; finanças públicas - colaboram na definição da política orçamental e fiscal (por exemplo, ajudam na elaboração do Orçamento do Estado enquanto técnicos do Ministério das Finanças), analisam a distribuição de recursos e estudam a intervenção estatal na economia; agrícola - analisam os problemas relacionados com a distribuição e transformação da economia agrícola; desenvolvimento - analisam os problemas de transferência de tecnologia, efetuam análises da pobreza, estabelecem políticas de desenvolvimento, avaliam a distribuição do rendimento e observam as necessidades de ajuda externa.

Dentro de cada setor de atividade, é comum os economistas realizarem análises econômicas a dois níveis: macro e micro. Por exemplo, quando analisam a situação econômica de uma empresa terão de utilizar necessariamente conceitos da microeconomia (função produção, lucro, custos, etc.). Simultaneamente, e ainda no âmbito dessa análise, podem empregar conceitos macro-económicos no sentido de enquadrar essa empresa na economia nacional ou internacional (produto, inflação, emprego, etc.).

Em todos os setores de atividade é habitual os economistas colaborarem com profissionais da mesma ou de outras áreas de formação no âmbito de equipas multidisciplinares. Podem colaborar com engenheiros, arquitetos ou sociólogos em projetos de desenvolvimento e cooperação internacional, com gestores e contabilistas dentro de uma empresa, com juristas no âmbito da auditoria ou consultadoria, entre outros.

Os economistas utilizam diferentes métodos e técnicas de recolha de informações consoante o tipo de assunto que estão a estudar. Podem, por exemplo, empregar técnicas de amostragem para orientar uma pesquisa ou utilizarem modelos econométricos (de previsão) para identificarem tendências. A preparação de relatórios constitui normalmente uma parte importante do seu trabalho. Estes profissionais procuram analisar todos os dados que sejam relevantes num determinado estudo e procuram redigir os resultados de forma clara e concisa.

Para os economistas cujas pesquisas se dirigem à definição de linhas de orientação de políticas econômicas é particularmente importante apresentar os conceitos econômicos e estatísticos de forma a que sejam entendidos por quem não domina os termos técnicos. Durante as últimas décadas, o surgimento de novas técnicas e instrumentos de análise e de previsão, bem como o aparecimento de sistemas computorizados de modelos econômicos ajudaram a desenvolver a economia como uma disciplina com aplicação prática. A informática veio facilitar em muito o trabalho dos economistas, nomeadamente na rapidez e precisão com que se constroem cenários de evolução possíveis da economia.

Como tal, o papel dos economistas no planeamento estratégico global tornou-se cada vez mais reconhecido e de grande importância.

  • Dia do Porquinho
  • Dia do Caminhoneiro
Dia do profissional das estradas, dos que proporcionalmente possuem uma das maiores cargas horárias de serviço.

  • Dia Paulistano da Paz
Movimento criado na cidade de São Paulo, que assim como a metrópole do Rio de Janeiro, já não suporta a selvageria e a impunidade que reinam nas selvas de pedra do Brasil (e do mundo).


Fonte: www.quediaehoje.net


segunda-feira, 29 de junho de 2009

Hoje é dia de ...

  • Dia do Pescador
Os peixes são um recurso natural, biológico, móvel e renovável. A sua reprodução não requer qualquer interferência nem implica qualquer despesa. O inconveniente, porém, reside no fato de os peixes se deslocarem sem qualquer controle e, em alguns casos, migrarem para muito longe.

Ninguém possui um peixe antes de o ter capturado. Por outro lado, cada peixe retirado do mar é menos um à disposição do resto dos pescadores: cada pescador é afetado pelas ações dos outros. Esta dependência e vulnerabilidade face às atividades de outrem é inevitável. As populações piscícolas continuam a ser consideradas parte do nosso patrimônio comum, um recurso comum a gerir coletivamente.

Para assegurar uma pesca sustentável não basta atender às quantidades de peixes retiradas do mar: é preciso ter igualmente em conta as espécies capturadas e o seu tamanho e, portanto, as técnicas de captura utilizadas bem como as zonas em que é exercida a pesca. Em consequência, para transmitir este patrimônio às gerações futuras, são necessárias regras de regulação das quantidades pescadas, bem como dos tipos de técnicas de pesca e artes utilizadas na captura dos peixes.

A história da pesca, apesar de por vezes marcada por conflitos, tem sido de um modo geral caracterizada pela cooperação na procura de soluções para problemas comuns. A pesca e a aquicultura constituem atividades importantes, na medida em que fornecem alimentos e proporcionam emprego em zonas costeiras e rurais. Mas o seu êxito depende da proteção dos ecossistemas marinhos em que são exercidas, principalmente ameaçados pela exploração e pela poluição: como os efeitos destas não conhecem fronteiras, devem ser combatidas por ações coletivas.

O seu futuro no setor da pesca depende das práticas de pesca responsáveis de hoje.

  • Dia do Idoso
Hoje é dia de lembrarmos do agradecimento aos nossos pais, avós e todos aqueles que merecem o respeito, faltante apenas aqui no Brasil.

  • Dia do Resgate das Crianças Desaparecidas
Missão dificilima e dolorosa ao coração de ser feita, mas a busca por crianças injustamente arrancadas de seus pais deve continuar incessante como a chama de uma pira olímpica.


Fonte: www.quediaehoje.net


Hoje é dia de ...

  • Dia Estadual do Ministério Público
Art. 27. A eleição dos 6 (seis) membros do Conselho Superior do Ministério Público pelos demais integrantes da carreira a que se refere o artigo anterior será realizada na sede da Procuradoria-Geral de Justiça no período de 1º a 10 de dezembro dos anos ímpares, podendo o eleitor votar em cada um dos elegíveis até o número de cargos postos em eleição, de acordo com as instruções baixadas pelo Procurador-Geral de Justiça, observadas as seguintes normas:

I - publicação de aviso no Diário Oficial, fixando período diário de votação, que não poderá ser inferior a 6 (seis) horas;

II - proibição de voto por portador ou procurador, admitindo-se, todavia, o voto por via postal dos Promotores de Justiça lotados fora da Capital do Estado, desde que recebido no Protocolo do Ministério Público até o encerramento da votação;

III - apuração pública, logo após o encerramento da votação, realizada por Promotores de Justiça da mais elevada entrância, escolhidos pelo Procurador-Geral de Justiça e sob sua Presidência;

IV - proclamação imediata dos eleitos.

Art. 28. O Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça realizará sessão extraordinária para eleição de 3 (três) de seus membros, para compor o Conselho Superior do Ministério Público, no dia útil imediato àquele previsto para a proclamação dos Conselheiros eleitos pelos demais membros da carreira.

Art. 29. Somente poderão concorrer às eleições referidas nos artigos 27 e 28, desta lei complementar, os Procuradores de Justiça em exercício que se inscreverem como candidatos ao cargo, mediante requerimento dirigido ao Procurador-Geral de Justiça, durante a segunda quinzena do mês de outubro do ano da eleição.

Art. 30. Os Procuradores de Justiça, que se seguirem aos eleitos nas respectivas votações, serão considerados seus suplentes.

Art. 31. Em caso de empate, será considerado eleito o mais antigo na segunda instância, persistindo o empate, o mais antigo na carreira e, em caso de igualdade, o mais idoso.

Art. 32. O mandato dos membros do Conselho Superior do Ministério Público terá início em 1º de janeiro do ano seguinte ao da eleição. Parágrafo único - A sessão solene de posse dos membros do Conselho Superior do Ministério Público será realizada no mesmo dia da primeira reunião ordinária do mês de janeiro do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça.

Art. 33. Os suplentes substituem os membros do Conselho Superior do Ministério Público em seus impedimentos ou afastamentos por mais de 30 (trinta) dias, sucedendo-os em caso de vaga. Parágrafo único - Durante as férias é facultado ao titular exercer suas funções no Conselho Superior do Ministério Público, mediante prévia comunicação ao Presidente.

Art. 34. São inelegíveis para o Conselho Superior: I - para o período subseqüente, o Procurador de Justiça que o integrou como membro nato e em caráter efetivo; II - os Procuradores de Justiça que estiverem afastados da carreira até 60 (sessenta) dias antes da data da eleição.

Art. 35. O Conselho Superior do Ministério Público reunir-se-á, ordinariamente, uma vez por semana, em dia previamente estabelecido, e, extraordinariamente, quando convocado por seu Presidente ou por proposta de pelo menos 4 (quatro) de seus membros. § 1º - Das reuniões será lavrada ata circunstanciada, na forma regimental. § 2º - As deliberações do Conselho Superior do Ministério Público serão tomadas por maioria simples de votos, presente a maioria absoluta de seus membros, cabendo ao Presidente também o voto de desempate. § 3º - As decisões do Conselho Superior do Ministério Público serão motivadas, quando o exigir esta lei complementar, e publicadas, por extrato, salvo nas hipóteses legais de sigilo ou por deliberação da maioria de seus integrantes.

Art. 36. São atribuições do Conselho Superior do Ministério Público:

I - baixar as normas regulamentadoras do processo eleitoral para a formação da lista tríplice para escolha do Procurador-Geral de Justiça, observadas as disposições desta lei complementar;

II - eleger os membros do Ministério Público que integrarão a Comissão de Concurso de ingresso na carreira;

III - indicar ao Procurador-Geral de Justiça, em lista tríplice, os candidatos a remoção ou promoção por merecimento;

IV - elaborar as listas sêxtuplas a que se referem os artigos 94, caput, 104, parágrafo único, II, da Constituição Federal;

V - indicar o nome do mais antigo membro do Ministério Público para remoção ou promoção por antigüidade;

VI - indicar ao Procurador-Geral de Justiça Promotores de Justiça para substituição por convocação, bem como opinar sobre sua cessação por conveniência do serviço;

VII - aprovar os pedidos de remoção por permuta entre membros do Ministério Público;

VIII - decidir sobre vitaliciamento de membro do Ministério Público;

IX - determinar, independentemente de representação, por voto de dois terços de seus integrantes, a disponibilidade ou remoção de membros do Ministério Público, por interesse público, assegurada ampla defesa;

X - aprovar o quadro geral de antigüidade do Ministério Público e decidir sobre reclamações formuladas a esse respeito;

XI - sugerir ao Procurador-Geral de Justiça a edição de recomendações, sem caráter vinculativo, aos órgãos do Ministério Público para o desempenho de suas funções e a adoção de medidas convenientes ao aprimoramento dos serviços;

XII - autorizar o afastamento de membro do Ministério Público para freqüentar curso ou seminário de aperfeiçoamento e estudo, no País ou no exterior;

XIII - expedir, no prazo máximo de 60 (sessenta) dias, depois de verificada a vaga para remoção ou promoção, edital para o preenchimento do cargo, salvo motivo de interesse público;

XIV - solicitar informações ao Corregedor-Geral do Ministério Público sobre a conduta e atuação funcional dos Promotores de Justiça e sugerir a realização de correições e visitas de inspeção para a verificação de eventuais irregularidades dos serviços;

XV - tomar conhecimento dos relatórios da Corregedoria-Geral do Ministério Público;

XVI - deliberar sobre a instauração de sindicâncias e de processos administrativos contra membro do Ministério Público;

XVII - deliberar sobre a participação de membros do Ministério Público em organismos estatais de defesa do meio ambiente, neste compreendido o do trabalho, do consumidor, de política penal e penitenciária e outros afetos à sua área de atuação;

XVIII - opinar sobre o afastamento da carreira de membro do Ministério Público para o exercício de outro cargo, emprego ou função de nível equivalente ou superior, observado o disposto no artigo 29, § 3º, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, da Constituição Federal;

XIX - autorizar o Procurador-Geral de Justiça a designar, por ato excepcional e fundamentado, membro do Ministério Público para exercer as funções processuais afetas a outro membro da Instituição;

XX - aprovar os pedidos de reversão, examinando sua conveniência, e indicar, para aproveitamento, membro do Ministério Público em disponibilidade;

XXI - editar assentos de caráter normativo em matéria de sua competência;

XXII - recusar, na indicação por antigüidade, o membro do Ministério Público mais antigo, pelo voto de 2/3 (dois terços) de seus integrantes, conforme procedimento próprio, repetindo-se a votação até fixar-se a indicação, após o julgamento de eventual recurso, interposto ao Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça;

XXIII - elaborar seu regimento interno;

XXIV - exercer outras atribuições previstas em lei.

  • Dia do Diretor Escolar
Este profissional passa por um momento árduo, desacreditado pela sociedade e para a sociedade; chegou a hora, então, de virar o jogo e mostrar o verdadeiro valor da criança na escola.


Fonte: www.quediaehoje.net


Hoje é dia de ...

  • Dia Mundial do Diabético
TIPOS MAIS FREQÜENTES DE DIABETES:

Tipo1 - DIABETES MELLITUS INSULINODEPENDENTE: Geralmente ocorre em crianças, jovens e adultos jovens e necessita de insulina para o seu controle.

Tipo 2 - DIABETES MELLITUS NÃO INSULINODEPENDENTE: É o tipo mais freqüente de Diabetes, aparece geralmente após os 40 anos de idade

DIABETES GESTACIONAL: É o tipo que aparece na gravidez, sobretudo se a mulher: tem mais de 30 anos, tem parentes próximos com Diabetes, já teve filhos pesando mais de 4 Kg ao nascer, já teve abortos ou natimortos, é obesa ou aumentou muito de peso durante a gestação.

COMO SE MANIFESTA: (Sobretudo no Diabetes tipo I e no tipo II descontolado) Tem muita fome (Polifagia) No Diabetes tipo I ou tipo II descontrolado: perda de peso No Diabetes tipo II: ganha peso Urina muito (Poliúria) *urina doce* Desânimo, fraqueza,cansaço físico Estes sintomas são os mais freqüentes e eles não aparecem isolados. No Diabetes tipo I eles surgem de maneira rápida e no Diabetes tipo II eles podem estar ausentes ou aparecem de forma lenta e gradual. Tem muita sede (Polidipsia) Lesões nas pernas ou nos pés de díficil cicatrização Infecções freqüentes (pele, urina e genitais) Alterações visuais

SISTEMA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS: Diabetes Mellitus como doença traçadora para um sistema de vigilância epidemiológica para doenças crônicas não transmissíveis: 1 - Atinge todas as faixas etárias, inclusive a mulher grávida, sem distinção de sexo, raça e condições sócio-econômicas. 2 - Trata-se de uma doença de alta prevalência, que Requer vários procedimentos para o seu controle.
Quando bem controlada evita complicações agudas e crônicas. Para seu controle é necessário o trabalho de equipe multidisciplinar. 3 - Existem meios cientificamente comprovados para prevenir a doença (diabetes mellitus tipo 2) e suas complicações agudas e crônicas. 4 - Está associada a várias outras doenças crônicas não transmissíveis (hipertensão arterial, doença coronariana e cerebrovascular, dislipidemias, neuropatias periféricas e autonômicas, lesões renais, levando até a insuficiência renal crônica terminal, retinopatia diabética. 5 - A sobrevida tem aumentado significamente o que favorece o surgimento das complicações crônicas com custos econômicos e sociais elevados. 6 - A prevalência no mundo inteiro vem crescendo, sendo considerado pela Organização Mundial de Saúde - OMS, como uma epidemia (estimativas mundiais para o ano 2000 são de 175,4 milhões de pessoas). 7 - Dispõe de tratamento clínico definido. Diante destes fatos o Diabetes Mellitus representa uma nosologia que para preenche os requisitos necessários para funcionar como um modelo na área das doenças crônicas não transmissíveis.

ORIENTAÇÃO GERAL PARA A DIETA DO DIABÉTICO: Ingerir a quantidade desejada Acelga, agriao, alface, almeirao, mostarda, bertalha, brócolis, taioba, chicória, repolho, couve, espinafre Pepino, pimentão, tomate, rabanete, couve-flor, abobrinha Palmito, aspargo, broto de bambu, aipo, jiló, maxixe, berinjela Cebola, cebolinha, coentro, hortelã, salsa, chás e suco de limão com adoçante Ingerir conforme planejamento alimentar Abóbora, beterraba, cenoura, chuchu, nabo, quiabo, vagem Ervilha fresca ou seca, feijão, grão-de-bico, lentilha, milho-verde Leite, manteiga ou margarina, queijo, iogurte, coalhada Pão, arroz, macarrão, farinhas, biscoitos de sal ou água Mandioca, batata inglesa, batata doce, cara inhame Carne bovina (magras), aves, peixes,ovos, visceras e moluscos Frutas em geral, suco de fruta natural Maionese, carne e pescado defumados, salsicha, linguiça, chouriço, salame Produtos -dietéticos tipo: pudim, chocolate, refrigerantes, geléia, gelatina. Você deve evitar Doces, bolos, leite condensado, chocolate e biscoitos não dietéticos, farinha láctea Carnes salgadas e toucinho, frituras Bebidas alcoólicas. Refrigerantes comuns

COMO APLICAR INSULINA: Escolher o local para aplicar a insulina. Limpar a pele, usando algodão com álcool e deixar secar. Manter uma distância de mais ou menos 2cm do local onde você tomou a injeção anterior, se a área do corpo for a mesma. Fazer uma prega na pele onde você vai aplicar a insulina. Pegar na seringa como se fosse um lápis. Introduzir a agulha na pele, num ângulo de 90º, soltar a prega cutânea.

OBS: Em pessoas muito magras ou crianças menores, a injeção poderá ser feita num ângulo de 45º, para evitar que seja aplicada no Músculo. Ao iniciar a aplicação de insulina, se for constatada a presença de sangue na seringa, seguir as seguintes orientações: 1- Sangue em pequena quantidade: continuar a aplicação. 2- Sangue em grande quantidade: para a aplicação .Jogue fora a seringa com insulina e prepare outra dose. Injetar a insulina, empurrando o êmbolo até o final. Retirar a seringa e fazer uma levre pressão no local, usando o algodão com álcool.

  • Dia Nacional do Progresso
Não apenas progresso no simples existir da palavra, mas aplicando seu pleno sentido na educação, sociabilidade da nação e honestidade.

  • Dia do Artista Lírico
Profissional raro das artes musicais, homenageamo-lhes neste dia.

  • Dia da Bondade
Depende de cada um de nós tornar a limitação de uma data comemorativa em infinito efeito entre nós.


Fonte: www.quediaehoje.net


Hoje é dia de ...

  • Dia Aviação de Busca e Salvamento
O Esquadrão Pelicano operou de 1958 a 1981 os aviões bimotores anfíbios Grumman G-64 Albatroz. Esses aviões receberam as designações U-16, M-16, S-16 e SA-16 ao longo de sua longa e distinta carreira na FAB. O SA-16, matrícula 6529, encontra-se atualmente preservado no Museu Aeroespacial. Por um breve período, o Esquadrão utilizou os P-95 Bandeirante Patrulha, passando então a utilizar uma versão específica para SAR do EMBRAER Bandeirante, conhecida por SC-95B. Os helicópteros são aeronaves bastante úteis nas missões SAR, e o 2º/10º GAV empregou os Sikorski S-55 SH-19D até 1970, quando foram substituídos pelos Bell 205D SH-1D.

Atualmente, é utilizado o modelo Bell 205H UH-1H. Bell SH-1D (via N.L. Senandes) Na execução de sua atividade, o Pelicano mantém em alerta suas equipagens, 24 horas por dia, prontas para saírem em missões onde não há margem para erros - pois vidas humanas estão em jogo. Treinadas exaustivamente, suas tripulações estão dispostas a se arriscarem, sempre que houver a mais remota possibilidade de salvamento das vítimas de acidentes.

O dia 26 de junho é comemorado como o Dia da Aviação de Busca e Salvamento pela FAB. Naquele dia, no ano de 1967, a tripulação do SA-16 6539 do 2º/10º GAV, localizou cinco sobreviventes junto aos destroços do avião C-47 2068, após onze dias de incessantes buscas, nas quais todo o efetivo do Esquadrão Pelicano foi engajado, contando ainda com o concurso de outras 33 aeronaves pertencentes a outras unidades da FAB.

Dentre as inúmeras missões efetuadas pelo 2º/10º GAV, destacam-se as de auxílio às vitimas do terremoto no Peru, em 1970; ajuda às populações de Tubarão-SC e Florianópolis-SC, durante as enchentes de 1971 e 1973, respectivamente; a busca da aeronave da VARIG acidentada em 1989, em meio à selva amazônica; salvamento no mar de quatro tripulantes de um avião monomotor Cessna, o qual naugrafou ao largo da costa sul-brasileira; busca de sobreviventes do naufrágio do veleiro Nagô, ao largo do litoral catarinense, em 1995; busca dos sete tripulantes do barco pesqueiro Verde Vale II, localizados em um bote à deriva nas águas geladas no litoral rio-grandense, realizada com o auxílio de aeronaves F-5E do 1º/14º GAV e C-95 do 5º ETA.

São missões onde a abnegação e o desprendimento de suas tripulações ressaltam em meio à alegria e à satisfação do resgate e também muitas vezes, infelizmente, à tristeza de nada mais poderem fazer. Em 1943, na antiga Escola de Aeronáutica do Campo dos Afonsos, surge a figura ímpar de Achile Garcia Charles Astor, instrutor de ginástica acrobática e pára-quedismo aos cadetes da Aeronáutica, sendo o responsável pela introdução de tal modalidade em nosso País. Nessa época, Charles Astor contava com a colaboração de um grupo de militares da FAB, porém com formação civil de pára-quedismo no Aeroclube do Brasil. Esse esporte foi ganhando adeptos e atraindo a atenção dos cadetes, que o admiravam pelas façanhas que fazia ao saltar das asas das aeronaves, utilizando-se de um pára-quedas confeccionado por ele mesmo.

Tendo em vista a utilização mundial dessa modalidade na segurança e na prevenção de acidentes aeronáuticos, a então Diretoria de Rotas Aéreas - DR (atual DEPV), iniciou estudos para a criação de um segmento com essa responsabilidade na Força Aérea, ou seja, de uma maneira direta a criação do PARA-SAR. Assim, por iniciativa de tal Diretoria, um grupo de voluntários se reuniu nas instalações da antiga Escola de Aviação Militar e passou a atuar em acidentes e em diversas situações especiais.

Essa experiência proporcionou que em 02 de setembro de 1963, fosse criada a 1ª Esquadrilha Aeroterrestre de Salvamento. O nome PARA-SAR, apesar de ter nascido bem antes da própria Esquadrilha, nunca chegou a ser o nome oficial da Unidade, sendo, porém, a designação mais antiga e tradicional do pára-quedista operacional em salvamento e resgate da Força Aérea. Em 20 de novembro de 1973, a Esquadrilha é extinta, sendo criado o Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento - EAS, com a incumbência de realizar a formação dos pára-quedistas da FAB, a instrução e o adestramento das Equipes de Resgate dos Esquadrões de Helicópteros, a instrução de salto semi-automático dos cadetes e o cumprimento de inúmeras missões especiais. Um PARA-SAR é o militar brevetado como pára-quedista militar e que, após concluir um curso de especialização, está habilitado a desempenhar missões de salvamento e resgate. Ele é treinado em montanhismo, mergulho, sobrevivência e primeiros-socorros, dentre outros. Seu código - PASTOR. Sempre pronto para o resgate!

  • Dia Internacional do Combate às Drogas
Parece-nos uma batalha cada vez mais complicada, que está a favor do inimigo, verdadeiro inimigo da sociabilidade humana e a destruição de seus lares.

  • Dia do Professor de Educação Física
Dos professores de primário e ginásio, o de Educação Física sempre foi o mais popular, devido às diferenças vitais de uma aula sentado numa carteira e outra praticando exercícios físicos ao ar livre.

  • Dia do Detetive Particular
Personagem de inúmeras histórias e romances, imaginamos que seja uma profissão utópica; mas ela existe, dentro da mais adequada e limitada realidade.

  • Dia Nacional do Volêi
Considerado o segundo esporte coletivo mais popular no Brasil, que também é uma das potências mundiais.


Fonte: www.quediaehoje.net


Hoje é dia de ...

  • Dia do Imigrante
A expressão mais vistosa dessas culturas são as danças e as músicas, muitas vezes com convergências de temáticas e estilos, não importando a distância entre um povo e outro. Desta forma, as yodlers (cantos à capela, sem acompanhamento de instrumentos, comum nos Alpes) têm um similar nas vocalizações de alguns árabes; os sapateados do flamenco espanhol podem ser comparados aos dos irlandeses, guardando as diferenças para os ritmos musicais. As coreografias de colheita dos povos ligados à terra, como camponeses e pastores, é geralmente coletiva, com os bailarinos distribuídos em pares, com as mãos dadas ou nos ombros dos vizinhos e dançando em torno de um centro imaginário (podemos considerar como um imaginário centro da coletividade).

Isso ocorre em vários lugares, sejam nos vales do rio Jordão em Israel, nas vilas portuguesas, nas colinas da Grécia ou nas estepes russas. Manter essas tradições para os descendentes, sem um contato com os lugares originais ou imersos na cultura desses povos, é algo muito difícil numa cidade como São Paulo, com sua urbanização esmagadora e homogeneização das práticas sociais. Está nesse aspecto a importância do Memorial do Imigrante, abrindo espaços para estas práticas culturais, onde as comunidades sabem que estarão sendo apreciados aspectos de suas culturas ancestrais pela sua importância na formação enquanto povo ou nação, e não só pelo esdrúxulo ou pelo exotismo.

Tratando esta atividade com o devido respeito o Memorial do Imigrante consegue atrair para si uma credibilidade e torna–se um centro de referências e informações, quando não de reencontro e congraçamento. A cada ano que passa são adicionados novos grupos, que tomando contato com outros mais antigos acabam por trocar informações e experiências, descobrindo novos espaços para a expressão de suas habilidades e artes. Os grupos que se apresentaram foram:

  • Grupo Folclórico Santa Marta dos Navegantes – quase todas as nossas tradições e costumes, como brasileiros, vem de Portugal, mas o detalhe mais importante é a língua, embora o sotaque e as anedotas façam parte deste folclore com nossos irmãos portugueses.
  • Grupo de Danças Zrinyi – surgiu a partir do desejo dos jovens da comunidade húngara de preservar a cultura e o folclore de seu país de origem, em agosto de 1981. Divulgar estes conhecimentos sempre levando para o palco coreografias autênticas, combinadas com variados trajes típicos trazidos dos vilarejos onde, até hoje, são usados em algumas ocasiões festivas. Desde a sua fundação, o grupo sempre se preocupou em adquirir conhecimentos das fontes mais genuínas possíveis, por isso recebe freqüentemente a visita de coreógrafos húngaros de renome para aperfeiçoar ainda mais as danças de algumas regiões da Hungria.
  • Grupo de Danças Folclóricas Troyka – a idéia nasceu no final da década de 70, quando um grupo de crianças, descendentes de imigrantes russos e eslavos, sob a orientação de seus pais, resolveram reviver o folclore de seu país de origem. Os jovens, tornaram–se adultos e decidiram ter como linha mestra a divulgação das músicas e danças folclóricas russas. Legado deixado por seus antepassados que emigraram para o Brasil.
  • Grupo de Danças Rambynas – o grupo foi fundado em 1988, com a finalidade de manter e divulgar a cultura lituana através de suas danças. Sua atuação não está restrita apenas a sua comunidade, mas também, em festivais e comemorações organizadas por outras nações, como a Expoflora (Holambra), o Festival Internacional de Folclore, organizado pela colônia japonesa, etc. E, apesar de ser um conjunto novo, participará no próximo ano do XI Festival de Danças Folclóricas Lituanas que ocorrerá em Toronto, no Canadá.
  • Grupo de Danças do Colégio Miguel de Cervantes – o grupo foi criado em 1982, tendo como objetivo principal oferecer a todos os que estudam no colégio a oportunidade de conhecer e vivenciar a cultura e as tradições da Espanha, através de suas músicas e danças. Dirigido pela profa. Laureana Rosario de la Iglesia Alonso, conta com mais de 270 alunos de pré–escola até o colegial e também ex–alunas. Tem se apresentado com grande êxito nas festas e eventos do próprio Colégio, em eventos da comunidade espanhola, em outros colégios, clubes e festas beneficentes.
  • Grupo de Danças A Hebraica – o grupo busca resgatar as tradições culturais judaicas, às vezes, incorporando uma linguagem mais moderna às diferentes coreografias apresentadas.
  • Grupo de Danças Okinawa Kenjin do Brasil – o Kyukyu Koku Matsuri Taikô surgiu em Okinawa a partir da influência da dança típica denominada Eissá. Baseia–se nas combinações das batidas de um instrumento musical chamado Taikô (tambor). Atualmente a nova geração do Taikô cria combinações musicais influenciadas pela dance music. Juntamente com a música (tocada em Shamissen) acompanhada pelos sons do Taikô é apresentada uma dança que expressa o significado da letra musical. Hoje, essa dança rítmica e sincronizada já chegou ao nosso país e representa um patrimônio cultural de Okinawa.
  • Grupo de Danças Edelweiss – foi fundado em 1979 por jovens teuto–descendentes interessados em divulgar a cultura alemã, através da promoção de festas típicas e, principalmente, da divulgação de danças folclóricas antigas e atuais da Alemanha e da Áustria. As danças apresentadas, algumas com mais de 100 anos, representam o dia–a–dia das pessoas de várias regiões: a dança do ferreiro, a dança das fitas, a dança dos bancos, a dança do rapé, além de quadrilhas, polkas, mazurcas, valsas, etc.
  • Grupo de Danças Kyiv – constituído por descendentes de imigrantes ucranianos, o grupo foi criado na década de 60, com o objetivo de divulgar o folclore e as tradições culturais daquele país.
  • Grupo de Danças La Bell’Itália – com o objetivo de transmitir o folclore e as tradições culturais da Itália, divulgando através da música e da dança um dos mais vibrantes folclores do mundo, o grupo surgiu em 1991 e faz parte do Circolo Sociale Calabrese di San Paolo. Os componentes se especializaram em danças regionais populares do Norte e do Sul da Itália, sendo as tarantelas (calabresas, sicilianas e napolitanas) as músicas mais solicitadas. Através da dança sempre alegre e contagiante, o grupo mostra a riqueza da tradição cultural italiana e procura preservar a cultura de seus antepassados.

  • Dia do Quilo
O mesmo que quilograma, é a medida de massa equivalente a 1000 gramas; também equivale a um prefixo para outros tipos de medições, que representa mil vezes seu nome conseguinte.

  • Dia da Empregada Doméstica nos estados de São Paulo e Paraíba.
  • Dia do Antinatal (satanistas)
  • Dia do Antinatal (comemorado pelos seguidores do "satanismo");

Fonte: www.quediaehoje.net


Hoje é dia de ...

  • Dia Internacional da Ufologia
Milhares de fotografias desses objetos já foram e estão sendo feitas. Outro tanto de filmagens também já registraram essa presença. Mais que a simples presença de objetos estranhos nos céus, ora captados pelos radares, ora não, a Ufologia constantemente se depara com relatos de testemunhas que dizem terem sido levadas para dentro de supostas naves extraterrestres ou manterem algum contato com seres alienígenas.

A Ufologia moderna tem uma data inauguração: 24 de junho de 1947, uma terça-feira, um dia como outro qualquer para o americano Kenneth Arnold. Arnold era piloto de pequenos aviões e fazia serviços de encomenda. Naquele dia viajava entre as cidades de Chebalis e Yakima, no estado de Washington, nos Estados Unidos. Com 43 anos de idade, casado e pai de de dois filhos, Arnold era um homem conhecido e respeitado em sua cidade, Boise, no vizinho estado de Idaho.
Arnold possuía um monomotor e era um especialista em vôos sobre montanhas-- uma necessidade para qualquer piloto que voasse naquela região, já que ali fica a cadeia de montanhas cujo pico é o monte Rainier, com mais de 4.300 metros de altitude, perto da fronteira com o Canadá.

E foi exatamente ali, ao sobrevoar o monte Rainier, que Arnold viu o que os ufólogos chamam de primeiro contato visual com naves extraterrestres em tempos modernos. Segundo Arnold, ao passar sobre as montanhas, ele viu nove objetos em forma de discos se movendo a grande velocidade, bem mais rápido que a velocidade do som -- cerca de 1.200 quilômetros por hora, algo impossível para qualquer avião terráqueo naquela época. O próprio Arnold contou o que viu ao chegar à base -- e, claro, só foi ouvido por ser um piloto experimentado e um homem respeitado: Enquanto voava em direção à Yakima, evolucionei sobre a encosta leste do monte Rainier esperando descobrir os restos de um avião de transporte do Exército, que se extraviara nessa zona. A atmosfera estava clara como cristal e, quando retomei meu rumo, um relâmpago brilhante refletiu-se no interior de minha cabine.

Nesse momento, até onde se sabe, se deu o primeiro avistamento confirmado dos tempos modernos entre um ser humano e uma nave extraterrestre. O próprio Arnold relembra: Intrigado, olhei para trás e vi nove coisas, parecidas com aeronaves, que avançavam em diagonal, como se fossem uma corrente. Por um momento pensei que poderiam ser um novo tipo de avião a jato, mas em seguida descobri que não tinham cauda. Essas coisas desconhecidas voavam tranqüila e rapidamente entre os picos da montanha, com uma velocidade fantástica. Deduzi que a corrente deveria ter uma extensão de oito quilômetros e que, para cobrir a distância entre o pico do extremo sul do Rainier e o cume oeste do monte Adams, não tinham gasto mais de um minuto e quarenta e dois segundos. Voavam como gansos, mas como gansos mais velozes, nunca vistos, porque calculei que atingiam uma velocidade de 2.700 quilômetros por hora.

A partir do relato de Arnold - publicado pelos jornais americanos e pesquisado pela Aeronáutica daquele país - surge a palavra UFO, que em inglês é a abreviatura de objeto voador não-identificado. Muito se discutiu sobre o que Arnold realmente viu: a II Guerra havia acabado há pouco e os americanos tinham horror da União Soviética - e, para muitos, aquelas coisas poderiam ser uma arma secreta americana. Outros, ao contrário, afirmavam que tudo fora apenas ilusão de ótica e que Arnold vira o que não viu. E, por fim, uns poucos chegaram a acreditar que aqueles ufos seriam o início de uma futura invasão russa.

Todas essas análises, no entanto, esbarravam em uma realidade: Arnold era um piloto muito experiente e não teria interesse em se tornar conhecido através de um fato desse gênero. Arnold, dessa forma, conhecia muito bem aquela região e era um piloto capaz de não confundir fenômenos atmosféricos - nuvens, formação de tempestades, reflexos - com objetos reais, ainda que desconhecidos. E, por último, as Forças Armadas americanas negaram sempre - naquela época ou hoje em dia - que estivessem pesquisando algum avião em forma de disco. Com tudo isso, e apesar de todas as tentativas do mundo oficial dizer que Arnold mentira, não foi possível comprovar que o piloto na verdade não tinha visto nada de estranho.

Os primeiros testemunhos de avistamentos de objetos não identificados nos céus - e classificados como tal - surgiram durante a Segunda Guerra Mundial. Naquela época, pilotos alemães e norte-americanos não raro encontravam artefatos luminosos na atmosfera, aparentemente perseguindo e observando seus aviões, com manobras incompreensíveis e inconcebíveis para a tecnologia terrestre na época. Foram aviadores da 415ª Esquadra de Caças Noturnos dos Estados Unidos que perpetuaram a expressão Foo-Fighters (bolas de fogo).

Os Foo-Fighters, com altas velocidades e driblando os radares, espalhavam o medo em ambas as partes. Os Aliados acreditavam serem armas alemãs, enquanto a Alemanha acusava serem inventos norte-americanos. A comprovação de que nunca foram armas de Guerra só veio após o término do conflito, quando os Aliados puderam entrar nas bases militares da derrotada Alemanha e lá nada encontraram.

A grande maioria dos ufólogos (como são chamados os pesquisadores do Fenômeno UFO), considera como sendo o real início da Era Moderna da Ufologia o período posterior à observação feita pelo piloto civil, Kenneth Arnold, no dia 24 de junho de 1947. Não que avistamentos anteriores não tivessem ocorrido, mas nenhum deles alcançou a repercussão e a divulgação que teve o relato de Arnold. Segundo o piloto, durante um vôo sobre a costa oeste dos Estados Unidos, próximo ao Monte Rainier, à procura de um avião que havia caído, ele observou nove objetos de formato discoidal, com luz própria, e desenvolvendo enorme velocidade.

A notícia circulou o mundo todo e o termo disco voador (flying saucer), graças ao jornalista Bill Bequette, começou a se firmar. Pela grande experiência de Arnold, a possibilidade de um erro de interpretação foi excluída na época. A Ufologia na Antigüidade Hoje, observações assim são bastante comuns. A partir dos relatos contemporâneos, pesquisadores no mundo todo começaram a comparar com circunstâncias descritas nos textos religiosos e no folclore de quase todas as civilizações terrestres. Estas comparações apontam a possibilidade de visitas extraterrestres também no passado remoto. Freqüentemente, textos sagrados e até a Bíblia falam de deuses e seus carros de fogo, rodas metálicas, colunas de fumaça, etc.

Ufologia No Brasil: Em novembro de 1961, foi realizada uma secreta reunião entre astronomos para estimar o nímero de planetas em nossa galáxia com vida inteligente. Os cientistas concluiram que poderia existir de 40 a 50 milhões de civilizações extraterrestres somente na nossa galáxia. Existem crescentes evidencias de que algumas dessas civilizações estejam visitando a Terra. Em 1978, numa pesquisa do GALLUP, 60% dos americanos que expressaram sua opinião disseram que creem em UFOs. Pela pesquisa, quanto maior o nivel de instrução, mais se acredita que os OVINs são verdadeiros.

O ex-presidente dos Estados Unidos, Jimi Carter, em documento oficial, relata sua visão de um OVNI por cerca de 10 minutos: Não podia ter sido planeta, estrela, meteoro ou avião, diz Jimi Carter em uma parte do documento. A aparição de OVNIs não é um fato recente. Veja o relato de um soldado romano do ano 98dc : Um escudo brilhante correu o céu de Roma. Ele lampejou de Oeste para Leste. No dia 30 de setembro de 1870 o Londom Times publicou este artigo: O objeto tinha a forma eliptica com uma cauda. Ele atravessou a lua em 30 segundos. Esta descrisão foi escrita em 216ac. Em Apari, leste de Roma, um escudo foi visto no céu.

Estas descrisões não são fatos isolados. 80 % das descrisões sobre OVNIs diz que eles são objetos em forma de disco de 3 a 10 metros de diamêtro. Mais de 400 casos arquivados de pouso de OVNIs envolvem mais de 1 pessoa vendo o OVNI por mais de um minuto a uma distância inferior a 75 metros. O governo americano e o FBI negam qualquer envolvimento no estudo de OVNIs ate que em 1976 foi levado a publico milhares de paginas relatando investigações secretas do FBI e da Força Aerea norte americana sobre OVNIs. Os distúrbios nos sistemas elétricos dos carros e aviões quando estes avistam um OVNI nos faz supor que estes OVNIs se movem por uma energia eletromagnética.

  • Dia do Caboclo
Mestiço de branco com índio, ou também designa um mulato de cor acobreada e cabelos corridos.

  • Dia do Papa
Autoridade máxima da igreja católica, desde remotos séculos; o atual papa diferenciou-se dos demais por visitar, de maneira inédita, nações espalhadas pelo planeta.

  • Dia das Empresas Gráficas
Ramo muitíssimo procurado por empresas de todas as áreas, seja envolvendo cartões pessoais, camisetas, estampos diversos, etc.

  • Dia Internacional do Leite
Um dos mais importantes alimentos para nós, seres humanos, devido à abundância em cálcio, que fortalece a estrutura óssea.

  • Dia de São João
Considerado o santo adivinhador, festeiro, protetor dos casamentos e enfermos, cura dor de cabeça e de garganta.

  • Dia do Disco Voador
Em uma terça feira, dia 24 de junho de 1947, o que parecia um vôo absolutamente rotineiro, tornou-se um marco histórico. Muitíssimo antes desse dia, havia relatos, lendas e descrições de objetos estranhos nos céus. A disciplina chamada de ufo-arqueologia investiga indícios da presença de possíveis extraterrestres no remoto passado da Terra. Desenhos em cavernas, estranhas esculturas, poemas épicos que narram guerras entre os deuses... Incontáveis são as fontes que podem ser consultadas.

Um pouco mais próximo de nossa época, existem informações sobre incidentes como o de Nuremberg, Alemanha, em 14 de abril de 1561. Documentos descrevem o formato dos objetos vistos no céu naquele dia, como esferas cilindros e cruzes. Chuvas de meteoros e cometas estava bem documentados, logo é improvável que se trate de confusão com esses fenômenos. A descrição que nos chegou através dos séculos é de uma verdadeira batalha aérea, com o céu tomado pelos estranhos objetos.

Objetos menores e esféricos eram vistos saindo de outros maiores com formato cilíndrico, evento também descrito em casos ufológicos de nossa época. Existe a descrição de que uma nave, vinda dos céus, caiu na cidade de Aurora, Texas, em 17 de abril de 1897. A suposta nave teria derrubado uma torre de água, e os restos de seu ocupante foram enterrados no cemitério da cidade.

Teóricos da conspiração afirmam que quando este caso ganhou notoriedade, entre as décadas de 1970 e 80, foi removida de uma noite para outra, por desconhecidos, a lápide da tumba do “alienígena”. Alguns interessados tentaram obter autorização judicial para abrir a sepultura, mas até o momento não se sabe o resultado dos pedidos. Em 1942, em Los Angeles, os alarmes de ataque antiaéreo soaram por toda a cidade, e os armamentos antiaéreos ribombaram por boa parte da noite.

Ou seja, pelo menos desde remota antiguidade que as pessoas vêem estranhos objetos, talvez naves, nos céus do planeta Terra. Mas o que torna o Caso Arnold, objeto deste artigo, especial, é o fato de marcar o princípio do estudo sistemático desse fenômeno. No citado 24 de junho de 1947, o piloto civil Kenneth Arnold, com 43 anos na época, casado e pai de dois filhos, voava em seu pequeno monomotor Piper, entre Chehalis e Yakima, no estado de Washington. Seu objetivo era localizar os restos de um avião de transporte militar que se extraviara naquela área. Arnold era grande conhecedor da região, e piloto bastante experiente.

Enquanto voava nas proximidades da encosta do Monte Rainier, teve sua atenção despertada por um brilho refletido no interior da cabine. Voltou-se, e observou nove objetos estranhos voando em formação, pensando a princípio que poderiam ser alguns dos novos aviões a jato. Logo, porém, mudou de idéia.

Os objetos eram velozes demais, e não voavam como aviões. Arnold, deduzindo pelo tempo que os objetos levaram para percorrer a distância entre os montes Rainier e Adams, calculou sua velocidade em alto em torno de 1200 milhas por hora, ou 2000 quilômetros por hora. Naquela época, não havia qualquer avião capaz de atingir essa marca. Arnold, ao chegar a seu destino, relatou o que vira a imprensa. Afirmou que os objetos voavam como pratos ou discos lançados sobre a água.

E foi assim que o fenômeno estava batizado, não importando muitas vezes o formato do objeto, como disco voador! A Força Aérea Americana declarou que não havia qualquer aparelho seu na região, e foram descartadas quaisquer outras explicações, como fenômenos naturais, atmosféricos ou astronômicos. A atmosfera estava clara como cristal, e Kenneth Arnold tinha reputação de pessoa séria e honesta, não tendo obtido qualquer lucro devido a seu relato. Ainda existem algumas divergências quanto ao verdadeiro formato dos objetos que Arnold viu.

Ele mesmo os descreveu como tendo forma de um crescente, bumerangue, ou mesmo um formato muito pesquisado na época, a asa voadora. Uma aeronave sem fuselagem, como a do bombardeiro experimental YB-49, ou o atual bombardeiro invisível B-2. Os alemães, durante a Segunda Guerra Mundial, fizeram testes com aeronaves nesse formato, fabricadas pelas empresas Gotha e Horten. Mas os problemas de severa instabilidade limitaram o uso desses aviões, e apenas quando controles computadorizados que fazem milhares de correções por segundo, se tornaram disponíveis, é que a asa voadora voltou a ser considerada.

E mesmo o avançadíssimo B-2 de hoje é um avião subsônico, de velocidade máxima menor que 1200 quilômetros por hora. O Caso Arnold foi o estopim para uma das maiores ondas ufológicas de que se têm notícia, culminando em 2 de julho de 1947 quando, numa pequena cidade do Novo México chamada Roswell, um objeto comprovadamente caiu do céu, causando um enorme rebuliço na cidade, e levando até a uma declaração oficial de que os militares haviam conseguido resgatar um disco voador.

Depois, tudo foi esvaziado com a versão de que teria sido um balão meteorológico. Como os militares haviam salvado o Ocidente da tirania nazista poucos anos antes, ninguém apareceu para desmentir o desmentido. Trinta anos se passariam, até que Roswell voltasse ao cenário ufológico. Por tudo isso, o Caso Arnold é considerado o marco inicial da ufologia, o estudo dos avistamentos e evidências da presença de estranhos objetos nos céus de nosso planeta. E sua data, 24 de junho, é internacionalmente aceita como marco inicial do estudo ufológico, e o dia mundial dos discos voadores.


Fonte: www.quediaehoje.net


Hoje é dia de ...

  • Dia Internacional das Aldeias SOS
Desde 1967, a Associação das Aldeias Infantis SOS Brasil - que se sustentam de única e exclusivamente de doações - mantém vivo o ideal de Gmeiner, reconstituindo lares de crianças que, por qualquer motivo, não puderam estar com as famílias naturais. No Brasil, são, atualmente, 15 Aldeias, espalhadas em dez Estados da Federação, atendendo quatro mil crianças e jovens, dentro dos projetos Casas Lares (Aldeias) - cada uma com uma mãe social, para cuidar de cada núcleo, que comporta cerca de oito crianças por casa - Escolas, Casas Transitórias, Casas de Jovens, Centro de Capacitação de Jovens, Centros Culturais e Centros de Educação Infantil (creches). Na Bahia, as Aldeias SOS existem há três anos e atendem cerca de 200 crianças.

Aqui é uma casa abençoada, diz a dona-de-casa Lenita Santos, 19 anos, sobre a creche Centro Integral de Educação Infantil Hermann Gmeiner, um dos projetos desenvolvidos pela Associação das Aldeias Infantis SOS Brasil, que já transformou a vida dessa mulher e de boa parte da comunidade de Lauro de Freitas. Agora, eu já tenho onde deixar meus filhos, relata a mãe, olhos brilhando, ladeada por dois dos três filhos.

Extra oficialmente, entretanto, já funciona desde junho de 2001, visando atender à demanda dessa comunidade, como explica Cid Douglas Azevedo, subgerente da entidade. Assistindo 79 garotos e garotas de Lauro de Freitas e 18 das pertencentes às Aldeias SOS, a casa tem capacidade para receber 120 crianças, sob o método de educar para o crescimento de um sujeito reconhecedor da própria identidade e interativo no mundo, segundo a elogiada diretora da instituição, a pedagoga Nildete Costa.

A filosofia da creche é prestar um serviço de qualidade a quem precisa, explica. Não só assistencialista, mas que promova uma abertura, para que a criança manifeste seu jeito de viver e, a partir daí, incorpore outros conceitos, comenta. Tanto Nildete quanto a coordenadora pedagógica do lugar, Rosângela Gouvêa - que desenvolve um trabalho voluntário -, afirmam que nestes três meses (apenas) de funcionamento do centro integral de educação, a melhora na sociabilidade e na qualidade de vida das crianças se deu a olhos vistos.

Para quem está de fora, sem acompanhar nosso processo, ver os meninos chegarem, tão amorosamente, cumprimentar os demais, esperar a sua vez, lavar as mãos..., acha isto muito normal, não vê nenhum resultado, pontua Rosângela. Mas, para nós, que trabalhamos no dia-a-dia com essas crianças, sabemos que suas condições de vida nem sempre são as mínimas exigidas e que até o prédio da creche, para eles, é novo e diferente. Notamos, sim, uma verdadeira mudança na questão dos referenciais, na integração social, na cooperação, no amor.

O reconhecimento também veio antes da inauguração oficial. Minha filha acorda fora de hora, no meio da madrugada, para ir para a creche, conta Ivan Rodrigues, 27 anos, pai de dois filhos, entre eles, a menina Késsia, matriculada no Centro Integral de Educação Infantil Hermann Gmeiner. Desempregado - a mulher dele trabalha de ganho em casas de família -, não pára de enfatizar as boas condições da casa para a criação da filha, tais como nutricionista, enfermeira, orientadora pedagógica... Esta creche caiu do céu na hora certa, diz ele, que, agora, tem mais tempo para arranjar um bico, desobrigado da tarefa de cuidar de Késsia durante o dia. Eu não tinha com quem deixar meus dois filhos pequenos, diz Regina Bispo, 39 anos, mãe de quatro filhos. Mas, agora, me sinto bem, porque eles são bem tratados, gostam da comida e das tias daqui, simplifica.

  • Dia do Lavrador
Honrado trabalhador de difíceis desígnios físicos, nunca perca a vontade de melhorar, nem deixe que falsos defensores do trabalho, soldados do escárnio, distorçam sua moral.

  • Dia Universal Olímpico
Os esporte olímpicos e qualquer outro estimulam em nós a vontade de vencer, de se superar, juntamente com o espírito esportivo de tirar valiosa lições com a vinda da derrota.
  • Dia do Atleta Olímpico
  • Dia Nacional do Desporto
  • Dia do Migrante

Fonte: www.quediaehoje.net


Hoje é dia de ...


  • Dia do Aeroviário
Emissor de Passagens Aéreas - Profissional de linha de frente, atua nas lojas de passagens ou nos balcões dos aeroportos das companhias aéreas, atua nos serviços de reservas, informações, cálculo de tarifas aéreas, multas, excesso de bagagem e emissão de passagens aéreas nacionais e internacionais.

Agente de Carga Aérea - Profissional de linha de frente que atua nas lojas de cargas ou terminais de carga aérea nos aeroportos, no atendimento a clientes ou em área operacional. Está apto a cálculos de tarifas e emissão de conhecimentos aéreos nacionais e internacionais, assim como conhecimento da documentação, da embalagem e do manuseio no despacho da carga aérea.

Agente Load Control - Profissional que atua na área operacional dos aeroportos. Sua função é de extrema importância. Efetua o balanceamento das aeronaves, ou seja, distribui adequadamente o peso da carga, do correio, do material da companhia, das bagagens dos passageiros, de forma que a aeronave possa efetuar um vôo sem problemas, obedecendo os limites operacionais de peso para cada tipo de aeronave, através de cálculos e distribuição de peso nos porões das aeronaves.

Agente Operacional de Rampa - Profissional que atua em área operacional nos aeroportos, tendo conhecimentos técnicos de carregamento de aeronaves (granel e paletizado), paletização e manuseio de ULDs. Coordena os equipamentos e auxiliares de rampa no carregamento e descarregamento da carga, do correio, do material da companhia e das bagagens dos passageiros das aeronaves junto ao setor de rampa.

Algumas Vantagens de Ser Aeroviário:

  • Trabalho em local privilegiado;
  • Jornada de trabalho de 6 horas;
  • Passagens aéreas grátis ou com preço reduzido para viagens no Brasil e no exterior ;
  • Descontos em hotéis no Brasil e no exterior ;
  • Oportunidade de ampliar seu conhecimento cultural, conhecendo pessoas de cidades, culturas e tradições diferentes.

  • Dia do Orquidófilo
Profissional da área de agricultura e florismo que, obviamente, cultiva as raras orquídeas.

  • Dia Mundial do Fusca
O dia do "besouro" no mundo todo comemora a data em que foi assinado o contrato que deu início à produção do carro, projetado por Ferdinand Porsche. O desenvolvimento do projeto foi oficializado no dia 22 de junho de 1934.


Fonte: www.quediaehoje.net


domingo, 21 de junho de 2009

Hoje é dia de ...


  • Dia Internacional do Skate
  • Início do Inverno
21 de junho marca o início do solstício de inverno, que nada mais é do que a noite mais longa do ano.
  • Dia do Mel
Essa apetitosa iguaria é simplesmente a substância formada pelo suco das flores, e por elas depositadas em alvéolos especiais.
  • Dia da Mídia
A palavra deriva do inglês media, que significa meio. Podemos definir sucintamente como o tipo de canal por onde são transmitidas informações. Podemos transmitir as mensagens de diversas maneiras: imagens, filmes, sons, textos... cada meio tem um impacto diferente no receptor.
  • Dia do Migrante
O termo migrar significa mudar ou passar de um lugar para outro, até mesmo de um país para outro, tratando-se de um povo ou multidão.
  • Dia do Intelectual
O intelectual é uma pessoa voltada aos estudos com alto teor literário ou científico, ou também aquele que facilmente entende e interpreta as coisas.
  • Dia do Lixo no Lixo
Parece-nos estapafúrdio ainda haver campanhas ambientais de controle de lixo na rua, na praia ou em qualquer outro lugar, porém sempre devemos ser lembrados.


Fonte: www.quediaehoje.net


sábado, 20 de junho de 2009

Hoje é dia de ...

  • Dia Mundial do Refugiado
A situação dos refugiados e o seu destino têm a ver com questões de direitos humanos e políticos, que deveriam constituir uma preocupação de todos e de cada um de nós. Portanto a decisão de tratar deste tema é uma decisão muito acertada, porque um conhecimento maior de todas as questões relativas aos refugiados é uma forma de contribuir para que esta tragédia deixe de existir. A decisão de escolher este tema para O Abelhudo tem relevância especial porque foi tomada antes dos trágicos acontecimentos de 11 de Setembro nos Estados Unidos e de tudo que vem acontecendo deste então. Não sei se esta foi uma das razões que levou a escolha deste tema mas este ano celebra-se o cinquentenário da Convenção sobre Refugiados, que é o documento básico sobre protecção aos refugiados.

E 20 de Junho, o dia em que se aprovou esta convenção há 50 anos, foi proclamado pela Assembléia Geral da ONU, Dia Mundial dos Refugiados. E este Dia Internacional foi celebrado pela primeira vez em 2001. · Cerca de 14 milhões de pessoas são refugiados no sentido convencional da palavra: pessoas que deixaram o seu próprio país para fugir da perseguição, de um conflito armado ou da violência. A este número deve-se somar o grande número de pessoas deslocadas que não recebem qualquer tipo de protecção ou assistência internacional, a maioria das quais permanece dentro das fronteiras do seu próprio país. · Quase dois terços dos refugiados do mundo se encontram no Médio Oriente e em África. Metade do total de refugiados são palestinos e pessoas procedentes do Afeganistão e do Iraque.

Também são grandes fontes de refugiados a Serra Leoa, a Somália, o Sudão, a Jugoslávia, Angola, a Croácia e a Eritréia. · O ACNUR, quando foi criado pela Assembleia Geral da ONU em 1951, tinha como função primordial a reinstalação de 1,2 milhões de refugiados europeus que tinham ficado sem casa, no final da Segunda Guerra Mundial. · Em 2000 o ACNUR tinha sob sua responsabilidade ou preocupação mais de 20 milhões de pessoas. Quem é o refugiado? É uma pessoa que, receando com razão ser perseguida em virtude da sua raça, religião, nacionalidade, filiação em certo grupo social ou das suas opiniões políticas, se encontra fora do seu país… Este é o Artigo 1º. da, Convenção de 1951 relativa ao Estatuto dos Refugiados Ninguém gosta, quer ou escolhe ser um refugiado.

E o que significa ser um refugiado? É muito mais do que ser apenas um estrangeiro. Significa viver no exílio e depender com frequência dos outros para satisfazer as necessidades básicas de alimento, vestuário e abrigo. As mulheres, as crianças e os idosos são os refugiados mais vulneráveis, o que é óbvio mas que nunca é demais sublinhar. Em se tratando de refugiados é importante entender o que é protecção internacional: a maioria das pessoas pode confiar nos seus governos para garantirem e protegerem os seus direitos humanos básicos e a sua segurança física. Mas no caso dos refugiados o país de origem demonstrou ser incapaz ou não querer proteger estes direitos. O ACNUR tem entre as suas funções assegurar que os refugiados sejam protegidos pelo seu país de acolhimento. Seu papel principal é garantir que países estejam conscientes das suas obrigações de dar protecção aos refugiados e a todas as pessoas que procuram asilo. E que cumpram com estas obrigações. Todos os dias, num ponto qualquer do planeta, há pessoas que se tornam refugiados.

Na última década, vários conflitos se agravaram e em muitas partes do mundo, os civis continuam a ser obrigados a fugir, sobretudo por causa de guerras internas, as guerras civis. Como se viu em lugares tão diferentes como o Kosovo, Timor Leste, Serra Leoa e a região dos Grandes Lagos em África, as causas que estão na origem dos conflitos e da deslocação residem muitas vezes na incapacidade de reconhecer devidamente as aspirações e os direitos de minorias étnicas ou de vários grupos sociais. Nas suas actividades em prol dos refugiados e das pessoas deslocadas internamente, o ACNUR promove os objectivos e princípios da Carta das Nações Unidas: manter a paz e a segurança internacionais; desenvolver relações amistosas entre as nações; e incentivar o respeito pelos direitos humanos e as liberdades fundamentais. O ACNUR tem duas funções principais e estreitamente relacionadas: proteger os refugiados e procurar encontrar soluções permanentes para os seus problemas.

Há várias maneiras de proteger, prestar assistência e procurar soluções permanentes para os refugiados. Uma delas é promover a adesão a acordos internacionais sobre refugiados e fiscalizar constantemente o seu cumprimento por parte de governos. Isto porque os refugiados podem ser submetidos a novos horrores, nos países de asilo. A violência sexual, a exploração e outras formas de agressão têm sido uma parte perturbadora da experiência de alguns refugiados. O pessoal internacional trabalha tanto nas capitais como, o que é mais frequente, em campos de refugiados longínquos ou em zonas fronteiriças, na tentativa de proporcionar protecção e de reduzir ao mínimo a ameaça de agressão física. O auxílio de emergência prestado aos refugiados pode adoptar a forma de alimentos, água, abrigo, medicamentos, cobertores, saneamento e equipamentos, como utensílios de cozinha e ferramentas.

Há também programas destinados a criar escolas e centros de saúde para os refugiados que vivem em campos ou noutros grupos comunitários. É importante fazer todos os esforços para garantir que os refugiados se possam tornar autónomos o mais rapidamente possível; isto pode exigir pequenos subsídios financeiros e actividades que resultem em rendimentos ou projectos de ensino tendo em vista a obtenção de novas qualificações.

Finalmente, procuram-se soluções duradouras para os problemas dos refugiados por meio do seu repatriamento para o país natal, da integração no primeiro país de asilo ou da reinstalação num terceiro país. Nos últimos anos, um grande número de pessoas abandonou suas casas, mas muitas pessoas deslocadas puderam também regressar ao seu país e à sua comunidade. Na Guatemala, El Salvador e Nicarágua: O ACNUR e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento ajudaram a quase 2 milhões de pessoas a regressarem às suas casas. Em Moçambique: Quase 400 000 refugiados foram ajudados a voltar ao país; e calcula-se que 100 milhões de dólares foram gastos em programas de desenvolvimento e reintegração, a fim de ajudar estas pessoas a começar uma vida nova.

Por que tantos refugiados? As pessoas estão fugindo da violência e de conflitos - quase invariavelmente agravados pela pobreza - e procuram asilo em países mais seguros. Outras - e isso acontece cada vez mais - procuram refúgio como deslocados internos em lugares mais seguros do seu próprio país. Em Angola, quase 20% da população fugiu - tanto para fora das fronteiras do país como para outro lugar dentro das fronteiras. Tratar das pessoas deslocadas internamente é, frequentemente, uma tarefa muito mais árdua do que tratar dos refugiados que atravessam as fronteiras. A dificuldade de acesso a um grande número de pessoas que se encontram em zonas inseguras e isoladas é agravada pela complexidade da assistência a civis no seu próprio país, onde as autoridades do Estado ou as forças rebeldes que controlam a área são, muitas vezes, a verdadeira causa da difícil situação em que se encontram estes deslocados.

É sempre importante ter em mente que devido aos pesados sacrifícios que a decisão envolve, a maior parte das pessoas só se torna um refugiado depois de um longo e doloroso processo de reflexão com uma grande dose de desespero. Assim o primeiro passo para ajudar os refugiados é perceber que eles não constituem uma ameaça. Pelo contrário, os ameaçados são eles. Na verdade, a maior parte dos refugiados sonha com o dia em que possa regressar, com dignidade e segurança, e retomar a vida no seu país de origem. O refugiado é antes de mais nada uma vítima, que perdeu talvez tudo na vida menos a esperança. São sobreviventes e por isso dignos de todo o nosso respeito. Todas as deslocações forçadas estão intrinsecamente ligadas com a paz e a segurança internacionais, cuja manutenção é responsabilidade da ONU. Mas a ONU não pode ser mais do que a vontade dos seus países membros determina. E por isso todos os países e todos os cidadãos de todos os países compartem esta responsabilidade.

As deslocações humanas não são apenas consequências de conflitos, também podem ser geradoras de conflitos. Sem que se preste atenção a segurança dos seres humanos, ao seu bem estar, aos seus direitos humanos que são políticos, civis, económicos, sociais e culturais não pode existir paz. E sem paz o número de refugiados vai sempre crescer. Lamentavelmente eu não posso terminar com uma afirmação optimista sobre a questão dos refugiados porque a situação internacional está complicada e preocupante. Mas estou falando para uma audiência de jovens, jovens preocupados com a situação dos refugiados no mundo. E isto é uma razão para optimismo, porque vocês são futuros líderes, são o amanhã, e se desde agora estão preocupados em encontrar soluções, isto é sempre uma esperança de que no futuro o mundo poderá ter menos problemas e menos, ou mesmo nenhum, refugiado.

  • Dia da Vingança
Dia daquele sentimento que melhor nos conviria manter-se afastado de nós, pois ele é o sinal vermelho da evolução dos homens.

  • Dia do Office Boy
Dia do profissional que é o verdadeiro faz-tudo, o leva-e-traz indispensável aos seus superiores, merecem então seu justo reconhecimento.

  • Dia do Pescador
A pesca já não é há tempos fonte de renda essencial para a economia brasileira, mas sim para o setor de turismo e lazer.

  • Dia do Revendedor
Profissional que representa praticamente todos os setores da indústria e comércio que batalham por reanimar a saída de produtos usados ou mais antigos.


Fonte: www.quediaehoje.net


sexta-feira, 19 de junho de 2009

Resenha Diária - 19 de junho de 2009

Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

19 de junho de 2009

Decreto nº 6.881, de 18.6.2009 - Dispõe sobre a autorização de operações de exportação de bens de uso na área nuclear e serviços relacionados para a República da Índia.

Decreto nº 6.880, de 18.6.2009 - Dispõe sobre a execução da Decisão CMC No 23/04 “Procedimento para Atender Casos Excepcionais de Urgência – Art. 24 do Protocolo de Olivos para a Solução de Controvérsias no Mercosul”, aprovada pelo Conselho do Mercado Comum, em 7 de julho de 2004.

Decreto nº 6.879, de 18.6.2009 - Dispõe sobre a execução da Ata de Retificação, de 30 de março de 2009, do Segundo Protocolo Adicional ao Apêndice II do Acordo de Complementação Econômica no 55, entre os Governos da República Argentina, da República Federativa do Brasil, da República do Paraguai e da República Oriental do Uruguai, Estados Partes do MERCOSUL, e os Estados Unidos Mexicanos.

Decreto nº 6.878, de 18.6.2009 - Altera e acresce artigo ao Anexo I do Decreto no 4.727, de 9 de junho de 2003, que aprova o Estatuto e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções Gratificadas da Fundação Nacional de Saúde - FUNASA, e dá outras providências.

Decreto nº 6.877, de 18.6.2009 - Regulamenta a Lei no 11.671, de 8 de maio de 2008, que dispõe sobre a inclusão de presos em estabelecimentos penais federais de segurança máxima ou a sua transferência para aqueles estabelecimentos, e dá outras providências.



Fonte: www.brasil.gov.br


Não é preciso diploma para exercer jornalismo

Na quarta-feira (17), o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que é inconstitucional a exigência de diploma de jornalismo e registro profissional no Ministério do Trabalho como condição para o exercício da profissão. A não obrigatoriedade do diploma recebeu, em Plenário, oito votos a favor e um contra, do ministro Marco Aurélio.

Para o ministro do STF, Gilmar Mendes, "o jornalismo e a liberdade de expressão são atividades que estão imbricadas por sua própria natureza e não podem ser pensados e tratados de forma separada". Para ele, o jornalismo é a própria manifestação e difusão do pensamento e da informação de forma contínua, profissional e remunerada.

Já para o ministro Ricardo Lewandowski, o jornalismo dispensa diploma e só requer dos profissionais que atuam na área "uma sólida cultura, domínio do idioma, formação ética e fidelidade aos fatos".

Dividindo a mesma opinião, o ministro Carlos Ayres Britto afirmou que Carlos Drummond de Andrade, Otto Lara Resende, Manuel Bandeira, Armando Nogueira e outros destacados jornalistas não possuíam diploma.

A favor do diploma
Divergente a esses votos, o ministro Marco Aurélio afirmou que o jornalista deve ter uma formação básica que viabilize a atividade profissional, a qual repercute na vida dos cidadãos em geral. "Ele deve contar com técnicas para entrevista, para se reportar, para editar, para pesquisar o que deva estampar no veículo de comunicação", disse.

Na mesma ocasião, o advogado João Roberto Piza Fontes, que representava a Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), advertiu que, se o jornalismo vier a ser exercido por profissionais não qualificados, é uma ameaça à justa remuneração dos profissionais de nível superior que hoje estão na profissão.

De acordo com o presidente da Fenaj, Sérgio Murilo de Andrade, a não obrigatoriedade do diploma foi um golpe duro à qualidade da informação jornalística e à organização da categoria. "Nem o jornalismo nem o nosso movimento sindical vão acabar, pois temos muito a fazer em defesa do direito da sociedade à informação".

Faculdade continua importante
O diretor do Comitê de Relações Governamentais da ANJ (Associação Nacional de Jornais), Paulo Tonet Camargo, afirmou que a decisão do STF já era esperada e que essa não se trata de uma discussão sobre a importância dos cursos de jornalismo para a formação dos profissionais.

Segundo disse à Agência Brasil, o curso superior não é indispensável para a formação de profissionais do setor. "A ANJ vê a decisão com o entendimento de que os cursos não são pressupostos para o exercício do jornalista", afirmou.

Concursos não exigirão diploma
No caso de profissionais que queiram prestar concurso público na área de jornalismo, o diploma não será mais exigido, de acordo com o ministro Ricardo Lewandowski.

"Talvez se exija uma compatibilidade com a área, como diploma de sociologia, história ou comunicações de forma geral. O que o STF disse é que para o exercício desta profissão de jornalista não se pode exigir especificação, porque é uma manifestação da liberdade de expressão".

De acordo com o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, Romário Shettino, os jornalistas serão fatalmente prejudicados em futuros concursos públicos. "É outro prejuízo. Hoje eu tenho um diploma universitário, mas não poderei concorrer a um cargo de nível superior no serviço público porque sou jornalista. Se quisermos virar servidor público, vamos ter de concorrer em nível médio", concluiu.

Reversão difícil
De acordo com o advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli, será preciso "muita criatividade" por parte dos sindicatos e associações para lidar com a situação.

"A causa vale para todos por ter repercussão geral. Fica difícil buscar uma alternativa por conta da premissa de liberdade de expressão, que está prevista na Constituição. Mesmo uma lei feita hoje pelo Congresso Nacional não valeria", disse, ao participar de entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro, segundo a Agência Brasil.

Ele lembrou que o mercado já se utilizava de profissionais sem diploma e que atuavam como jornalistas e que a decisão pacifica essa questão. Para ele, quem assistiu às aulas terá "vantagem" do ponto de vista do mercado sobre os demais candidatos a uma vaga de jornalista. "Não há exclusividade, mas ele tem habilitação".