domingo, 31 de maio de 2009

Hoje é dia de ...

Dia do Enxadrista 

O título de campeão mundial de xadrez foi criado em 1886 e os primeiros jogadores a disputá-lo foram Steinitz e Zukertort. Mas o primeiro torneio com pretensões a campeonato do mundo foi jogado em 1571 em Madrid, na corte de Felipe II, reunindo os espanhóis Ruy Lopes e Escovara e os italianos Paolo Boi e Leonardo da Cutri, que venceu a competição. O melhor jogador de que se tem notícia no século XVII foi o calabrês Gioachino Grecco, mas já no século XVII I começam a revelar-se os franceses e ingleses.

Em Londres, 1747, François André Philidor venceu o arábe Stamma com um peão a menos, e ainda em 1834, Louis Charles de La Bourdonnais mantém a hegemonia francesa vencendo um match contra MacDonnel. Howard Stauton foi o primeiro inglês a conseguir sobrepor-se aos franceses, vencendo Saint-Amant em 1843. Em 1851, o alemão Adolf Anderssen foi considerado campeão mundial ao vencer o Torneio de Londres, sendo destronado em 1858 pelo norte-americano Paul Morphy.

Mas Morphy, num comportamento que viria a ser repetido muito tempo depois por seu compatriota Fischer, retirou-se subitamente do cenário enxadrístico, e Anderssen voltou a ser considerado o campeão até 1866, quando perdeu para o austríaco Wilhelm Steinitz um match realizado em Londres. Steinitz então se autoproclamou campeão mundial. Mas, em 1883. Johannes Zukertort, um polonês naturalizado britânico, também se achou no direito de autorgar-se o título, após vencer um forte torneio. Steinitz ficou furioso e lhe propôs um match (que viria a ser a primeira disputa oficial pelo título), realizado em 1886 em New York, Saint Louis e New Orleans, vencendo o austríaco.

Steinitz manteve o título vencendo a Chigorin em 1889 e a Gunsberg em 1890, mas foi despojado dele pelo alemão Emmanuel Lasker, que o venceu num match realizado em 1896 em New York, Philadelphia e Montreal, e novamente na revanche, jogada em Moscou no ano seguinte. Lasker ostentou o título por 24 anos, vencendo a todos os que se dispurseram a desafiá-lo: Marshall em 1907, Tarrasch em 1908, Janowski em 1909/1910 e Schlechter ainda em 1910. Mas em 1921 surgiu José Raul Capablanca, o cubano de estilo posicional sólido e brilhante, que venceu Lasker e só foi vencido pelo gênio de Alexander Alekhine, russo naturalizado francês, num match realizado em 1927 em Buenos Aires. Alekhine perdeu o título para o holandês Max Euwe em 1935, em match realizado na Holanda, e voltou a recuperá-lo em 1937, mantendo-o até sua morte, em 1946.

Anteriormente apenas o russo Bogoljubov se havia arriscado a desafiá-lo, em 1929 e 1934, mas foi derrotado nas duas ocasiões. Com a morte de Alekhine, a FIDE resolveu organizar um torneio para apontar o novo campeão mundial, convidando para disputá-lo os melhores valores da época:l Mikhail Botwinnik, Vassily Smislov, Paul Keres, Samuel Reshewski, Max Euwe e Reuben Fine (que não quir participar). A prova foi realizada em 1948, em quatro turnos, em, em Haia e Moscou, e Botwinnik foi o vancedor, com 14 pontos em 20 possíveis.

A hegemonia soviética
A partir desse ano, a FIDE modificou a maneira como era disputado o título mundial de xadrez, estabelecendo as regras que prevalecem, em grande parte, até hoje. O desafiante, que antes era escolhido pelo campeão, mais ou menos de acordo com a opinião pública, passa a ser apurado por um torneio entre os jogadores mais destacados, O Torneio de Candidatos; o título passa ser disputado a cada três anos, num match de 24 partidas entre o desafiante e o campeão, que mantém o tútlo em caso de empate e, se perder, tem direito a revanche a ser jogada um ano depois do primeiro encontro.

A partir de 48 também tem início a hegemonia soviética. Botwinnik manteve o título empatando com Bronstein em 51 e com Smyslov em 54. Este chegou a vencê-lo em 1957, mas acabou perdendo na revanche jogada no ano seguinte. Mikhail Tal também conseguiu vencer Botwinnik em 1960, sendo igualmente derrotado na revanche do ano seguinte. Com isso, a FIDE considerou que as regras eram excessivamente favoráveis ao campeão, e aboliu a revanche a partir de 1961. Assim, ao ser vencido pelo armênio Tigran Petrossian em 1963, Botwinnik encerrou seu reinado de 15 anos. Em 1966, Boris Spasski foi o desafiante derrotado por Petrossian, mas em 69 este teve que ceder-lhe a coroa. Em 72 aconteceu aquele que até hoje é conhecido como o macth do século.

Pela primeira vez desde 1948 o desafiante não era soviético! Dos Estados Unidos chegou alguém que se apresentava assim: Meu nome é Robert James Fischer. Os amigos me chamam de Boby. O campeão Spassky enfrentou-o em Reiquiavique, capital da Islândia, num encontro tumultuado pelas excentricidades do americano, e foi derrotado por 12,5 a 8,5. A era Fischer representou um renascimento para o xadrez do Ocidente, cansado de ver seus melhores jogadores arrebentarem-se contra a Cortina de Ferro. Mas Fischer era mesmo tão excêntrico quanto genial, em 1975, por não ter suas exigências aceitas pela FIDE, recusou-se a defender o título, entregando-o novamente a um soviético, que se tornou campeão mundial sem nenhum esforço: Anatoly Karpov. Karpov colocu sua coroa em jogo por duas vezes, contra o mesmo adversário: seu compatriota, e posteriormente dissidente, Victor O Terrível Korchnoi.

O match de 78, o perimeio com número ilimitado de partidas, não se contando os empates, foi realizado em Baghio, na Filipinas, e resultou na vitória do campeão por 6 a 5, em 32 partidas. O de 81, jogado em Merano, Itália, teve apenas 18 partidas, e Karpov voltou a consolidar sua posição, fazendo 6 a 2. E quem pensava que a coisa iria nesse ritmo por muito tempo mais, com Karpov sempre vencendo seu velhos companheiros da Escola Soviética, numa sucessão monótona de demonstrações de estilos por demais conhecidos e desgastados, saudou com entusiasmo a aparição da nova e brilhante estrela armênia, que prometia (e conseguiu) sacudir a poeria do tabuleiro mundial! Em maio de 1997, depois do famoso match de xadrez em que o supercomputador Deep Blue da IBM derrotou o campeão Garry Kasparov, a reação irritada do perdedor gerou protestos.

Alguns comentaram que foi deselegante da parte de Kasparov dizer que o jogo tinha sido armado para favorecer o computador e que, se tivesse uma chance, arrasaria com a máquina numa revanche. Afinal de contas, o xadrez é apenas um jogo, não é? Na verdade, o xadrez é muito mais do que um jogo. É um duelo de vontades que, nos níveis mais altos, está mais para Armagedon do que para divertimento. As pessoas que ganham a vida jogando xadrez são direferentes de nós. E o grande mestre russo Garry Kasparov, que vem reinando como o melhor jogador do mundo há 14 anos, é o mais diferente de todos.

Um criança precisa apenas de alguns minutos para aprender como mover a peças e ao mesmo tempo tão complexa e fascinante. A batalha é absolutamente solitária: é a minha sagacidade contra a sua. Quanto mais um jogador se aprimora, mais profundo se torna o envolvimento de seu ego. Para o profissional, perder para alguém que considera menos capaz do que ele é uma afronta intolerável, uma tragédia capaz de revirar o estômago. São tantos os riscos oferecidos pela menor imprecisão - um pequeno movimento num pequeno quadrado e a casa toda vem abaixo - que é comum os mestres levarem meia hora ou mais analisando um único movimento.

É possível relacionar o movimento das diferentes peças de xadrez que compõe o tabuleiro com o poder da inteligência. O jogo muda a cada movimento das peças de xadrez. É preciso olhar o tabuleiro na totalidade no momento do jogo. E também é preciso olhar adiante, de muitas maneiras, conforme as inúmeras possibilidades de movimento das peças nas próximas jogadas. Ver, prever, antever, rever são ações que permitem verter e reverter; envolver e resolver.

Vejamos: Rei: Movimenta-se em qualquer direção, apenas com um passo. A responsabilidade em manter o poder que detêm o limita. É vulnerável e precisa de proteção. No tabuleiro é amparado de um lado pela rainha, do outro pelo bispo e, na frente, por muitos peões. Rainha: Seus movimentos são livres: diagonais, para frente, para trás, verticais e horizontais. Ela pode correr o tabuleiro de ponta a ponta. Sua dança agiliza o jogo e se o jogador perde a rainha sente-se perdido. Cavalo: Seu movimento é temido e temerário. Ele corre em L para um e outro lado. Sabendo pular obstáculos, as peças que se encontram no seu caminho são ignoradas por ele. Bispo: É espirituoso e espiritual. Pela vocação social defende o peão. Mas pela vocação política funcional é defensor do rei. Ele não enfrenta ninguém de cara. É diagonal por inteiro e na casa branca ou na casa preta impõe respeito. Torre: Estrategicamente colocada no ângulo reto forma muralhas. Sua visão é reta, tanto no sentido horizontal como no vertical. Limitada pela natureza concreta do seu pescoço rígido, só faz proteger. Mas aliada à rainha proporciona belos xeques-mates. Peão: Predestinado a dar somente um passo após o outro numa única direção, o peão sobrevive com a força do seu trabalho. Somente lhe é permitido dois passos de uma só vez no início do seu movimento. E ataca as outras peças num passo diagonal (passo aprendido com seu tutor espiritual, o bispo). Geralmente está indefeso e necessita da proteção de outro peão ou de outras peças. Mas o seu futuro promete. Com ajuda, ele pode chegar até o outro lado do tabuleiro e virar rainha.

Jogar xadrez permite ver cada peça em particular com seu movimento próprio. Mas o fascínio maior é acompanhar a modificação do conjunto. A cada peça movida o tabuleiro muda por completo. O perdedor vira ganhador. A peça ameaçada via ameaça. Ensaiando os movimentos das peças de xadrez sem deixar de olhar a totalidade do tabuleiro promovemos a ginástica do pensamento. No tabuleiro da vida o olhar acomodado prega peças no sujeito. A fatalidade do xeque-mate é iminente. Mas as mudanças que enfrentamos diariamente exigem um leiura ágil, renovada e criativa, capaz de promover, por igual, o movimento inteligente e a esperança do homem que sente, que sabe e que pensa.

Dia da Juventude Luterana 
Homenagem àqueles que seguem os ensinamentos e valorizam a luta da vida de Martinho Lutero.

Dia do Desafio 
Vem bem a calhar nomear um dia de desafios coincidente com o Dia do Enxadrista, que representa, além de memória e raciocínios perfeitos, coragem do desafio mano-a-mano.


Fonte: www.quediaehoje.net



sábado, 30 de maio de 2009

Hoje é dia de ...

Dia das Bandeirantes 
Trata-se de uma homenagem às integrantes da Federação de Bandeirantes do Brasil, que é o equivalente feminino do escotismo.

Dia do Geólogo 




Fonte: www.quediaehoje.net




sexta-feira, 29 de maio de 2009

A vez do cliente: por que as operadoras devem valorizá-lo

Por muitos anos as operadoras de telefonia têm liderado o ranking de reclamações do PROCON. O histórico de queixas e a abertura de processos administrativos mostram o descontentamento do consumidor com as empresas do setor de telecomunicações, e não faltam dados comprovando a deficiência no relacionamento com o cliente por parte das operadoras. Um exemplo disso é a lista das 50 organizações que mais causaram insatisfação ao cliente em 2008, onde três das cinco empresas que mais receberam reclamações são de telecomunicações. 

Contudo, as operadoras começaram a se preocupar com as recentes mudanças da legislação que deverão fazer com que o setor evolua em muitos aspectos, principalmente na área que revela ser uma das maiores fraquezas das companhias de telecomunicações: o relacionamento com o cliente. A primeira mudança foi a Lei do SAC, que começou a vigorar em dezembro de 2008 e que obrigou muitos setores, entre eles o de telecomunicações, a elevarem o nível de atendimento aos seus clientes. Mais recentemente foi a vez da portabilidade forçá-las a se relacionar melhor com o cliente, não porque eram obrigadas pela legislação, como ocorreu com a Lei do SAC, mas porque começaram a enxergar este relacionamento como diferencial que pode garantir que ele não mude para outra operadora. O alarme soou, já que com a portabilidade os clientes insatisfeitos não hesitam mais em mudar de operadora, pois podem manter seu número mesmo com a troca.

A partir de agora, as operadoras com visão estratégica saberão aproveitar o momento de transição do setor para aumentar a sua participação no mercado. Para aquelas com menor número de clientes, é a hora de buscar os usuários de concorrentes mais fortes oferecendo melhor qualidade, mais serviços e preços em conta, além dos já conhecidos benefícios de aquisição de aparelho e planos de minutagem padronizados. Apesar de aparentarem ser mais vulneráveis às mudanças, os líderes de mercado também podem enxergar novas oportunidades com a portabilidade, pois poderão adotar diversas ações para manter os clientes mais rentáveis, além de reconquistar os antigos. Neste momento, conhecer bem os clientes e oferecer-lhes um atendimento premium será o principal diferencial que definirá quem irá se destacar neste cenário de adversidades.

Se antes um bom relacionamento com o cliente deveria ser um pressuposto de todas as empresas a fim de garantir a fidelização, as últimas novidades para o setor de telecomunicações vieram em boa hora para conscientizar as operadoras sobre a importância de tratar cada um de seus clientes como se fosse único e especial. Com isso, além de dificultar a perda de usuários para os concorrentes, o uso do marketing de relacionamento ajuda a evitar que as operadoras despendam grandes investimentos em comunicação para atrair novos clientes como forma de compensar aqueles que optaram por outra operadora. Este é um fator de extrema importância já que a conquista de novos usuários pode custar cinco vezes mais do que manter os atuais, sendo que, no atual cenário econômico, a redução de custos é uma prioridade na maioria das organizações. Mas, com este cenário, qual caminho as operadoras deverão tomar para fidelizar o seu cliente?

Um dos passos seria o uso de sistemas de CRM, em conjunto com ações de relacionamento que identifiquem as preferências de seus clientes, garantindo um atendimento personalizado e direcionando a abordagem dos atendentes de call center das operadoras. Dessa forma, fica mais fácil disponibilizar planos de acordo com hábitos de consumo de cada cliente, oferecer bônus de minutos e facilidades para aquisição de aparelhos, entre outros benefícios. 

Certamente as operadoras que forem mais ágeis em implementar estas mudanças com o uso de ferramentas de relacionamento conseguirão manter seus clientes atuais e conquistar os insatisfeitos de seus concorrentes. Esta será a arma mais potente para se destacar em um mercado repleto de clientes insatisfeitos e líder de reclamações, vencendo a batalha contra as outras operadoras por clientes cada vez muito exigentes.

Marcelo Fabretti é diretor de tecnologia da TOPMIND






Metas e ações são primordiais para otimização de tempo

A demanda por resultados cresce à medida que as informações se avolumam. Clientes e chefes se tornam mais exigentes e a concorrência mais criativa e agressiva. E como lhe dar com as pressões e a falta de tempo, se o dia continua tendo as mesmas 24 horas e o sistema nervoso ainda é igual ao dos ancestrais? 

Segundo a psicóloga e diretora do Instituto Saber, Marcia Dolores Rezende, especialista em Programação Neurolinguistica (PNL), gestão do tempo é a arte de organizar a vida de forma a controlá-la e evitar perdas de tempo. “Gerir o tempo de forma eficaz implica identificar o que é mais importante, definir objetivos e estabelecer prioridades”, explica.

Uma boa gestão do tempo necessita de uma correta organização pessoal e uma constante monitorização das tarefas, e o quanto é necessário se dedicar a cada uma delas. “Quando se tem uma boa agenda, desculpas para esconder a indecisão e a falta de capacidade de reagir aos acontecimentos tornam-se páginas viradas. As pessoas se desgastam porque não se tem consciência do que é verdadeiramente importante”, enfatiza a especialista.

Marcia dá dicas para aumentar o poder de influencia no ambiente e otimizar o dia por intermédio da PNL. “Assuma o comando de seu próprio tempo, fortalecendo a auto-estima, definindo prioridades através de um plano de ação, melhorando assim o que não está bom”, declara.

O que também ajuda nesse processo de reeducação organizacional é fazer um relatório. “Faça um pré-work, identificando os pontos fortes e fracos que podem ser melhorados e um pós-work acompanhando os resultados obtidos com o plano de ação”, define.

E para quem quer deseja se aprimorar nesse aspecto e atingir resultados positivos, tanto na vida pessoal quanto profissional, pode participar do curso sobre de Gestão de Tempo, promovido pelo Instituto Saber. O próximo evento será em agosto. Durante as aulas, os participantes aprendem a usar a PNL para desenvolver confiança interna e ter maior comunicação, sinceridade, respeito e equilíbrio em qualquer relação. “Este curso é prático. O indivíduo aprende a libertar-se das limitações e das críticas, transformando-as em ações positivas, desenvolvendo uma força impulsionadora, uma postura saudável diante da sua própria vida”, conclui.






Marina Erthal vence O Aprendiz 6, e Justus abre inscrições para O Aprendiz 7

Marina Erthal, 20 anos, natural de Barra do Garças, estudante de Publicidade e Propaganda, venceu a final do programa O Aprendiz 6 - Universitário, na noite do dia 28/05. 

A vencedora, além de levar para casa 1 milhão de reais, será trainee em uma das empresas de Roberto Justus durante um ano, recebendo 10 mil reais por mês.

A final foi disputadíssima. Marina concorreu com Karina Ribeiro (25), estudante de jornalismo, apontada pelos próprios colegas durante o programa como favorita. 

A última prova disputada pelas finalistas contou com a participação de seus colegas demitidos anteriormente do programa. O desafio era organizar um grande evento para promover um rally com carros da Fiat, uma das empresas patrocinadoras do programa.

A equipe comandada por Karina se saiu melhor e venceu a prova - o que chegou a aumentar as expectativas que Karina fosse a vencedora.

Duas ótimas candidatas com perfis diferentes. Conforme as observações de Walter Longo e Claudio Fornes, conselheiros de Justus no programa, enquanto Karina é excelente nos trabalhos em grupo, Marina é melhor nos trabalhos que envolvem apenas esforço individual. 

Karina Ribeiro, segunda colocada, não saiu do programa de mãos abanando. A empresa de telefonia Vivo anunciou a contratação da aprendiz como estagiária durante 6 meses.


O programa comandado por Roberto Justus foi líder de audiência e arrecadou bastante em publicidade e merchandising, apesar de ser transmitido em um horário bastante inconveniente para a maior parte das pessoas - sempre depois das 23 horas. 

A exemplo do que fez nas edições anteriores, ao final do programa, Justus anunciou que as inscrições para a próxima edição já estão abertas. O Aprendiz 7 seguirá a fórmula da temporada atual e será exclusivo para universitários. 

As inscrições já podem ser feitas no site. Clique aqui.






Acompanhamento de Proposições




  • PL 3310/2008 - Altera o art. 10 da Lei nº 6.437, de 20 de agosto de 1977, e estabelece como infração sanitária, sujeita à penalidades administrativas, o preenchimento de receitas, notificações de receita e de prontuários médicos de maneira ilegível ou que possa induzir o leitor a erro.
    - 28/05/2009Designado Relator, Dep. Otavio Leite (PSDB-RJ)

  • PL 4924/2009 - Dispõe sobre o Piso Salarial do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem, do Auxiliar de Enfermagem e da Parteira. 
    - 27/05/2009Encerrado o prazo para emendas ao projeto. Foi apresentada uma emenda.

  • PL 5009/2009 - Dispõe sobre a venda de aparelhos de telefonia móvel.
    - 27/05/2009Encerrado o prazo para emendas ao projeto. Não foram apresentadas emendas.


Fonte: www.camara.gov.br



Palavra do Dia - Temporada

TEMPORADA
 
Com a conquista, na última quarta-feira, da Liga dos Campeões da Europa, a equipe espanhola do Barcelona confirmou a melhor temporada de sua história, por ter conquistado, além desse torneio, a Copa do Rei e o Campeonato Espanhol.
 
A palavra "temporada" é um substantivo feminino que tem a sua origem na junção da palavra "tempo" com "r" mais o sufixo "ada". No texto acima, o termo designa uma época própria para certas atividades, no caso, o período entre o início e o fim de alguns campeonatos de futebol.

>> Definição do "iDicionário Aulete":

(tem.po.ra.da)

sf.
1. Determinado espaço de tempo (curta temporada).
2. Época própria para certas atividades (temporada de caça).
3. Estação do ano.
[F.: tempo + -r- + -ada.]
_
 
iDicionário Aulete: O primeiro dicionário livre, gratuito e interativo do Brasil. A palavra é sua!


Fonte: www.aulete.com.br


Brasil tem 2º melhor desempenho fiscal entre países do G-20

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse, nesta quinta-feira (28/05), que os países emergentes, como o Brasil, terão uma recuperarão mais rápida de suas economias e em 2010 já estarão crescendo a patamares iguais aos de antes da crise. “Estamos retornando a níveis de normalidade. Ao final do ano, algumas economias já trabalharão com um PIB positivo”, declarou o ministro, em audiência pública conjunta das Comissões de Assuntos Econômicos, Infraestrutura, Assuntos Sociais, de Acompanhamento da Crise financeira e Empregabilidade do Senado. O ministro estimou que o crescimento do PIB brasileiro deve ficar entre 3% e 4% em 2010.

O ministro ressaltou que no cenário internacional houve uma melhora geral, com sinais de recuperação, principalmente a partir da consolidação do Governo Obama. Mas ainda há problemas a serem “digeridos”, como a questão dos ativos tóxicos que enfraquecem os grandes bancos. Ele acredita que, em 2009, ao contrário dos emergentes, as principais economias avançadas terão recessão, com um PIB negativo em torno de -4%. Ele acha que a maioria dos analistas prevê que em 2010 os avançados terão um crescimento modesto, entre 1% e 1,5%.  “Será um longo processo de recuperação”.

Em sua apresentação, o ministro apontou as medidas anticíclicas tomadas pelo Governo, que fizeram com que o país reunisse condições mais seguras e atraentes para o retorno do investimento estrangeiro. “Podemos ver o reflexo disso na retomada do fluxo de capital, no aumento da disponibilidade financeira, na recuperação do preço das commodities e no ingresso de investimentos na Bolsa de Valores.”

O desempenho fiscal do Brasil foi um dos pontos destacados pelo ministro Mantega que, segundo projeções da Economist Intelligence Unit (EIU), é o segundo melhor entre os países do G-20. A queda da dívida bruta e o aumento da confiança brasileira medido pelo risco país também reforçam os sinais de que a economia está se recuperando. “A crise serviu para por o Brasil à prova e o importante é que nós já estamos em um processo de recuperação”, disse o ministro.

O ministro destacou algumas condições que, combinadas, posicionaram o Brasil como um dos novos protagonistas no cenário internacional, com dinamismo e taxas de crescimento maiores: modernização da estrutura produtiva, contas públicas mais equilibradas, recursos naturais abundantes, menos dependência do mercado externo e grande produção de alimentos. “Temos ainda, como a China e a Índia, um grande mercado consumidor que ainda pode crescer muito. Por essas razões, acreditamos que o Brasil sairá mais rapidamente da crise e poderá ocupar posição privilegiada no mercado econômico internacional”, completou o ministro.





Lei garante transparência de gastos públicos em tempo real

União, Estados e Municípios serão obrigados a colocar na internet, em tempo real, os dados de seus orçamentos e gastos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta quarta-feira (27), a lei que dá mais transparência aos gastos públicos.  A medida atinge os três Poderes - Legislativo, Executivo e Judiciário - e altera a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), em vigor há nove anos. O projeto original, apresentado em 2004, é de autoria do ex-senador João Capiberibe (PSB-AP). A lei foi publicada no Diário Oficial da União, passando a vigorar imediatamente. 

A LRF já considerava transparência da gestão fiscal a ampla divulgação da execução orçamentária, mas não era tão explícita quanto à liberação do conteúdo à população. 

Cidadão 
Com a medida, o cidadão poderá saber, antecipadamente, quanto será pago por um serviço ou por um produto , a descrição e a quantidade a ser comprada e quem receberá o pagamento. Assim, Poder Público e sociedade civil poderão fiscalizar a arrecadação e os gastos da Administração Pública. 

A transparência será assegurada também mediante incentivo à participação popular e realização de audiências públicas, durante os processos de elaboração e discussão dos planos, Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e orçamentos.   

A nova lei ainda ressalta que qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato é parte legítima para denunciar ao Tribunal de Contas (TCU) e ao órgão competente do Ministério Público o descumprimento das prescrições estabelecidas em lei.   

A União, Estados e Municípios, com mais de 100 mil habitantes, terão prazo de um ano para divulgar as informações em tempo real. Já Municípios, entre 100 mil e 50 mil habitantes, terão prazo de dois anos; e cidades com menos de 50 mil habitantes terão prazo de quatro anos a partir da publicação da nova lei, que ocorreu nesta quinta feira (28).





Acompanhamento de Proposições



  • PL 2094/2007 - Disciplina o couvert artístico e dá outras providências.
    - 27/05/2009Designado Relator, Dep. José Genoíno (PT-SP)

  • PL 4566/2008 - Altera dispositivos da Lei nº 8.036, de 11 de maio de 1990, que "Dispõe sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e dá outras providências".
    - 27/05/2009Retirado de pauta a requerimento do relator.

Fonte: www.camara.gov.br



Dicas importantes para um bom currículo

O currículo é o resumo da sua formação e dos empregos mais importantes de sua carreira. Mas não esqueça : as informações devem ser claras e concisas para atrair a atenção do selecionador. Vamos dar agora algumas dicas para que você faça um currículo correto e, dessa forma, tenha mais chances de alcançar seus objetivos. 

  1. É importante que o profissional procure criar um currículo para cada oportunidade pretendida. Ou seja, deve-se manter um currículo padrão ( esqueleto ) para, dessa forma , o mesmo poder ser adaptável a partir dos objetivos do contratante.
  2. Lembre-se sempre que o currículo é a maior ferramenta geradora de entrevistas que você pode ter. Um currículo desatualizado irá colaborar para que você perca a oportunidade de conseguir um novo emprego pois demonstra descuido e não informará devidamente sobre a sua atuação. Nos tempos atuais a concorrência é muito grande e se mesmo com um currículo atualizado você encontrará um mercado de disputa acirrada imagine se estiver apresentando um desatualizado.
  3. É muito importante descrever suas realizações, metas alcançadas e habilidades. Mas procure ser sempre objetivo e descrever apenas o que realmente interessa para ganhar a atenção do recrutador.
  4. No caso dos currículos impressos a qualidade da impressão é fundamental. Por isso prefira imprimir seu currículo em impressoras de boa qualidade e jamais tire cópias em máquinas copiadoras ou preencha currículo em formato padrão comprado em papelarias. 
  5. O currículo deve ser escrito de maneira formal, clara e impessoal. Evite o uso de pronomes pessoais nas frases. Colocar datas de entrada e saída de cada emprego é importante para que selecionador saiba a velocidade com que as coisas aconteceram em sua carreira.
  6. Esqueça os dados pessoais. Os selecionadores não estão preocupados em saber nomes de filhos e parentes nem números de documentos ( RG, carteira de habilitação, CIC, etc. ). Esses dados servem apenas para cadastros em sites, os quais também não levam estes dados aos selecionadores. 
  7. Finalmente, as dicas tradicionais : não minta, aquilo que constar do seu currículo poderá ser questionado na hora da entrevista; seja específico em relação a outros idiomas; se falar fluentemente coloque essa informação e esteja preparado para a entrevista no idioma especificado; todo o cuidado no português das frases pois um erro pode eliminá-lo de imediato.
Enfim ,capriche ao máximo em todos os pontos e boa-sorte. 

Cláudio Moraes é diretor da D'Moraes Recursos Humanos : www.dmoraes.com.br 






Veja como organizar seu plano de carreira desde o vestibular

"O que você quer ser quando crescer?" Certamente, quando criança você respondeu essa pergunta. Mas em questão de planejamento de carreira, o quanto antes você pensar, planejar e traçar metas, as possibilidades de sucesso serão maiores.

"Uma carreira não é feita de cargos que você ocupou na empresa, mas sim de habilidades e conhecimento, ou seja, o que eu fui capaz de resolver, que resultados eu apresentei, durante o tempo em que eu fui diretor de uma companhia?", ressalta a consultora da DBM, Irene Azevedo.

Faculdade
Ela afirma que a pessoa precisa planejar a sua carreira na época do vestibular. "Atualmente, as organizações são pressionadas por resultados. Assim, se você não fizer o que gosta, você não irá aguentar a pressão. Portanto, não interessa se aquele segmento é o que vai crescer, o importante é fazer o que gosta."

Depois de decidir o curso de graduação e ingressar em uma faculdade, Irene destaca que é hora de pensar em estágios.

Recém-formado
Após um ano de conclusão do ensino superior, a consultora alerta que é fundamental ter o conhecimento de línguas estrangeiras.

"Não adianta ter uma pós-graduação e não ter o inglês e o espanhol fluentes. Hoje, muitas empresas podem até não usar o inglês, mas cobram esse requisito nos seus processos de seleção, logo você pode perder uma boa oportunidade de emprego por não ter esse conhecimento".

Formado há cinco anos
Com cinco anos de formado, Irene afirma que é importante ter no currículo uma pós-graduação ou um mestrado.

"Se você pretende um dia atuar na área acadêmica, esse é o momento de pensar em desenvolver conhecimento teórico, investindo em um mestrado. Mas, se o mundo acadêmico não faz parte dos seus planos, invista em uma pós-graduação lato-sensu"

Com diploma há sete anos
Agora, se você já concluiu o ensino superior há sete anos e têm os conhecimentos teóricos acima, na opinião de Irene, chegou a vez de fazer um MBA ou um doutorado. "Se você quer atuar no ramo acadêmico, o doutorado é importante. Caso contrário, procure fazer um MBA".





Palavra do Dia - Asfixia

ASFIXIA
 
Em janeiro, a perícia responsável pelo caso concluiu que a causa da morte de uma estudante durante um cruzeiro no litoral paulistano foi uma asfixia provocada pelo seu próprio vômito.

A palavra “asfixia” tem sua origem no termo grego “asphyksía, as” e designa a interrupção da respiração e da circulação sanguínea por estrangulamento, submersão etc...

>> Definição do "iDicionário Aulete":
(as.fi.xi.a) [cs]

sf.

1. Suspensão da respiração e da circulação sanguinea por estrangulação, submersão etc

2. Fig. Falta de condições para o exercício de uma atividade, faculdade etc.: O despotismo causa a asfixia das liberdades individuais.

[F.: Do gr. asphyksía, as.]
...

iDicionário Aulete: O primeiro dicionário livre, gratuito e interativo do Brasil. A palavra é sua!


Fonte: www.aulete.com.br



ProUni abre inscrições em duas etapas para 91,2 mil bolsas

 que desejam concorrer a bolsas de estudos do Programa Universidade para Todos (ProUni) podem fazer a inscrição a partir desta quarta-feira, 27, até 5 de junho. São 91.227 bolsas, das quais 57.432 integrais e 33.795 parciais de 50% da mensalidade.

Podem concorrer às bolsas integrais os candidatos com renda familiar de até um salário mínimo e meio, R$ 697,50 por pessoa; e para as bolsas de 50% da mensalidade, estudantes com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.395,00) por pessoa.

O estudante também precisa atender pelo menos um entre os seguintes critérios: ter cursado todo o ensino médio em escola pública; se em escola particular, na condição de bolsista integral; ser pessoa com deficiência; professor do quadro permanente da rede pública da educação básica.

Os professores podem se inscrever para bolsas em cursos de licenciatura, pedagogia ou normal superior e não precisam comprovar rendimentos. Para concorrer, o estudante precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2008.

A Portaria Normativa MEC nº 5, publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira, 26, informa que na inscrição o candidato deve escolher o tipo de bolsa (se integral ou parcial) e marcar até cinco opções de instituições de ensino, de cursos, de habilitações ou turno. Já os candidatos com deficiência ou que se autodeclararem indígenas, pardos ou pretos poderão optar por concorrer às bolsas destinadas às políticas afirmativas.

Novidades
O processo seletivo do ProUni para o segundo semestre traz novidades: tem duas etapas de inscrição de candidatos, o que significa dois processos seletivos independentes. As inscrições da primeira etapa vão de 27 de maio até as 21h de 5 de junho. Depois disso, o sistema do ProUni pré-seleciona e divulga os classificados em primeira e segunda chamadas. Todas as fases da primeira etapa serão concluídas em 15 de julho.

A segunda etapa de inscrição, para candidatos novos ou que ficaram fora da primeira etapa, vai de 20 a 24 de julho. Esta fase também terá duas chamadas e o processo termina em 14 de agosto. As informações para os candidatos e o calendário estão na página do ProUni, além do acesso à ficha de inscrição.

Resultados
Entre 2005 (primeira edição) e o primeiro semestre de 2009, o ProUni possibilitou a inclusão de 540 mil estudantes no ensino superior privado. No primeiro semestre de 2009, o programa ofereceu 156.416 novas bolsas de estudos, das quais 95.694 integrais e 60.722 parciais de 50% da mensalidade. Com as 91.227 bolsas ofertadas no segundo semestre, o ProUni soma este ano 247.643 bolsas.





Resenha Diária - 29/05/2009

Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

29 de maio de 2009

Lei nº 11.944, de 28.5.2009 - Dispõe sobre o salário mínimo a partir de 1o de fevereiro de 2009.

Lei nº 11.943, de 28.5.2009 - Autoriza a União a participar de Fundo de Garantia a Empreendimentos de Energia Elétrica - FGEE; altera o § 4o do art. 1o da Lei no 11.805, de 6 de novembro de 2008; dispõe sobre a utilização do excesso de arrecadação e do superávit financeiro das fontes de recursos existentes no Tesouro Nacional; altera o art. 1o da Lei no 10.841, de 18 de fevereiro de 2004, as Leis nos 9.074, de 7 de julho de 1995, 9.427, de 26 de dezembro de 1996, 10.848, de 15 de março de 2004, 3.890-A, de 25 de abril de 1961, 10.847, de 15 de março de 2004, e 10.438, de 26 de abril de 2002; e autoriza a União a repassar ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES recursos captados junto ao Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento - BIRD. Mensagem de veto

Lei nº 11.942, de 28.5.2009 - Dá nova redação aos arts. 14, 83 e 89 da Lei no 7.210, de 11 de julho de 1984 – Lei de Execução Penal, para assegurar às mães presas e aos recém-nascidos condições mínimas de assistência.

Decreto nº 6.863 de 28.5.2009 - Regulamenta a aplicação do Adicional de Plantão Hospitalar - APH, instituído pela Lei no 11.907, de 2 de fevereiro de 2009, para os hospitais universitários e para o Hospital das Forças Armadas. 



Fonte: www.brasil.gov.br


Resenha Diária - 28/05/2009

Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

28 de maio de 2009

Lei Complementar nº 131, de 27.5.2009 - Acrescenta dispositivos à Lei Complementar  no 101, de 4 de maio de 2000, que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências, a fim de determinar a disponibilização, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Lei nº 11.941, de 27.5.2009 - Altera a legislação tributária federal relativa ao parcelamento ordinário de débitos tributários; concede remissão nos casos em que especifica; institui regime tributário de transição, alterando o Decreto no 70.235, de 6 de março de 1972, as Leis nos 8.212, de 24 de julho de 1991, 8.213, de 24 de julho de 1991, 8.218, de 29 de agosto de 1991, 9.249, de 26 de dezembro de 1995, 9.430, de 27 de dezembro de 1996, 9.469, de 10 de julho de 1997, 9.532, de 10 de dezembro de 1997, 10.426, de 24 de abril de 2002, 10.480, de 2 de julho de 2002, 10.522, de 19 de julho de 2002, 10.887, de 18 de junho de 2004, e 6.404, de 15 de dezembro de 1976, o Decreto-Lei no 1.598, de 26 de dezembro de 1977, e as Leis nos 8.981, de 20 de janeiro de 1995, 10.925, de 23 de julho de 2004, 10.637, de 30 de dezembro de 2002, 10.833, de 29 de dezembro de 2003, 11.116, de 18 de maio de 2005, 11.732, de 30 de junho de 2008, 10.260, de 12 de julho de 2001, 9.873, de 23 de novembro de 1999, 11.171, de 2 de setembro de 2005, 11.345, de 14 de setembro de 2006; prorroga a vigência da Lei no 8.989, de 24 de fevereiro de 1995; revoga dispositivos das Leis nos 8.383, de 30 de dezembro de 1991, e 8.620, de 5 de janeiro de 1993, do Decreto-Lei no 73, de 21 de novembro de 1966, das Leis nos 10.190, de 14 de fevereiro de 2001, 9.718, de 27 de novembro de 1998, e 6.938, de 31 de agosto de 1981, 9.964, de 10 de abril de 2000, e, a partir da instalação do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, os Decretos nos 83.304, de 28 de março de 1979, e 89.892, de 2 de julho de 1984, e o art. 112 da Lei no 11.196, de 21 de novembro de 2005; e dá outras providências.Mensagem de veto

Decreto nº 6.862 de 27.5.2009 - Dá nova redação ao art. 13 do Decreto no 1.565, de 21 de julho de 1995, que regulamenta a Lei no 8.829, de 22 de dezembro de 1993, estabelecendo a distribuição de cargos por classe da Carreira de Oficial de Chancelaria e da Carreira de Assistente de Chancelaria.

Decreto nº 6.861 de 27.5.2009 - Dispõe sobre a Educação Escolar Indígena, define sua organização em territórios etnoeducacionais, e dá outras providências.

Decreto nº 6.860 de 27.5.2009 - Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções Gratificadas do Ministério da Saúde, integra o Centro de Referência Professor Hélio Fraga à estrutura da Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ, altera e acresce artigo ao Anexo I e altera o Anexo II ao Decreto no 4.725, de 9 de junho de 2003, que aprova o Estatuto e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções Gratificadas da FIOCRUZ, e dá outras providências.



Fonte: www.brasil.gov.br




Empregado doméstico poderá ser chamado de funcionário do lar


Laycer Tomaz
Luciana Costa: objetivo é combater o preconceito contra trabalhadores.
Tramita na Câmara o Projeto de Lei 4787/09, da deputada Luciana Costa (PR-SP), que muda a denominação de "empregado doméstico" para "funcionário do lar". O projeto modifica a Lei do Empregado Doméstico (5.859/72).

O objetivo, segundo a deputada, é combater o preconceito existente contra esses trabalhadores, retirando a "carga de subserviência" ligada à atual denominação. "Essa atividade carrega vários estigmas, como a proibição de andar em elevador social. A maior discriminação, contudo, ocorre no próprio no local de trabalho, tanto que algumas profissionais pedem aos seus patrões para não assinarem a carteira por terem vergonha de assumir sua condição", diz Luciana Costa. 

Segundo a parlamentar, existem hoje no Brasil cerca de 6,5 milhões de trabalhadores domésticos, e mais de 90% são mulheres.

"As funções desenvolvidas abrangem os serviços de babás, cozinheiras, faxineiras e governantas, além do cuidado de crianças e idosos. Apesar de sua notória importância familiar e social, os empregados domésticos são muito pouco recompensados", avalia a deputada. 

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Fonte: Reportagem: Noéli Nobre - Edição: João Pitella Júnior - www.camara.gov.br




Comissão aprova licença maior para mãe de gêmeos ou prematuros


Barbosa: proteção à maternidade prevista no projeto significa a proteção à criança e à infância.
A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Lei 2932/08, de autoria do Senado, que aumenta a licença-maternidade de 120 para 180 dias nos casos de nascimento múltiplo (mais de um filho na mesma gestação) ou prematuro. 

O projeto, que altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), também prevê licença maior para a mãe cujo filho seja portador de doença ou malformação grave que demande, em consequência, maior atenção que a normalmente dispensada ao recém-nascido em circunstâncias normais.

De acordo com a proposta, as despesas com os dois meses extras de salário-maternidade serão custeadas por dotações próprias no orçamento da Seguridade Social.

Proteção
Para o relator da proposta na comissão, deputado Eduardo Barbosa, a proteção à maternidade prevista no projeto significa a proteção à criança e à infância.
Em entrevista à Rádio Câmara, o deputado Eduardo Barbosa explica a necessidade da ampliação da licença maternidade.


"Para proteger a maternidade, a mulher tem garantido o seu emprego, bem como a licença e a remuneração durante o período de afastamento. Tais medidas visam proteger não apenas a trabalhadora, mas, principalmente, a criança e a família."

Tramitação 
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado ainda pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Fonte: Da Redação/SR - www.camara.gov.br



Instalada comissão especial para analisar desfiliação voluntária


Diogo Xavier
Luciano Castro (E) foi eleito relator da comissão especial e Silvio Costa (C), presidente.
A Câmara instalou nesta quarta-feira a comissão especial que irá analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 42/95, da deputada Rita Camata (PMDB-ES). A PEC prevê a perda de mandato para parlamentar que se desfiliar voluntariamente do partido pelo qual se elegeu. 

O presidente da comissão será o deputado Silvio Costa (PMN-PE); e o relator, o deputado Luciano Castro (PR-RR).

Em entrevista à Rádio Câmara, o deputado Silvio Costa convoca a sociedade a participar mais da vida política do País.
Segundo Silvio Costa, a ideia é convidar a sociedade para um debate sobre a relação dos políticos com os seus partidos. "Nós vamos, inclusive, convidar também o Tribunal Superior Eleitoral, para que ele participe desse debate. Vamos ampliar a discussão com todos os setores da sociedade no sentido de estabelecer relações mais firmes dos parlamentares com os partidos, com os programas dos partidos." 

O parlamentar considera lamentável que, no Brasil, os programas partidários tenham muitas semelhanças, o que, na avaliação dele, gera confusão programática e ideológica para o eleitor.

Decisão do TSE
O relator da PEC, deputado Luciano Castro, considerou infeliz a decisão do TSE que, antes de o Congresso legislar, estabeleceu a exigência da fidelidade partidária.

"Hoje a regra é essa, gerada no Judiciário. O que nós queremos estabelecer é uma regra clara, na Constituição, por iniciativa do Legislativo. Nós não podemos abrir mão da nossa prerrogativa de legislar, em especial para uma matéria de nosso interesse absoluto." 

Luciano Castro defende que o parlamentar possa mudar de partido, uma única vez, no exercício do seu mandato, por ocasião das convenções partidárias.

Para ele, essa mudança se daria apenas por interesse do deputado, quatro anos depois de exercido o mandato e cumprido o programa do partido pelo qual foi eleito. 

Castro pretende ouvir a opinião de parlamentares, lideranças, especialistas em matéria eleitoral e integrantes do Poder Judiciário, especialmente o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), que levantou a questão da fidelidade partidária no Tribunal Superior Eleitoral.





Lançada cartilha para ajudar vereadores a fiscalizar os atos da prefeitura

Os interessados em solicitar exemplares impressos da cartilha devem enviar mensagem para o endereço eletrônico gfoco@cgu.gov.br.
  
Já está disponível no site da Controladoria-Geral da União (CGU) na internet (www.cgu.gov.br) a cartilha “O Vereador e a Fiscalização dos Recursos Públicos Municipais”, lançada nesta quarta-feira (27) pelo ministro-chefe interino da CGU, Luiz Navarro, durante a abertura do II Encontro Nacional de Vereadores, que está sendo realizado em Brasília. A cartilha apresenta uma série de situações em que o vereador pode fiscalizar os atos da prefeitura, os meios de obter informações sobre esses atos e os cursos de capacitação oferecidos pela CGU.

Durante o lançamento, Luiz Navarro ressaltou que a competência de fiscalizar o poder executivo municipal é atribuída ao vereador pela Constituição Federal, e que o vereador deve buscar o apoio da população para ajudá-lo nessa tarefa. “O vereador tem papel fundamental no estímulo ao controle social, fazendo com que o cidadão comum também acompanhe os atos do prefeito. Uma das alternativas para isso é promover audiências públicas com o objetivo de debater questões do município.”

Navarro disse que a idéia de criar a cartilha surgiu no primeiro Encontro Nacional dos Vereadores, em fevereiro deste ano, logo após uma palestra proferida pela CGU. “Nós vimos a sede de conhecimento que os vereadores tinham. E essa cartilha é um pouco da experiência da CGU. Nós fiscalizamos assim, e assim também, em muitos casos, é a forma como o vereador pode fiscalizar.”

Luiz Navarro, que é o secretário-executivo da CGU, finalizou o discurso de lançamento da cartilha, sugerindo aos vereadores presentes no evento – cerca de 500 – que tornassem uma rotina a consulta aos dados do Portal da Transparência (www.portaldatransparencia.gov.br), em busca de informações relevantes sobre receitas e despesas do seu município, em se tratando de recursos repassados pelo governo federal.

O ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, está em Bruxelas (Bélgica), participando de um evento sobre as leis de combate à corrupção.

Os interessados em solicitar exemplares impressos da cartilha devem enviar mensagem para o endereço eletrônico gfoco@cgu.gov.br.





Ji-Paraná perde para Cerro, de Cuba, no Dia do Desafio

Comunicamos que a cidade Cubana, Cerro, conseguiu mobilizar no Dia do Desafio de 2009, 84.095 pessoas que realizaram 15 minutos de atividades físicas. Este número equivale a 65% da população local de pouco mais de 120 mil habitantes.

Ji-Paraná, que disputou com Cerro, mobilizou 31.823 pessoas, o que representa cerca de 30% da população do município, que, de acordo com censo do IBGE, é de pouco mais de 107 mil habitantes.






SEMOSP finaliza recuperação na Linha União

Após 10 dias de trabalho Linha União, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP) concluiu o serviço de recuperação de pontos críticos nas estradas da região. Foram reconstruídas duas linhas de bueiros e um pontilhão com 13,5 metros de comprimento, localizado a 300 metros da Escola Pólo. O coordenador de Obras da secretaria, João Vilas Boas disse que "a comunidade cedeu a madeira de suporte do pontilhão e a prefeitura liberou as pranchas".
 
A via estava danificada em virtude do período chuvoso, prejudicando inclusive a passagem dos ônibus escolares. Para o secretário, Assis Canuto "foi feito na linha União o que está previsto para acontecer em outros setores da zona rural". A SEMOSP mantém equipe própria em vários setores e muitas vezes a demora é provocada pela falta de madeira, no caso da recuperação de pontes e pontilhões. Além do mais, afirmou afirma Canuto, "a equipe é pequena para tantos pontos críticos que surgiram com o final das águas".
 
Araras
Também foram finalizados esta semana os serviços de montagem de três linhas de bueiros na estrada de acesso a Reserva Indígena dos povos Araras. De acordo com o cacique Firmino, que visitou a SEMOSP há dez dias, a via não permitia a locomoção dos integrantes da tribo. Com os trabalhos realizados em ritmo acelerado os bueiros foram concluídos. No total foram 24 metros lineares de bueiros.





Semusa alerta: não deixe de vacinar cães e gatos contra a raiva

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza no próximo sábado, 30, a primeira etapa da Campanha de Vacinação Anti-Rábica em Cães e Gatos. A meta para Ji-Paraná este ano é a de vacinar 22 mil animais.
 
A Semusa alerta que a campanha será dividida em rural e urbana. No perímetro urbano, a vacinação acontece somente no sábado, das 8 às 17 horas. Na zona rural a Campanha de Vacinação Anti-Rábica tem início na próxima segunda-feira,01/06, e terá duração de 60 dias.
 
A Campanha de Vacinação Anti-Rábica acontece no município em duas etapas, a primeira no próximo sábado e a segunda no mês de setembro. A meta para Ji-Paraná é a de imunizar 22 mil animais tanto na área urbana quanto rural. Para tanto, o CCZ vai disponibilizar a vacina em 35 postos de vacinação, sendo 15 no Primeiro Distrito e 20 no Segundo Distrito. Na zona rural a vacinação será feita de casa em casa.
 
De acordo com o responsável técnico pelo CCZ, Gilvan Agostinho dos Santos, mais de 200 pessoas, entre funcionários da Funasa, da Semusa e alunos do curso de Medicina Veterinária do Ceulji/Ulbra, estarão envolvidas na campanha de vacinação de cães e gatos no próximo sábado.
 
"É importante que as pessoas levem seus animais para vacinar. A raiva não tem cura e, pior, pode ser transmitida ao homem", lembrou Santos.
 
Os postos de vacinação são:

No 1º Distrito:
  • Gerivaldão
  • Colégio José Francisco
  • Escola Parque São Pedro (das 8 às 13 horas)
  • Secretaria de Saúde
  • Colégio Edilce Freitas
  • Colégio Carmem Rocha
  • Centro de saúde 2 de Abril
  • Centro de Saúde PA KM 5
  • Colégio Rio Urupá
  • Colégio Gonçalves Dias
  • Colégio Antonio Bianco
  • Colégio Jardim dos Migrantes
  • Centro de Saúde Dom Bosco
  • Colégio Jovem Vilela
  • Colégio Lauro Benno
 
2º Distrito:
  • Colégio Jamil Vilas Boas (das 14 às 17 horas)
  • Centro de Saúde Primavera
  • Centro de Saúde São Francisco
  • Centro de Saúde PA L1-Maringá
  • Escola Adão Lamota
  • Colégio JK
  • Colégio Tancredo Neves
  • Escola Nova Brasília
  • Colégio Aluízio Ferreira
  • Centro de Saúde Nova Brasília
  • Centro de Saúde BNH
  • Colégio Sílvio Michelluzi
  • Colégio 31 de Março
  • Colégio Júlio Guerra
  • Colégio Parque dos Pioneiros (das 8 às 13 horas)
  • Escola Osvaldo Piana
  • Centro de Saúde Exposição
  • Escola Cora Coralina
  • Colégio Marcos Bispo
  • Centro de Controle de Zoonoses




Dia sem Tabaco terá ações

Os incomodados que se retirem. Desde 1996, com a entrada em vigor da Lei Federal nº 9.294/96, que este jargão caiu em desuso no Brasil, pelo menos com relação ao tabagismo. A Lei proíbe o fumo em ambientes fechados de uso coletivo, tanto em instituições públicas quanto em espaços privados.

É exatamente para lembrar os direitos dos não fumantes que se comemora no próximo domingo, o Dia Mundial sem Tabaco. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1987 para chamar a atenção do mundo sobre os riscos para a saúde, tanto dos fumantes quanto dos não fumantes, os prejuízos para o meio ambiente e para a economia por causa do fumo.

Desde o início da semana, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, vem realizando palestras junto à comunidade para alertar sobre as doenças causadas pelo uso do fumo.

Hoje, a Semusa tem programadas palestras sobre o tabagismo no Auditório do Hospital Municipal. Na primeira palestra, o médico clínico geral Ivon Lacerda fala sobre os perigos do uso do tabaco e as doenças relacionadas ao fumo. 

À tarde, a diretora da Divisão de Educação Permanente, Sabrina Freitas Marcos, fala sobre os riscos para a saúde no uso do narguilé.

O narguilé, ou narguilê, tem sido altamente difundido, principalmente entre os jovens, com a aproximação da cultura oriental (Índia, China e países do Oriente Médio) por meio de programas de TV. Contrariando a crença popular de que a água ajudaria a filtrar as impurezas do fumo, a OMS diz que em uma sessão de narguilé, que pode durar de 20 minutos a uma hora, a quantidade de fumaça inalada corresponde a 100 cigarros comuns.

Ainda de acordo com a OMS, o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo mundo. Estima-se que 200 mil pessoas morram por ano no Brasil por causa de problemas causados pelo uso do fumo.

O fumante traga 4.700 substâncias, sendo que cerca de 400 delas muito tóxicas, como a nicotina, amônia e o benzeno. A fumaça dos derivados do tabaco (cigarro, charuto, cachimbo, etc) aumenta o risco de câncer de pulmão, doenças cardiovasculares, infarto do miocárdio, arteriosclerose e asma.





Judô brasileiro terá técnico de Rondônia

O professor Antônio Marques Nunes Vieira, da Academia Nunes de Judô, de Cacoal, foi convocado para compor a comissão de técnicos da Seleção Brasileira de Judô, que irá disputar o Campeonato Sul-Americano, categoria Júnior, que acontecerá no período de 17 a 21 de junho, em Santiago no Chile. Nunes é o segundo técnico de Rondônia a integrar a seleção nacional em um torneio Sul-Americano. Em 2008, Antônio Carlos Tenório, o “Paraná”, foi o convocado. 

Na oportunidade o Sensei Nunes irá comandar a equipe Brasileira, categoria Junior feminina, que é composta por oito atletas, entre elas as rondonienses Talita Lenzi – meio leve, até 57 kg e Sandy Lara -meio pesado, até 78 kg. Talita foi campeã sul-americana em 2007, enquanto Sandy Lara garantiu a medalha dourada em 2008. 

De acordo com o professor Nunes, o convite surgiu em razão de seu trabalho realizando de muitos anos, onde o Judô de Rondônia tem tido resultados expressivos. ‘As conquistas do judô de Rondônia nos últimos anos, nos credencia junto à Confederação Brasileira de Judô – CBJ, tudo isso graças ao excelente trabalho realizado pela Federação de Judô de Rondônia – Fejur”, justificou Nunes.

A expectativa, segundo Nunes, é de que o Brasil possa manter a hegemonia no Judô da America do Sul e repetir as grandes conquistas. “Todo um trabalho está sendo feito para isso que possamos garantir boas conquistas. O fato de conhecer as atletas que irão representar o Brasil, favorece para o técnico durante a competição”, frisou o sensei. 

Há 20 anos no judô, Antonio Nunes, 38 anos, faixa preta 4ª Dan, credenciado ao Conselho Regional de Educação Física (Cref) é acadêmico de educação física. O sensei está há 14 anos a frente da Academia Nunes Judô, atualmente em parceria com Ulbra/Concórdia de Cacoal. 

As judocas Lilian Lenzi, Dhiesi Herbert, Talita Lenzi e Sandy Lara, são alguns dos nomes que iniciaram na Academia Nunes e conseguiram destaque no Judô brasileiro. Entre as muitas conquistas do professor Nunes estão cinco medalhas Sul-Americanas, sendo duas de ouro, duas prata e uma bronze. 

No próximo dia 14, o professor embarca para São Paulo, onde integrará a seleção brasileira. A equipe treinará forte por dois dias, antes do embarque para a capital do Chile.