sábado, 4 de abril de 2009

HOJE É DIA DE ...


DIA DO PARKINSONIANO 

Resumidamente, podemos dizer que a diminuição de uma substância chamada dopamina, causada pela morte de neurônios da substância negra, leva à incapacidade de coordenação motora e efeitos em outros sistemas, caracterizando a doença de Parkinson. A doença também se caracteriza por distúrbios do movimento, como por exemplo: tremor de repouso, lentidão dos movimentos, rigidez muscular, instabilidade postural.

Apesar dos novos conhecimentos adquiridos nos últimos anos, a causa da doença de Parkinson permanece desconhecida. Provavelmente, existem múltiplos fatores que se somam: fatores genéticos, ambientais e envelhecimento, visto que a maioria dos pacientes tem início dos sintomas entre 55 e 65 anos. Dentre os vários mecanismos possivelmente implicados na degeneração celular da doença de Parkinson, os seguintes têm sido objetivo de especial interesse dos cientistas: ação de neurotoxinas ambientais; produção de radicais livres; anormalidades mitocondriais; predisposição genética; envelhecimento cerebral.

Há estudos que mostram maior prevalência da doença em populações que habitam áreas rurais, onde há uso marcante de agrotóxicos e também em áreas próximas a indústrias siderúrgicas, metalúrgicas e químicas. É importante lembrar que a doença de Parkinson não tem uma causa estabelecida, mas existem muitas causas de parkinsonismo: causas infecciosas; uso de medicações, tais como neurolépticos e cinarizina, doença de Wilson; vascular; calcificação familiar dos gânglios da base, etc.

Muitas vezes é difícil para o paciente saber em que momento começaram os sintomas. São raros os casos de aparecimento abrupto dos sintomas e nesses casos deve-se pesquisar causas de parkinsonismo secundário. As quatro principais manifestações são o tremor de repouso, a rigidez muscular, a lentidão de movimentos e a instabilidade postural. Pode haver diversos outros sintomas associados, tais como o declínio na função intelectual, depressão, manifestação autonômicas (por exemplo: suor excessivo, seborréia, Síndrome de Horner).

O tremor de repouso pode apresentar-se da forma mais conhecida, que é com movimentos rítmicos das mãos como se estivesse contando dinheiro, ou ainda de outras formas, como por exemplo, flexionando repetidamente os dedos contra a palma da mão, movendo o antebraço ou somente os punhos, etc. A lentidão de movimentos pode variar em intensidade. Atividades tais como caminhar e escrever são bastante afetadas por causa da lentidão. Pode também ocorrer a pobreza ou até mesmo a ausência de movimentos, em casos mais graves.

A expressão facial adquire um aspecto congelado, como uma máscara. A rigidez muscular pode ser observada através da resistência à movimentação quando se tenta estender as articulações dos pacientes. Geralmente, a parte superior (tronco, pescoço e braços) é mais acometida pela rigidez que as pernas. A instabilidade postural é uma característica da doença, que faz o paciente perder o balanço ao caminhar e ter dificuldade em manter uma postura ereta quando está em pé. Com isso, o paciente passa a caminhar em pequenos passos, um tipo de marcha bastante característico da doença de Parkinson.

Sem tratamento, a doença progride em 5 a 10 anos, levando o paciente a um estado rígido e acinético, em que não pode cuidar de si próprio. A morte pode decorrer de complicações devido à imobilidade, incluindo pneumonia aspirativa e embolia pulmonar. O diagnóstico é essencialmente clínico, ou seja, somente o médico poderá diagnosticar a doença. Exames como tomografia computadorizada, ressonância magnética e eletroencefalograma, não trazem dados que possam firmar o diagnóstico da doença de Parkinson, porém podem ser úteis no diagnóstico diferencial.

A descoberta da melhora clínica da doença de Parkinson com o uso de uma substância chamada levodopa causou grande impacto na década de 60. Chegou-se a pensar que o tratamento definitivo havia sido descoberto. Com o decorrer do tempo, vimos que na verdade ainda não há nenhum tratamento que de fato impeça a progressão da doença. Mesmo a levodopa tem implicações importantes a longo prazo e apresenta diminuição em sua eficácia, com o passar do tempo.

A doença de Parkinson é degenerativa e progressiva e até o momento não há medicação capaz de impedir o seu curso natural. Todas as medicações apresentam muitos efeitos colaterais e eficácia diminuída com o passar do tempo. Aproximadamente 15% dos pacientes não respondem à terapia com levodopa ou desenvolvem complicações muito graves decorrentes do seu uso; tais pacientes recorrem à cirurgia.

DIA DE SÃO ISIDORO
Celebra-se hoje o Dia de São Isidoro.


Fonte: www.quediaehoje.net




Nenhum comentário:

Postar um comentário